Como o bacharel em Direito pode atuar?

·

como-o-bacharel-em-direito-pode-atuar
como-o-bacharel-em-direito-pode-atuar

A carreira no universo jurídico é ampla e repleta de oportunidades para o bacharel em Direito. Recém-formados na graduação podem atuar em diversas frentes, em alguns casos até mesmo sem ter ainda a aprovação no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Saiba Mais: Dicas de estudos para prestar o exame da OAB

Entre os cargos privados e a possibilidade de seguir para a vida pública, os caminhos ainda podem passar pela acadêmica e até mesmo pelas relações internacionais, com a Diplomacia.

Antes de ver os principais papéis que o bacharel de Direito pode desempenhar no mercado de trabalho, vamos falar um pouco sobre a graduação em Direito.

Como é a graduação em Direito?

O bacharel em Direito é aquele que finaliza a graduação em Direito. Tem esse nome devido ao curso ser um bacharelado, como muitos outros são.

De forma simples, esses cursos oferecem uma formação generalista da área, mas são obrigatórios para o exercício de certas profissões. No caso do Direito, além de ser bacharel, a atuação, por exemplo, de advogado, requer que o profissional preste uma prova para se demonstrar apto. 

Saiba mais: Bacharelado, licenciatura ou tecnólogo?

Dizemos que é uma formação generalista, pois durante o tempo de graduação o estudante tem contato com as mais diversas áreas que compõem o Direito, porém não se torna especialista em nenhuma delas.

Mesmo nos cinco anos de graduação não é possível que isso ocorra, isso não acontece somente no Direito. Podemos citar a Medicina, curso no qual o profissional também tem contato com as diversas áreas, porém só realiza a especialização na etapa subsequente à graduação.

Para conhecer melhor o curso de graduação em Direito, leia este artigo: Saiba mais sobre as matérias do curso de Direito 

Seis atuações do bacharel em Direito

1. Advocacia
O bacharel em direito pode seguir carreira na advocacia ao abrir um escritório próprio, fazer parte de associados ou ainda trabalhar no departamento jurídico de empresas de qualquer porte.

A demanda por advogados na sociedade, de modo geral, é grande, já que todas as relações profissionais e sociais dependem do profissional formado na área para serem reguladas.

Embora já esteja apto a exercer a advocacia quando formado (com a aprovação no exame da OAB), vale destacar aqui que a Pós-Graduação é um dos principais caminhos para se especializar (como dito no tópico anterior) e também para se diferenciar em um mercado bastante concorrido.

Entre as principais carreiras para o bacharel em Direito estão as áreas do Direito Civil, Penal, Trabalhista, Empresarial, Tributário, entre outras.

Acesse o site da EPD para conhecer todas as opções de pós-graduação tanto na modalidade EAD, quanto presencial.

areas-de-atuacao-do0bacharel-em-direito

2. Correspondente jurídico
No papel de correspondente jurídico, o bacharel em Direito atua como auxiliar em escritórios e empresas, tendo como responsabilidade a parte administrativa relacionada às questões jurídicas.

Para o cargo, não é necessário ter a carteira da OAB, desde que o profissional seja acompanhado por um advogado que tenha sido aprovado no exame para supervisionar o trabalho e, sobretudo, assinar peças e processos.

É uma excelente alternativa para recém-formados que precisam de experiência e já querem entrar no mercado de trabalho logo após a faculdade.

3. Jurista
O jurista leva uma carreira focada na pesquisa, seja ela dentro das universidades ou não. Ao realizar estudos e análises do universo jurídico, é esse o profissional que observa e examina as leis, as atuações de tribunais e decisões de jurisprudência.

Pode, entre muitas frentes, promover palestras, eventos na área do Direito e até mesmo se dedicar à autoria de livros, artigos e outras obras.

4. Professor
Assim como no papel de jurista, o bacharel em Direito pode tornar-se professor, tendo uma atuação mais intelectual e acadêmica.

O curso de Direito é, hoje, um dos mais procurados no Brasil e, portanto, há grande procura nas faculdades da área por professores do ramo capacitados.

Para lecionar, contudo, o profissional formado deve seguir com os estudos e passar por um programa de Mestrado e, eventualmente, de Doutorado e Pós-Doutorado.

5. Carreira Pública
Os concursos públicos ainda são um dos caminhos preferidos dos formados em Direito. Com um leque amplo de opções, os bacharéis na área podem conseguir altos salários e estabilidade ao serem aprovados para a carreira pública.

No Brasil, os principais cargos são: juiz, promotor, defensor público, delegado de polícia, procurador da república, auditor da receita, oficial de justiça, escrivão.

Vale mencionar que a preparação exige bastante dos candidatos e, para alguns concursos, há um pré-requisito de tempo mínimo de experiência na carreira, geralmente em torno de três anos.

6. Diplomata
A carreira de Diplomata também faz parte da esfera pública, mas há uma diferença para os demais cargos citados acima: para participar do concurso, é preciso ter um diploma de graduação, mas não necessariamente no Direito.

Ainda assim, a maioria dos candidatos às vagas do Itamaraty é composta por bacharéis em Direito ou formados na área das Relações Internacionais.

Se interessa pela área do Direito?


Como já dito, a Escola Paulista de Direito oferece a graduação e está entre as principais do Brasil.
Com professores mestres e doutores, e estrutura única no campus em São Paulo, o curso faz parte da instituição que é referência no ensino do ramo e nota máxima do MEC.
Saiba todos os detalhes e inscreva-se aqui e continue acompanhando o Blog e as redes sociais da faculdade para ver mais conteúdo sobre o universo do Direito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 respostas para “Como o bacharel em Direito pode atuar?”

  1. […] de carreiras para os formados na Graduação, já que, para muitos deles, basta o diploma do bacharelado para se candidatar.Em outros casos, o aspirante a uma vaga precisa de experiência jurídica de alguns anos e também […]

  2. […] a atuação na área do Direito é muito maior do que somente como advogado e, por isso, o tema deste artigo é falar sobre os […]

  3. […] é conquistado mediante aprovação em concurso público e, em muitos estados atualmente, ser bacharel em Direito é […]