Acha importante participar de congressos de Direito?

congressos-de-direito

Depois de quase dois anos de pandemia, os congressos de Direito presenciais voltaram e com isso muitos estudantes e profissionais da área começam a pensar em quão válido é esse tipo de experiência.

Antes de falar sobre a importância, vamos falar sobre o que é um congresso.

Um congresso é um encontro para tratar de um determinado tema ou nicho de mercado. Normalmente, em um congresso, existem debates, apresentação de resultados, minicursos, exposição de trabalhos acadêmicos e palestras.

Costuma ser um tipo de evento maior, no qual o tema central guia todos os outros conteúdos adjacentes.

Além dos congressos, existem outros eventos como:

·        Encontros;

·        Seminários;

·        Simpósios;

·        Fóruns;

·        Conferências,

·        Jornadas;

·        Cursos;

·        Workshops.

Mas, afinal, qual a importância de participar de congressos de Direito?

Muitas são as vantagens de participar de eventos como congressos e os outros que citamos acima.

Primeiramente, todo e qualquer momento de aprendizado e troca de experiências é válido, tanto para estudantes quanto para profissionais.

Outra grande vantagem é o networking. Conhecer diferentes pessoas, de diferentes lugares, com experiências e ideias diferentes, já é enriquecedor por si só. Aliar a isso a oportunidade de aumentar a rede de relações torna o congresso uma ferramenta muito rica.

A atualização também é uma das grandes vantagens dos congressos. Normalmente, os conteúdos trazidos e debatidos são temais atuais, estudos finalizados há pouco tempo e que ainda não existem nos livros, enfim é possível obter conhecimentos que os diferenciarão no mercado.

Além de todo esse conhecimento proporcionado pelas interações sociais, podemos acrescentar os certificados, principalmente para os estudantes e os que estão em início de carreira, como um grande diferencial dos congressos.

Esses certificados são importantes para o currículo estudantil e profissional.

É essencial ter em mente que uma boa formação não se obtém somente nos cursos de graduação e especialização.

Existem diferentes congresso de Direito e saber escolher quantos ou quais fazer ao longo de um ano também é importante. Busque essas informações em sites específicos de vendas de ingressos e em sites importantes do meio jurídico. Para quem nunca buscou esse tipo de evento, pode até digitar no Google “concursos de Direito” e várias páginas sobre o assunto aparecerão.

Algumas dicas importantes

Dentre as muitas opções, procure aqueles que sejam mais abrangentes sobre uma área que você goste ou atue, ou então aqueles específicos em um assunto que seja uma novidade e vá fazer diferença na sua carreira.

Se você ainda é estudante, busque também por essas informações na sua faculdade e com os seus professores.

Quanto antes a inscrição é feita, menor o valor pago e maior a chance de participação, já que as vagas são sempre limitadas e os valores costumam subir com o decorrer do tempo.

Estude sobre o tema e sobre as pessoas que farão parte do congresso, como palestrantes ou mediadores. Isso ajuda bastante a fazer com que a experiência seja mais enriquecedora, pois em nenhum momento se sentirá perdido ou descontextualizado.

Vestir-se de forma apropriada é importante – lembre-se que é um momento de networking também. E, aliás, troque contatos e redes sociais com as pessoas que você conhecer. De nada adianta conhecer pessoas e depois não ter como se conectar com elas de alguma forma.

Seja participativo, de acordo com o que de fato te interessa e será pertinente. Fazer perguntas somente por fazer não é bom. Demonstre conhecimento e faça perguntas inteligentes, se assim quiser.

Agora conte nos comentários se você já participou de congressos de Direito e continue acompanhando o Blog e as redes sociais da EPD para se manter sempre atualizado.