5 áreas promissoras do Direito

·

5 áreas promissoras do Direito.
5 áreas promissoras do Direito.

O Direito é um dos mais amplos ramos do mercado de trabalho. Além da possibilidade de diferentes atuações na carreira pública, a advocacia também é repleta de oportunidades de especializações. Algumas prometem estar entre as mais visadas nos próximos anos, com bastante demanda para profissionais devidamente capacitados. Saiba mais sobre cinco delas a seguir.

1. Direito Digital

A tecnologia vem transformando as relações sociais e profissionais e, na esteira, traz consigo problemas, conflitos e até mesmo novas modalidades de crimes. Para solucionar essas questões, vem ganhando destaque na Justiça o Direito Digital e suas diferentes vertentes.

O crescimento célere no número de aparelhos, plataformas e aplicativos aumenta também a quantidade de fraudes, vazamentos de dados e, sobretudo, as dúvidas das pessoas em relação ao que pode e o que não pode dentro do ambiente virtual. Aumenta-se, portanto, a demanda por especialistas na área. Leia mais aqui.

2. Mediação e Arbitragem

Com o alto volume de processos e ações que lotam o Poder Judiciário, a Mediação aparece por fora como alternativa privada. Os profissionais da área já formam uma realidade muito consistente e vigorosa, que também se mostra bastante vantajosa para as empresas por atender melhor às expectativas nos resultados.

A Mediação ganhou ainda mais importância com as entradas em vigor em 2015 da Lei de Mediação (Lei 13.140) e do atual CPC (Lei 13.105), além de iniciativas do Judiciário como o lançamento da plataforma digital desenvolvida pelo TJ do Rio de Janeiro para soluções com planos de saúde privados, entre outras. No ano de 2018, houve 80% de satisfação em pesquisa feita com usuários, e 400 mil ações saíram das “mãos” do Poder Judiciário.

3. Direito Médico

A questão da saúde — pública e privada — ficou ainda mais escancarada nos últimos dois anos por conta da pandemia. Desde antes do surgimento do coronavírus, porém, a área jurídica que regulamenta as relações e atividades de instituições e profissionais do ramo já estava em alta.

O Direito Médico e Hospitalar atua na defesa do paciente que se sente lesado em atendimento, oferta de medicamentos, procura por vagas e leitos e diagnósticos equivocados. Também pode trabalhar para médicos, enfermeiros e dentistas que tenham problemas com segurança no trabalho, contratos inadequados, entre outros. Por fim, ainda atende a hospitais e operadoras de plano de saúde pelas mesmas razões.

4. Direito Trabalhista

O trabalho, de maneira geral, também foi bastante afetado pela pandemia, que modificou relações entre patrões e empregados, gerou dúvidas e, sobretudo, adaptações nas leis. Se a legislação é alterada, é natural que os advogados e juristas da área também tenham mais demandas, inclusive por atualizações.

Antes mesmo da Covid-19, já era possível notar um crescimento no âmbito do Direito do Trabalho, muito impulsionado pela Reforma Trabalhista (Lei 13.467), que exigiu uma verdadeira corrida dos profissionais em busca de mais conhecimento.

5. Compliance

O Compliance é o setor de uma empresa, pública ou privada, que garante o cumprimento interno das normas. O conceito, que nasceu nos Estados Unidos, passou a ser mais popular no Brasil a partir de agosto de 2013, quando foi institucionalizada a Lei Anticorrupção (n. 12.846).

A partir da lei, o que era visto como um “algo a mais” por CEOs e gestores passou a ser uma pré-requisito nas corporações, que, ao fiscalizarem e regularem seus processos, conseguem se proteger melhor e evitar danos e sanções. Saiba mais aqui.

Cursos

Referência no ensino do Direito no país, a EPD oferece cursos em todas as cinco áreas citadas acima. Venha conhecer as nossas Pós-Graduações, nas modalidades presencial e online, essa segunda com opções de degustação gratuita por sete dias. Confira a lista abaixo:

Pós-Graduação em Direito Digital (presencial)
Pós-Graduação em Advocacia e Consultoria Jurídica em Direito Privado (online)

Pós-Graduação em Direito Médico e Hospital (presencial)
Pós-Graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (online)
Pós-Graduação em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho (presencial)
Pós-Graduação em Direito e Processo do Trabalho (online)
– MBA em Direito Corporativo e Compliance (presencial)
Pós-Graduação em Direito Corporativo e Compliance (online)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *