Transferência Externa
Campanha março cursos de extensão
Reestruturação Societária
Mestrado
Pós Presencial
ENEM Presencial
Campanha março cursos de extensão
Direito de família e sucessões
1
Graduação em Direito
5
4

Blog EPD

8 sugestões de filmes de Direito

8 sugestões de filmes de Direito

Entre histórias reais ou não, o cinema é uma das artes que mais se aproxima das nossas vidas. O Universo do Direito, portanto, é um prato cheio para roteiros e histórias que acabam virando filmes e o que não faltam são opções de longas baseados em casos famosos em prisões, tribunais e escritórios.

Por isso, hoje, véspera de Natal, veja 8 sugestões de filmes de Direito ou relacionados de alguma forma à área para aproveitar e assistir durante os últimos de dias de recesso no fim do ano.

1. Filadélfia (Philadelphia) – 1993

Elizabeth Sloane (Jessica Chastain) é uma das lobistas mais requisitadas dos Estados Unidos, conhecida por sempre fazer o que é necessário para vencer. Ao ser abordada para apoiar a bancada dos senadores pró-armas, Elizabeth pede demissão e decide trabalhar para o lado oposto, com o intuito de conseguir leis mais rígidas para o porte de armas. Durante a sua trajetória, Sloane sofre um série de ameaças e passa a entender que ganhar pode custar um preço muito alto.

3. Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento – 2000

Baseado em uma história real, Erin Brockovich é arquivista em um famoso escritório de advocacia e começa a pesquisar sobre um caso de uma empresa cujos dejetos estavam contaminando a água de uma cidade. Ela passa então a reunir provas para entrar com uma ação judicial contra a companhia. Apesar de não ser formada em Direito, a personagem apresenta características muito importantes para quem está na profissão ou sonha em seguir essa carreira, como engajamento com a causa, dedicação, pesquisa e convicção na busca pela verdade e pelo que é justo.

 4. O Preço da Verdade (Dark Waters) – 2019

O filme narra a história de Robert Bilott (Mark Ruffalo), um prestigiado advogado de defesa corporativo que atua em casos de grandes empresas. Quando um fazendeiro chama sua atenção para mortes de gado que podem estar ligadas ao lixo tóxico de uma grande indústria química, Robert embarca em um perigoso e duradouro processo judicial, em busca da verdade, arriscando seu futuro, sua família e sua própria vida. O filme está disponível no Amazon Prime.

5. Luta por Justiça (Just Mercy) – 2019

Advogado recém-formado em Harvard, Bryan Stevenson (Michael B. Jordan) se muda para o Alabama e passa a se dedicar a prisioneiros condenados à morte que nunca receberam assistência legal. Ao chegar lá, Bryan se depara com o caso de Walter McMillian (Jamie Foxx), um homem negro falsamente acusado de um assassinato, mas que nunca teve uma defesa apropriada por conta do racismo predominante na região e no sistema judiciário.

6. O Mauritano (The Mauritanian) – 2021

O Mauritano conta a história de Mahammedou Slahi, que foi capturado pelo governo dos Estados Unidos e abandonado sem provas, acusações ou julgamentos na prisão de Guantánamo, em Cuba. Ao longo de toda trama, Slahi precisa provar a sua inocência juntamente com a advogada Nancy Hollander (Jodie Foster), que entra no caso disposta a fazer justiça e reunir provas inéditas que ajudarão a tirar Slahi de trás das grades.

7. Os 7 de Chicago (The Trial of the Chicago 7) – 2020

No ano de 1968, diferentes grupos contrários à Guerra do Vietnã se reuniram em um grande protesto em Chicago, local em que acontecia a Convenção Nacional Democrata – evento que anunciou a candidatura de Hubert H. Humphrey à presidência. As coisas saíram do controle, houve tumulto e alguém tinha que pagar por isso. A decisão do governo foi acusar um seleto grupo de pessoas de conspiração em um julgamento que entrou para a história do país. Esse evento histórico é a matéria prima de Os 7 de Chicago, drama histórico de Aaron Sorkin na Netflix, que aproveita seu elenco estelar em um enredo poderoso que ultrapassa as paredes do tribunal. fonte: omelete

8. Versões de Um Crime (The Whole Truth) – 2016

Versões de Um Crime (The Whole Truth) se passa quase inteiramente dentro do tribunal. Na trama,Richard Ramsey (Keanu Reeves) é o advogado da família Lassiter e é chamado para defender Mike (Gabriel Basso), acusado de matar o pai, Boone Lassiter (Jim Belushi), um rico advogado casado com Loretta (Renée Zellweger). A história é contada por meio de flashbacks e depoimentos de testemunhas dos acontecimentos que supostamente levaram o adolescente a matar o próprio pai.

As sugestões de filmes relacionados ao Direito não param por aqui e, se você tem alguma para compartilhar, deixe nos comentários. Siga acompanhando o Blog e as redes sociais da EPD para ver mais dicas culturais e conteúdos do universo jurídico.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram