Acabei de me formar em direito, e agora?

direito

Quem dera, os anos de faculdade para se formar em Direito, fossem os únicos desafios na vida dos estudantes. Após a etapa acadêmica, há outro desafio que acaba provocando muitas “dores de cabeça” nos recém-formados: o mercado. Para que essa nova fase transcorra de forma tranquila, adotar três estratégias famosas, vai ajudar nos próximos passos de advogado.

Contatos são oportunidades

Conhecer pessoas de diferentes formações e tipos, permite o contato com diversas oportunidades. A universidade, por si só, é uma ótima opção para começar a consolidar uma boa rede de contatos. Procure manter, mesmo após a formação, o relacionamento pré-estabelecido com professores e colegas. Não fique preso apenas a pessoas que façam parte da mesma área que você, diversas vezes, ótimas chances provém de onde menos se espera. Então, nada de tirar as próprias conclusões.

Um conselho para que você tenha mais facilidade em desenvolver uma ampla rede de contatos, é por não apenas buscar conexões, mas também ser considerado uma. Como? Procure ser uma pessoa agradável e acessível, para que outros possam se aproximar. Estar sempre antenado com o que acontece no mundo em variados assuntos, é uma ótima estratégia de conseguir estabelecer uma comunicação com diferentes perfis.

Oratória e retórica impecáveis

Você já escutou alguém falando de uma forma grosseira. Principalmente, se não a conhecia, a primeira impressão que você teve sobre ela, não foi nada positiva. Uma oratória bem elaborada é fundamental para contribuir com uma mensagem positiva quando se está falando em público. Oratória não é apenas falar corretamente, mas dar a entonação e expressão facial corretas para cada discurso feito. Para lapidar essa característica, treinar em frente ao espelho é uma dica velha e que funciona muito!

A retórica também é uma comunicação, feita com a escrita. Apesar da oratória e retórica serem coisas diferentes, estão totalmente ligadas, já que não falar bem, pode ser uma ameaça a boa escrita. Portanto, fique atento em usar corretamente as expressões, evite falar errado, usar palavrões ou palavras de baixo calão, que podem se tornar tão naturais a ponto de serem transcritas. Assim como a oratória pode ser melhorada com o treino, escrever com frequência, contribui para a melhoria das duas competências.

Aprender todos os dias

Aprender todos os dias, quer dizer que ter concluir a faculdade de Direito não dá a você férias permanente dos estudos. Continuar se especializando, obtendo conhecimento sobre sua profissão e outras questões, é muito importante. Bons advogados não possuem apenas um diploma, eles seguem uma rotina de estudos.

Como o Direito traz muitas opções de atuação, profissionais que conseguem se concentrar mais em ramos específicos, como os oferecidos nos cursos da EPD, têm chances de se fortalecerem mais rápido no mercado.