6 Passos para se tornar um advogado de sucesso

·

advogado de sucesso
advogado de sucesso

O profissional que trabalha na área do Direito precisa constantemente buscar novos conhecimentos e especializações para expandir sua reputação e espaço na concorrência.

Na hora de conquistar um novo cliente ou fidelizar aqueles que já possui, é muito importante que o profissional foque em diferenciais que vão garantir o seu sucesso profissional.

Por conta disso, existem algumas atitudes que podem te ajudar durante sua carreira e vão, com certeza, melhorar seu relacionamento com os clientes e a ter sucesso na carreira de advogado. E como bônus, separamos alguns artigos complementares a cada um dos passos escritos para tornar você um advogado de sucesso. Confira:

1 – Esteja atento

estar-atento

É necessário enxergar as oportunidades de negócios que aparecem e, mais que isso, estar preparado para abraçar essas oportunidades. Nem toda oportunidade aparecerá como grandes contatos, mas com negócios menores que podem, por exemplo, projetar seu nome e de seu escritório.

Sempre esteja atento e entenda a área que está inserido para detectar futuros clientes, e uma das grandes oportunidades de encontrar novos clientes, com certeza, é por meio do marketing digital.

2 – É preciso ser empreendedor

advogado empreendedor

Seja qual for sua área de atuação, é fundamental ser empreendedor, pois é por essa capacidade que o profissional cria seu diferencial. Apesar de parecer complicado, na verdade, para afiar essa característica, basta pensar na sua profissão como um negócio, incluindo planejamento, metas, controle de gastos e sempre estar atento à soluções e novidades que geram novos negócios e oportunidades.

Para se destacar no mercado, atualmente, é preciso muito mais do que apenas conhecimento no segmento jurídico. Existem algumas tendências para advogados que demonstram que um profissional completo precisa sim saber empreender seu próprio negócio.

3 – Organização

advogado-de-sucesso

A organização de um ambiente é a primeira coisa que seus clientes e parceiros profissionais vão notar. Além disso, a organização garante mais eficiência no seu trabalho, garantindo uma maior produtividade.

Existem ferramentas simples que podem ajudar você nessa tarefa, como o uso de etiquetas, criação de fluxos de trabalho que funcionem com sua equipe ou mesmo aplicativos que ajudam a manter o foco no trabalho.

Podemos resumir que com uma boa organização – do escritório e da agenda – garantirá ao profissional um olhar mais focado e, consequentemente, mais produtivo em seu dia a dia.

4 – Utilize a tecnologia

tecnologia para advogados

A tecnologia nos permite tornar o trabalho mais rápido e prático. Atualmente, os profissionais incorporam os smartphones na sua rotina, baixando aplicativos eficientes, como troca de mensagens, arquivos de armazenamento na nuvem e automatizar processos e facilitar a tarefa de acompanhar o crescimento do seu escritório.

Não deixe que o pré-conceito seja um empecilho para não utilização de ferramentas tecnológicas e, consequentemente, te deixar em desvantagem em relação aos seus concorrentes de mercado.

Artigo complementar: Conheça aplicativos que todo advogado deve usar

5 – Poder de persuasão e comunicação

habilidade para advogado

A comunicação verbal não é o único tipo de comunicação que existe. Muitos advogados de sucesso utilizam a linguagem corporal como uma postura mais persuasiva. Utilize isso a seu favor e será um diferencial para obter sucesso em audiências, sustentações orais, palestras e outros tipos de interação com público.

Lembre-se que saber se comunicar é uma das habilidades essenciais que todo advogado precisa ter para conseguir se destacar no mercado.

6 – Paciência

advogado de sucesso

Uma carreira e boa reputação são frutos de trabalhos diários. Ou seja, no cotidiano é importante trabalhar da forma mais transparente e eficaz possível, mantendo um bom relacionamento com seus clientes e parceiros. 

Uma boa forma de medir esse trabalho é ouvir os feedbacks e comentários sobre seu trabalho. Lembre-se que a famosa boca a boca é a melhor propaganda que você terá.

Mais do que apenas atender, é necessário compreender e saber ouvir para crescer em sua carreira. Busque conquistar a admiração e dê a oportunidade de o cliente oferecer um feedback que possibilita enxergar potenciais melhorias em sua carreira e atuação no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *