Biblioteca

O acervo da biblioteca “Professor Rubens Limongi França” é composto por mais de 30 mil exemplares de livros, revistas, CDs, periódicos, softwares, monografias, dissertações, teses e outros tipos de materiais bibliográficos, organizados seguindo as normas técnicas de classificação CDD e AACR2 (catalogação).

Missão

Promover o acesso e a transferência da informação de maneira atualizada, ágil e qualificada, visando contribuir com a melhoria do ensino, pesquisa e extensão, de modo a atender às necessidades de informação científica do corpo discente (graduação, pós-graduação e educação continuada), docente, colaboradores e ao público em geral.

Objetivo

Apoiar as atividades de ensino e pesquisa, oferecendo serviços e acesso às informações em várias áreas do conhecimento, em especial, àquela relacionada às ciências jurídicas, pautada em princípios éticos, na satisfação dos usuários e na qualidade dos serviços prestados.

Horário de atendimento

Segunda a Sexta: das 8h00 ás 22h00  
Intervalo – 12h00 ás 13h00  (Biblioteca fechada nesse horário)  e
Intervalo – 19h30 ás 20h30 (Biblioteca fechada nesse horário)
Sábados quinzenais: Das 8h00 ás 17H00

Fale conosco
+55 11 3273 3600
biblioteca@epd.edu.br

Política de atualização do acervo

A política de atualização do acervo abrange todas as modalidades de aquisição (compra, doação, assinatura e permuta) e tudo está disponível aos alunos e à comunidade. As coleções são selecionadas e adquiridas com base no conteúdo programático das disciplinas, de acordo com as bibliografias básicas e complementares sugeridas nos projetos pedagógicos dos cursos, pelos coordenadores, corpo docente e sugestões da bibliotecária. Ao início de cada semestre letivo, coordenadores e professores, ao planejarem suas atividades acadêmicas, encaminham as sugestões bibliográficas referentes à formação geral e específica dos cursos à biblioteca para fins de aquisição. A quantidade de exemplares adquiridos é proporcional ao número de alunos. Ao mesmo tempo, é possível adquirir mais livros conforme a demanda e a necessidade dos alunos do bacharelado e da educação continuada.

Empréstimo e devolução

Para utilizar o serviço de empréstimo será necessário possuir vínculo com a instituição, docentes, discentes e colaboradores, mediante cadastro de senha e apresentação de documento de identificação. Dicionários, guias, enciclopédias, códigos ou livros dos quais constem apenas um exemplar no acervo não podem ser emprestados.

Reserva online

Reservas de materiais poderão ser realizadas através do portal ou diretamente no setor de atendimento da biblioteca. São reservados somente materiais em situação de emprestados, que ficarão à disposição do solicitante pelo prazo de 24 horas, contadas a partir da comunicação feita ao usuário.

Atrasos 

A devolução é calculada por dia de atraso, ficando o aluno suspenso de retirar livros na Biblioteca.

Avisos de devolução de documentos e disponibilidade de reservas

Diariamente são enviados lembretes aos usuários por e-mail,  sobre os prazos de devolução dos materiais emprestados e disponibilidade do material reservado para empréstimo. O não recebimento dos lembretes não isenta das penalidades por atraso na devolução de materiais.

Consulta ao acervo

Mediante consulta online ao acervo da biblioteca é possível identificar, localizar, reservar e verificar a disponibilidade dos materiais de interesse. Anotar o número de chamada enquanto realizam as buscas aos materiais, a fim de agilizar o processo de atendimento.

Infraestrutura

  • Dezenas de posições de estudo individual ou em grupo;
  • Sala exclusiva para estudos em grupo;
  • Sala de vídeos (localizada no terceiro andar da instituição);
  • Computadores com acesso à web, bases de dados e softwares jurídicos;
  • Acesso wireless à internet.

Fotocópia de artigos

Serviço de fotocópia de artigos de periódicos localizados em biblioteca brasileiras pelo Comut no exterior pela British Library, com recebimento eletrônico de documentos pelo software Ariel.