As medidas de segurança da volta às aulas na pandemia

·

As medidas de segurança da volta às aulas na pandemia
As medidas de segurança da volta às aulas na pandemia

A volta às aulas na pandemia foi dos assuntos mais falados durante todo o momento pandêmico e tem sido uma grande preocupação de alunos e especialistas. As aulas online substituíram as presenciais, inicialmente num modelo às pressas, principalmente nos graus de ensino nos quais isso não era comum. Mas, apesar de funcionar para muitos alunos e instituições, a volta às aulas na pandemia sempre foi discutida.

Voltar às aulas presenciais é muito mais do que voltar ao contexto do ensino onde todos estão, ao mesmo tempo, no mesmo lugar. É valorizar itens importantes do ensino e das trocas realizadas por meio dele.

Diante disso, a volta às aulas na pandemia tem sido um esforço de muitos e aos poucos, nos diversos níveis de ensino, ela tem acontecido.

Principais protocolos para a volta às aulas

A verdade é que para que essa volta ocorra da melhor forma, e possa se manter, são necessários que protocolos sanitários sejam elaborados e cumpridos. Cada estado criou seus protocolos e cada instituição de ensino também criou orientações para que seus alunos, professores e outros profissionais envolvidos possam seguir e fazer o retorno da melhor forma.

Entre as principais orientações estão:

  • Distanciamento social;
  • Uso de máscaras ou protetores faciais;
  • Limpeza frequente das mãos e das superfícies;
  • Etiqueta respiratória;
  • Isolamento dos casos suspeitos / confirmados e de quem teve contato.

Essas orientações, na realidade, são as mesmas seguidas por todos para frequentar locais públicos e, com isso, pode-se dizer que fazem parte dos novos hábitos de convivência social.

Nas escolas de crianças e adolescentes a atenção precisa ser redobrada, pois, além de não compreenderem bem as necessidades dos protocolos, existe uma maior dificuldade e falta de costume de não se aglomerar, do uso de máscaras etc. No ensino superior, a volta às aulas na pandemia com relação aos protocolos sanitários é tranquila, as discussões giram em torno das vantagens e desvantagens do ensino online.

O que pensam os estudantes universitários

Pesquisas realizadas com estudantes de ensino superior mostram que a maioria deles acredita que o ensino híbrido funcionaria muito bem. Um esquema em que as aulas presenciais fossem somente as práticas e as atividades avaliativas é o que a maioria coloca como ideal.

Não é consenso entre os alunos, e muito menos entre as instituições de ensino, que esse esquema seja o mais adequado e que de fato traga melhores resultados, mas o que se viu durante a pandemia é que muitos estudantes de nível superior se adaptaram bem ao ensino online, obtendo inclusive melhores resultados.

Os especialistas colocam que a volta às aulas na pandemia é um processo que vai acontecer de forma gradual e buscando entender as necessidades de todos os envolvidos, além obviamente dos dados sobre a pandemia. Acredita-se que até o início do ano letivo de 2022 todos os níveis de ensino, instituições e alunos estejam prontos para a retomada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *