5 dicas de carreira no Direito

5 Dicas de Carreira no Direito.

Quando a graduação está finalizando, muitos questionamentos vêm à cabeça dos estudantes quase profissionais e não é diferente em se tratando do curso de Direito.

A maioria já está estudando para prestar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil, mas grande parte não tem como sonho de carreira a atuação como advogado. Com isso, vamos então dar 5 dicas de carreira no direito, sem ser advogar.

Existem muito mais que somente 5 dicas de carreiras no direito, mas resolvemos elencar essas e falar mais sobre cada uma.

Inclusive no mundo atual e tecnológico em que vivemos, onde, de acordo com as pesquisas, em 2030 a maioria das profissões existentes ainda nem foram criadas, podemos dizer que o mercado tende a ser cada vez mais amplo em formas de atuação.

Mas, para ajudar os estudantes que finalizam sua graduação atualmente, vamos enumerar as nossas 5 dicas de carreiras no direito. Mesclamos carreiras consolidadas e conhecidas pela maioria, bem como novas carreiras que estão surgindo e em ascensão no mercado.

1. Magistratura

É uma das carreiras mais almejadas na área. Um magistrado é um funcionário público concursado, e tem como principais atribuições decidir e julgar causas e, também, processar. Dentre os trabalhos do dia a dia estão examinar autos, coordenar o gabinete, impor sentenças e presidir audiências.

O concurso é complexo e é preciso comprovar atuação mínima de 3 anos na área. Os salários podem chegar aos R$50.000,00 dependendo do local de trabalho.

1. Ministério Público

É uma carreira valorizada pelos bons salários e pelo plano de carreira. O Ministério Público assegura e efetiva os direitos sociais e individuais da população.

Pode-se atuar como promotor de justiça federal ou estadual e como procurador da República ou do trabalho. Tal qual a magistratura, são cargos públicos e requerem concurso. A maior parte deles não exige inscrição na OAB, porém a maioria exige comprovação de atuação na área. Os salários podem chegar aos R$30.000,00, dependendo do Estado.

1. Diplomacia

Para seguir essa carreira, ao contrário das outras citadas, não é necessário especificamente ser formado em Direito. É preciso falar outros idiomas, conhecer sobre legislação, assim como sobre economia, política e direito internacional.

O diplomata é um servidor público federal e para tal também presta um concurso que é dos mais disputados. Tem como atribuição principal representar no exterior os interesses do Brasil. O salário inicial é de R$19.000,00.

1. DPO

O Data Protection Officer é o responsável por tratar da proteção dos dados dos usuários. É uma profissão que está sendo mais conhecida depois da entrada em vigor da LGPD e consta, inclusive, na Regulamentação Geral de Dados da União Europeia.

É preciso ter entendimento de legislação, por isso uma carreira interessante para os bacharéis em direito e, também, em tecnologia. Pode ser exercido tanto como pessoa física ou jurídica.

1. Cientista de Dados Jurídicos

A atuação desse profissional consiste em lidar com dados de natureza jurídica, reunindo, extraindo e comunicando as informações. Além da prática jurídica, é preciso ter conhecimento em matemática, estatística, machine learning e linguagem de programação.

Esse profissional pode trabalhar em escritórios, departamentos jurídicos e lawtechs. É uma carreira da atualidade.

Poderíamos listar várias outras carreiras, porém a ideia é mostrar a versatilidade e as opções possíveis. Em síntese, conhecer essas 5 dicas de carreira no Direito é o pontapé para quem está se formando e busca caminhos.

Se você se interessa pela área do Direito e pelas muitas oportunidades dentro dela, acompanhe o Blog e as redes sociais da EPD para mais dicas e conteúdo.