3 formas de montar sua biblioteca de Direito em casa

3 formas de montar sua biblioteca de Direito em casa

Todo estudante de Direito sabe da importância da leitura e de livros de consulta, não só durante a graduação, como também na atuação em uma carreira jurídica. Ter então sua biblioteca de Direito torna-se essencial para garantir uma boa formação e atuação.

Porém, sabe-se do alto valor dos livros da área do Direito e como montar uma biblioteca de Direito pode sair caro, além de nem todos possuírem espaço físico para comportar uma biblioteca. Assim sendo, vamos dar 3 formas de montar uma biblioteca de Direito e ajudar aqueles que estão nessa empreitada.

1. O mundo hoje é virtual e nada mais comum do que montar uma biblioteca de Direito virtual. Atualmente é possível encontrar versões digitais da maior parte dos livros físicos e você ainda pode escolher diferentes formas de hospedar e criar sua biblioteca de Direito. Seja usando tablets ou kindles ou o próprio computador. A forma como organizar os livros nesses equipamentos varia de acordo com gosto pessoal, mas existem aplicativos e ferramentas que podem colaborar nessa organização.

2. Mesmo num mundo virtual, há aqueles que gostam e se encantam com o livro físico. Para os que gostam de uma estante cheia de livros para poder consultar, marcar páginas, sentir o cheiro ou outros, o caminho é buscar esses exemplares com o menor preço em livrarias (épocas de descontos são bons momentos) ou em sebos. Se organizar financeiramente para ir, aos poucos, adquirindo os exemplares é uma boa dica. Outra dica é ter uma lista de títulos que são importantes para sua biblioteca de Direito em ordem de importância para organizar bem como serão feitas as aquisições.

3. Para os que gostam do livro físico, mas não se incomodam de dividi-lo e precisam economizar ou tem pouco espaço, uma ideia é uma biblioteca compartilhada com colegas. Cada um compra um exemplar e, aos poucos e com mais rapidez, se monta uma boa biblioteca de Direito. A vantagem é que ela vai ser montada com mais facilidade, porém a desvantagem é que aquele livro que você precisa naquele momento pode não estar com você, caso a biblioteca seja com alguém com quem não divida a casa. Caso dividam o mesmo teto, essa ideia tende a ser bem interessante.

Essas são apenas 3 ideias simples de como montar sua biblioteca, dentre as diversas que existem. Além, obviamente, de outras formas de ter acesso a esses livros sem que eles façam parte de uma biblioteca particular. Na internet existe muito material gratuito para consulta, assim como bibliotecas virtuais. As Bibliotecas podem, nos dias de hoje, parecer um local pouco visitado, porém as faculdades, inclusive a EPD, possuem grande acervo, e há as públicas também, sendo ótimos locais para pesquisa e estudo. O importante é escolher a forma como montar sua biblioteca de Direito ou como ter acesso aos exemplares necessários e ter os livros como ótimos colegas de estudo e profissão.

Você já tem uma biblioteca? Se sim, compartilhe nos comentários como fez para montá-la. Siga também acompanhando o Blog e as redes sociais da EPD para mais dicas e conteúdos.