Aniversário de São Paulo: saiba mais sobre a data

aniversario-de-sao-paulo-saiba-mais-sobre-a-data

Hoje, no aniversário de São Paulo, a Escola Paulista de Direito parabeniza a cidade e todos os paulistanos pelo 468º aniversário!

Sediada no tradicional bairro da Liberdade, a faculdade tem imenso orgulho de fazer parte do município que é considerado centro econômico e cultural do Brasil, além de berço de grandes juristas da história do país.

Aproveite a data para conhecer um pouco mais sobre a fundação da capital paulista, de seu primeiro curso de Direito e a da EPD.

O nascimento de São Paulo
Foi no Pátio do Colégio — prédio construído pela missão jesuítica —, em 25 de janeiro de 1554, que aconteceu a fundação oficial da cidade de São Paulo. A edificação, que tinha por objetivo ser sede da catequização dos indígenas locais pela Igreja Católica, ficou conhecida como o marco inicial daquele que viria a ser o principal centro econômico, político e cultural do país, mesmo sem nunca ter sido ostentado o posto de capital federal.

Por toda a grandeza que foi desenvolvendo desde os primeiros anos, porém, São Paulo tornou-se capital provinciana alguns séculos mais tarde, em 1815, com o aumento considerável de pessoas migrando de outras regiões do Brasil para a Terra da Garoa, movimento que ajudou a alavancar a cidade no aspecto econômico.

No fim do século XIX e no início do século XX, juntaram-se aos brasileiros de outros locais ainda os imigrantes, que viam em São Paulo e no interior do Estado a promessa de uma vida melhor com o ciclo do café e de outras atividades. Italianos, espanhóis, libaneses e japoneses, entre outras nacionalidades, contribuíram, assim, para a característica cosmopolita da região, que a levou à classificação de cidade global.

O primeiro curso de Direito e a fundação da EPD
A primeira faculdade de Direito de São Paulo foi também a primeira do Brasil. Em 11 de agosto de 1827, pouco depois da cidade tornar-se capital provinciana, o então Imperador Dom Pedro I inaugurou o curso de Direito do Largo São Francisco  — ao mesmo tempo em que também fundou a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco.

A importância dessas duas instituições é enorme para o pontapé inicial da Justiça brasileira feita “dentro de casa”, que, atualmente, conta com cerca de 1 milhão de advogados e advogadas e mais de 1.400 cursos de graduação na área.

Em São Paulo, há diversas grandes instituições na área, e a Escola Paulista de Direito se destaca entre elas. Fundada em 1994, a faculdade está perto de completar 30 anos de ensino jurídico de excelência, com nota máxima no MEC e cursos, além da Graduação, de especialização em quase todos os ramos de atuação profissional no Direito.

No meio desse caminho de sucesso, a EPD ainda subiu mais um degrau ao se tornar membro do Grupo SEB, um dos principais pilares da educação básica e superior privada no Brasil atualmente.

Quer conhecer mais sobre os cursos e os valores da EPD? Acesse nosso site e siga acompanhando o Blog e as redes sociais, nos quais há conteúdos diários relacionados ao universo jurídico.

E mais uma vez: Parabéns a todos pelo aniversário de São Paulo!