Aconteceu na EPD: Retrospectiva 2021

·

Retrospectiva EPD 2021
Retrospectiva EPD 2021

Depois de um 2020 de incertezas, desafios, preocupação e luto, o ano de 2021 ficou marcado pela vacinação em massa no país e, com isso, a volta das atividades presenciais em muitos setores da educação e do mercado de trabalho.

Na EPD, o primeiro semestre foi de eventos e lançamentos online, mas, a partir do mês de agosto, a instituição retomou os trabalhos no campus Liberdade, em São Paulo – SP, sempre seguindo os protocolos sanitários, as orientações dos Ministérios da Saúde e da Educação e, sobretudo, respeitando a vontade de colaboradores e alunos.

No último dia do ano, veja o que de melhor aconteceu na Escola Paulista de Direito e continue seguindo o blog e as redes sociais da faculdade para não perder a agenda de 2022.

Experiência EPD

A EPD promoveu uma sequência de aulas experimentais ligadas aos cursos presenciais, que começaram em dezembro de 2020, mas se estenderam até o fim de janeiro de 2021. As lives, transmitidas no YouTube, abordaram assuntos diversos, com foco na Graduação e em algumas das opções de Pós-Graduação da instituição. A série foi batizada de Experiência EPD, justamente por dar ao aluno a vivência da metodologia da faculdade antes da decisão da matrícula.

Há aqui no Blog uma postagem sobre o assunto, com as aulas, os temas e os respectivos links de acesso para elas.

Lançamento do curso online em Direito Privado

O professor Flávio Tartuce, um dos maiores nomes do país no ensino do Direito, lançou, no dia 2 de março, a Pós-Graduação online em Advocacia e Consultoria Jurídica em Direito Privado, a qual coordena ao lado da professora Giselda Hironaka, outra referência importante na área.

A live de lançamento aconteceu no perfil do professor no Instagram, e você pode conhecer mais detalhes sobre o curso aqui.

Aulas Magnas

Duas Aulas Magnas marcaram as atividades no primeiro semestre da EPD, ambas online, já que as recomendações à época ainda eram de isolamento social completo.

O curso de Graduação deu o pontapé inicial no ano letivo com a aula do professor Rogério Luiz dos Santos Terra, no dia 13 de março, sobre “Jurisdição Estatal e Arbitral”.

Já os alunos de Mestrado, no dia 15 de junho, receberam a presença ilustre do professor Dr. Carlos Alberto Carmona, que abordou o tema “Breve História de Sucesso da Arbitragem no Brasil”, em aula com mediação do professor Flávio Tartuce, coordenador do programa.

Nota máxima pelo segundo ano consecutivo

Em abril, o MEC divulgou a lista de avaliação das faculdades brasileiras, e a EPD, pelo segundo ano, ficou no topo quando o assunto é qualidade na formação acadêmica, com nota máxima no IGC (Índice Geral de Cursos), o principal indicador de excelência do Ministério da Educação.

A Escola Paulista de Direito aparece entre as 46 instituições (apenas 2,2%) com conceito máximo entre as 2.070 cadastradas, resultado que é fruto de um trabalho que une tradição e modernidade, liderado por diretores e corpo docente entre os melhores da área no Brasil. Veja os dados completos na matéria do portal UOL publicada no período.

Volta ao presencial com minicursos

Com autorização e seguindo todos os protocolos de segurança, a EPD voltou a ter atividades presenciais no auditório do campus em agosto, com dois minicursos em áreas em alta no mercado jurídico. No dia 11, o professor Luiz Antonio Scavone Junior falou aos presentes sobre “Compra de Imóveis Novos: Os requisitos do contrato com a nova Lei do Superendividamento”. Poucos dias depois, foi a vez do professor Marcos Coltri abordar o tema “Publicidade médica e odontológica e os reflexos nas responsabilidades civil e ética dos profissionais”.

Uma série de ações marcaram o lançamento da EPD Legal Lab, um novo núcleo dentro da instituição com cursos mais voltados às novas tendências do mercado jurídico, com um viés de aprendizado de habilidades que estarão em alta nos próximos anos. O marco principal da chegada do novo projeto foi a live do coordenador Ronaldo Fenelon, que conversou com o professor e headhunter Renato Sapiro justamente sobre essas novas expectativas do mercado.

Os cursos de imersão e Short Labs da EPD Legal Lab já estão disponíveis para matrícula e serão um grande diferencial para quem quer entrar em 2022 com uma nova mentalidade sobre o Direito. Saiba mais aqui.

Semana da Pós-Graduação

A Semana da Pós-Graduação contou com dois eventos especiais e com temas importantes atualmente.

O professor Flávio Tartuce abriu os trabalhos com uma live no canal da EPD no YouTube, em formato de Masterclass, sobre “Direito Civil e Pandemia”. A segunda aula ficou por conta da professora Patrícia Peck, que esteve no auditório do campus para falar sobre “Proteção de Dados no Brasil: Primeiro ano da lei em vigor”.

Café da manhã

Quem também esteve na EPD foi a professora Maristela Basso, que, durante um Café da Manhã promovido na instituição, ministrou a palestra sobre “A Justiça Global e os Desafios dos Novos Paradigmas do Direito”, no dia 4 de novembro, em evento que teve a participação de alunos, colaboradores e outros inscritos.

Simpósio de Direito Médico

A Escola Paulista de Direito ainda foi palco para o V Simpósio Paulista de Direito Médico, que contou com a participação do professor Luciano Correia Bueno Brandão, especialista com mais de 10 anos de experiência no segmento, que, entre outras abordagens, lançou o livro de autoria própria: A Responsabilidade Civil do Médico Pela Falha no Dever de Informação.

As palestras, comandadas pelo professor da casa Marcos Coltri, aconteceram no dia 24 de novembro e foram gravadas em vídeo que está disponível no YouTube.

Mostra de Profissões

O fechamento das atividades de 2021 ficou a cargo da Mostra das Profissões, evento presencial que recebeu alunos de ensino médio e demais interessados na formação em Direito. Durante a visita à EPD, os estudantes puderam conhecer melhor a estrutura física e conversar com veteranos e professores da faculdade sobre a graduação e as oportunidades no mercado.

Feliz 2022

A agenda da EPD para o ano que se aproxima promete ainda mais. Aproveite as férias e o descanso, mas lembre-se que os investimentos na carreira devem ser constantes para os profissionais que querem se destacar. Para isso, conte conosco e venha para A Casa do Direito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *