Como escolher o tema para TCC

como-escolher-o-tem-para-o-tcc

Os últimos semestres da faculdade são sempre rodeados de tensão e muito trabalho por conta do TCC. Na Graduação de Direito não é diferente e as preocupações ainda se somam à preparação para o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Saber como escolher o tema para o TCC, portanto, pode ser de grande valia nesse momento de sobrecarga nos estudos, já que muitos ainda conciliam a vida acadêmica a estágios em escritórios e/ou empresas.

Por isso, veja a seguir dicas importantes para a hora de definir o assunto do seu Trabalho de Conclusão de Curso e terminar a sua formação universitária de maneira menos turbulenta, mais produtiva e com maiores chances de ter uma boa nota.

– Informe-se antes mesmo de se matricular
Os trabalhos de conclusão de curso têm algumas variações no que diz respeito ao formato. Elas podem ser, por exemplo: monografia, projeto experimental, artigo acadêmico, publicação científica, entre outros.
Na EPD — e na maioria das faculdades de Direito —, o trabalho é na forma de monografia, no qual as instruções para confecção são passadas na disciplina de metodologia que geralmente é disponibilizada no 8º semestre, para ser seguida da entrega do projeto no 9º e do TCC, de fato, no 10º semestre (último da graduação).

– Comece pela área
São muitas as áreas do Direito e, como trata-se de um ramo sempre em transformação, outras novas acabam surgindo com o tempo. Por isso, antes de qualquer outra coisa, escolha com atenção em qual delas você quer desenvolver a sua monografia. Exemplos podem ser o Direito Penal, o Constitucional, Direito Civil, Direito do Trabalho, Direito Eleitoral, Direito Internacional, só para citar alguns dos mais tradicionais.

– Escolha um tema no qual tenha facilidade
Dentro de cada uma das áreas do Direito, são muitas as possibilidades de temas. Por isso, opte por uma linha de pesquisa e argumentação em um assunto no qual você tenha mais facilidade.

Ao longo da Graduação, vá percebendo aqueles de que você mais gosta, pois, além de ter a vida facilitada, as chances de entregar um trabalho melhor aumentam consideravelmente, alavancando com isso também a sua nota.

– Relação com a carreira
Um TCC que tenha ligação com a área e o tema nos quais você pretende seguir na carreira podem ajudar, e muito, no seu futuro profissional. Além do conhecimento teórico que você desenvolverá no decorrer dos estudos, do projeto e da apresentação à banca, o trabalho final pode ser usado como portfólio para enriquecer o seu currículo e abrir mais oportunidades logo que sair da faculdade.

– Procure saber sobre os materiais disponíveis para consulta
Todo trabalho acadêmico é apoiado em bibliografias, citações e fontes confiáveis daquele assunto. Portanto, tenha em mente antes mesmo de começar uma boa noção se aquele tema escolhido dispõe de bastante material para pesquisa e consulta. Isso certamente facilitará o seu trabalho e dará mais credibilidade à sua apresentação final.

Venha para a Graduação da EPD
Como já mencionado na primeira dica, o TCC na EPD trata-se de uma monografia. O trabalho de conclusão final é fundamental para a sua formação, assim como a escolha por uma boa faculdade da área.

Se estiver de olho em um curso de Direito, a Escola Paulista de Direito oferece uma Graduação entre as melhores do país, com nota máxima no MEC, estrutura completa no campus Liberdade, em São Paulo-SP, e professores referência na área.

Acesse o nosso site para saber mais e, caso queira ver mais de perto as instalações, faça uma visita à instituição não só para conhecê-la, mas para também tirar dúvidas e entrar em contato com o corpo docente e alunos veteranos.

Siga também acompanhando o Blog e as redes sociais da EPD para ver conteúdos diários sobre o universo jurídico.