Advogado: Se destaque no Direito – Dicas para você ir além

advogado-alem

Se tornar um advogado de destaque no mundo jurídico, é o sonho de muitos profissionais, que ingressam em uma área que está cada vez mais concorrida. Para que você possa alcançar o prestígio, fazer o trabalho com qualidades técnicas e humanas, é indispensável. Para que você possa desenvolver e desempenhar melhor essas habilidades, há algumas dicas em como se destacar no Direito e ‘ir além’ do esperado.

1 – Tenha o dom da palavra

Comunicação é aquilo que o outro entende. Então, saber conversar de forma coerente e respeitar as normas da língua, é importantíssimo. Advogados confundem conversar bem, com usar termos difíceis – aqui na EPD, frisamos muito isso. Uma oratória bem elaborada, modifica a forma como outros o encaram. Duas sugestões que podem contribuir com o refinamento de sua oratória, é falar em frente ao espelho ou gravar um discursos, e assumir nos dois casos, o papel de ouvinte.

2 – Saiba se portar

Postura envolve equilíbrio, o que significa não gesticular de forma exacerbada ou parecer um boneco falando. O volume da voz também precisa ser moderado. Quando a forma de se portar fica desequilibrada, você passa uma mensagem errada, e quem está do outro lado, pode interpretar seu comportamento como um sinal de insegurança ou orgulho. Portanto, se policie.

3 – Estude para estar atualizado

Ter conhecimento e estar atualizado, sem dúvida, são primordiais para ter reconhecimento no mercado. Não estagnar a carreira após concluir a graduação, mas investir em uma pós-graduação, o ajudam a desenvolver um melhor posicionamento no mercado e conseguir mais credibilidade no mercado.

4 – Cuide da aparência

Escolher uma vestimenta adequada para cada momento, demonstra discernimento e respeito. Usar roupas desleixadas, impróprias, que não demonstram zelo ou higiene, podem ofuscar suas competências. Reavalie suas roupas, especialmente, quando estiver em um local jurídico, que deve ser tratado com todo respeito.

5 – Seja discreto

Saber preservar comentários da vida particular, evita que outros tenham armas para falar contra você. Não tem como separar a vida pessoal do particular, mas compartilhar sua privacidade com outros, é algo totalmente diferente. Entenda que, mesmo um comentário simples, pode ser distorcido por alguém que não quer ver seu crescimento. Cuidado!

6 – Softwares jurídicos

Para facilitar a vida dos advogados, principalmente na execução de tarefas repetitivas, existem diversos programas jurídicos que podem contribuir com o melhor aproveitamento do tempo e organização. Não são apenas ferramentas dedicadas ao Direito que podem te ajudar, mas encontrar outras ferramentas – algumas online – podem tornar seu dia a dia mais produtivo.

7 – Use o Marketing Digital

Acessível e de mensuração em tempo real, as ferramentas sociais do mundo digital, permitem promover uma comunicação com um maior número de pessoas, e de forma segmentada, o que evita gastar tempo com quem não tem interesse naquele tipo de conteúdo. Procure usar essas plataformas para aumentar seus contatos, e divulgar seu conhecimento profissional. No entanto, como citado no tópico anterior, procure evitar falar sobre sua vida particular, mas invista em temas relevantes sobre o mercado.

Amadurecer profissionalmente, envolve estar atento tanto ao que acontece no mundo, e dentro de você. Fazer uma autoanálise e ser humilde em modificar itens que necessitam ser trabalhados, coloca qualquer advogado a frente de outros que apenas pensam ser perfeitos.