5 sugestões de documentários de Direito

imagem-para-representar-as-sugestoes-de-documentarios-de-direito

Filmes e séries são a paixão de uma grande maioria e com isso os documentários muitas vezes acabam passando despercebidos.

Porém, se você é da área do Direito, precisa saber que existem ótimos documentários que farão você além de perceber com maiores detalhes como de fato funciona a justiça no mundo todo, poderá aprender bastante também.

Então acompanhe essas sugestões de documentários de Direito que separamos e bom proveito!

Quais são esses documentários?

1. Justiça

Filme-documentário de direito: Justiça

O filme-documentário “Justiça”, disponível na Netflix, retrata a rotina do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e as complicações do atual sistema judiciário brasileiro. A obra busca refletir sobre as regras penais e seus personagens atuantes, como promotores, defensores públicos, juízes e réus. Aos estudantes de Direito que querem seguir para a área criminalista e penal, vale a pena dar o play!

2. Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy

Sugestão de Documentário de Direito e Justiça: Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy

A série documental “Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy” mostra entrevistas atuais, material de arquivo e gravações de áudio feitas com o serial killer Ted Bundy, que assassinou brutalmente dezenas de mulheres em diferentes locais dos Estados Unidos na década de 1970. Em quatro episódios, a trama monta uma linha do tempo da vida e dos crimes cometidos por Ted Bundy. Disponível na Netflix e indicada para os fãs de investigação criminal!

3. Elize Matsunaga: Era uma Vez um Crime

Documentário Elize Matsunaga: Era uma Vez um Crime

“Elize Matsunaga: Era Uma Vez Um Crime” tem nas mãos um trunfo que muitas produções de “true crime” – ou seja, que recontam histórias de crimes reais – nem sonham em ter: uma entrevista exclusiva com sua personagem central. No caso, Elize, assassina confessa de seu marido, Marcos Matsunaga, a quem também esquartejou. E isso já seria argumento suficiente para te convencer a assistir à minissérie documental.

A vida de Elize é uma vida que não se encaixa por completo no rótulo de “vida de princesa”, expressão usada várias vezes ao longo da minissérie. Elize relata as infidelidades do marido, as brigas intensas do casal e uma convivência marcada por peculiaridades que são impossíveis de dissociar da tragédia. Ambos, por exemplo, compartilhavam um interesse por armas e por caça.
Fonte: omelete

4. Juízo

Sugestão de Documentário de Direito: Juízo

O documentário é de 2007, mas aborda um tema bem atual. Com direção de Maria Augusta Ramos, “Juízo” se situa no tribunal da Vara da Infância e Juventude do Rio de Janeiro e flagra audiências sobre casos que vão de um mero roubo de bicicleta a um parricídio brutal. Os crimes, porém, acabam importando menos que o quadro de desagregação e violência familiar, intimidade com o tráfico e descrença generalizada no processo de ressocialização.

O grande achado do filme é colocar adolescentes como atores para viverem a face interditada dos menores durante as audiências, em perfeita continuidade com as filmagens documentais.

Fonte: Rede Brasil Atual

5. Roe x Wade: Direito das Mulheres nos EUA

Sugestão de Documentário Roe x Wade: Direito das Mulheres nos EUA

Um dos casos mais emblemáticos da história jurídica norte-americana, Roe x Wade foi decidido pela Suprema Corte do país, em 1973, reconhecendo o direito ao aborto nos Estados Unidos. Apesar disso, ao longo dos anos, os grupos pró-vida e pró-escolha continuaram a brigar abertamente por aquilo que eles acreditam ser o mais correto, colocando a lei Roe x Wade em risco.

O documentário Roe x Wade: Direitos das Mulheres nos EUA, dirigido por Anne Sundberg e Ricki Stern, faz um apanhado histórico sobre o debate em relação ao aborto ao longo dos anos. Rico em depoimentos de ativistas envolvidos nos dois lados dessa história, o filme faz uma contextualização interessante sobre o tema.

E como gostamos muito de boas indicações, resolvemos trazer mais do que apenas 5 indicações.

Veja essas outras sugestões de documentários de Direito:

• VIPS – Histórias reais de um mentiroso
  • Notícias de Uma Guerra Particular
  • A 13ª Emenda
  • The Central Park Five
  • Making a Murderer
  • The Act of Killing
  • The Thin Blue Line
  • The Trials of Darryl Hunt
  • The Invisible War
  • Paradise Lost: The Child Murders at Robin Hood Hills

Esses documentários oferecem uma visão profunda e muitas vezes perturbadora do sistema de justiça, explorando casos de injustiça, corrupção, racismo e questões legais complexas. Eles são cativantes e informativos para quem está interessado no campo do Direito e da Justiça.

Não faltam bons títulos e sugestões de documentários de Direito e Justiça por aí e, caso você conheça outros, compartilhe conosco nos comentários. Siga também acompanhando o Blog e as redes sociais da EPD para ver mais conteúdos e dicas como essas.