Conheça o MBA em Direito do Agronegócio, Sustentabilidade e Comércio Exterior

direito-do-agronegocio-sustentabilidade-e-comercio-exterior

O MBA em Direito do Agronegócio, Sustentabilidade e Comércio Exterior da EPD foi estruturado para oferecer, de maneira dinâmica e inovadora, um estudo sistematizado dos principais ramos e normas jurídicas aplicáveis às cadeias integradas que compõem o Agronegócio brasileiro, com destaque para seu papel no comércio internacional, no contexto em que a sustentabilidade é um valor inegociável.

Você sabe o que é um MBA?

O MBA é uma pós-graduação do tipo lato sensu e, por isso, com objetivos focados na visão administrativa e corporativa, tendo como público-alvo profissionais que tenham esse objetivo.

Nas pós-graduações stricto-sensu, o foco é a especialização profissional e uma posterior carreira acadêmica.

Diante disso, o MBA possui uma visão e forma de ensino mais prática.

Como é o MBA em Direito do Agronegócio, Sustentabilidade e Comércio Exterior da EPD?

O MBA em Direito do Agronegócio, Sustentabilidade e Comércio Exterior da EPD vem oferecer aos seus alunos uma experiência acadêmica única, que alia conhecimento teórico e casos práticos, a partir da experiência de um corpo docente de altíssimo nível, formado por executivos de grandes empresas, advogados e pesquisadores, dentre os mais respeitados e especializados de suas respectivas áreas de atuação profissional.

Trata-se de curso multidisciplinar, que entrelaçará as questões jurídicas, a sustentabilidade e o comércio exterior no estudo do Agronegócio, dando aos alunos uma perspectiva ampla dos mais relevantes temas deste que é um dos principais setores econômicos do Brasil.

A interface entre teoria e prática estará presente nas aulas e nas atividades extracurriculares que serão propostas ao longo do curso. Dentre tais atividades, bimestralmente o MBA em Direito do Agronegócio, Sustentabilidade e Comércio Exterior realizará a iniciativa “Diálogos do Agro: conversando com executivos”, em que executivos de áreas estratégicas de grandes empresas do setor debaterão com os alunos temas atuais e relevantes do Agronegócio.

A coordenação do curso é dos professores Lucas Souza e Rafael Molinari Rodrigues e o corpo docente é formado por renomados profissionais, como:

• Albenir Querubini
  • Ticiane Vitória Figueiredo
  • Thiago Soares Gerbasi
  •  Vinícius Soares Rocha

O curso possui carga horária de 360 horas, e apresenta como principais conteúdos no decorrer do curso temas como:

• Agronegócio e principais cadeias agroindustriais.
  • Agronegócio: conjunto integrado de cadeias produtivas e seus principais reflexos jurídicos.
  • Direito do Agronegócio: a sistematização de um direito aplicado ao Agronegócio.
  • Direito Agrário: fundamentos do agrarismo e evolução de sua importância.
  • Direito Agrário e o cooperativismo agrícola.
  • Contratos Agrários.
  • Direito de propriedade e o imóvel rural.
  • Restrições de aquisição e arrendamento rural para estrangeiros.
  • Relações de trabalho e emprego no campo e nas agroindústrias: principais peculiaridades e desafios.
  • Agronegócio 4.0: Inovação, tecnologia, propriedade intelectual e reflexos jurídicos.
  • Comercialização de insumos: o papel das agroindústrias e das distribuidoras.
  • Comercialização de commodities e produtos agrícolas entre produtores, cooperativas, tradings e agroindústrias.
  • Escoamento de produção, arcabouço regulatório e os contratos empresariais logísticos.
  • Comércio exterior: exportações no agronegócio e os contratos internacionais de compra e venda de commodities agrícolas.
  • Comércio exterior: processos e arbitragens internacionais.
  • A Organização Mundial do Comércio (OMC) e os temas do Agronegócio brasileiro.
  • Operações de fusões e aquisições (M&A): desafios e peculiaridades no Agronegócio.
  • O Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR): o antigo e atual papel do Estado no financiamento público do setor.
  • Financiamento privado do agronegócio: fomento por empresas, empréstimos bancários e investimentos no mercado de capitais.
  • Títulos de crédito e garantias no Agronegócio.
  • Operações estruturadas e financiamento verde
  • Crédito e gestão de riscos.
  • Seguro agrícola: desafios e oportunidades.
  • Inadimplemento e a recuperação de crédito: medidas processuais e execução de títulos de crédito e garantias.
  • Crise no agronegócio e a recuperação judicial, extrajudicial e falência no setor.
  • Tributação no Agronegócio: principais aspectos tributários na produção, comercialização, serviços logísticos, financiamento, importação e exportação.
  • O Compliance no Agronegócio;
  • Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD e seus impactos nas cadeias produtivas do Agronegócio.
  • Relações institucionais no Agronegócio: desafios e oportunidades.
  • Modelos agroindustriais e a sustentabilidade na agenda ESG – Environmental, Social and Governance.
  • Licenciamento ambiental: desafios e peculiaridades no Agronegócio.
  • Direito ambiental, o Código Florestal Brasileiro e a lei de crimes ambientais: linhas mestras e sanções previstas.
  • Compromissos sociais, inclusão e diversidade: as melhores práticas no setor e os principais aspectos jurídicos.
  • Sucessão e governança empresarial e familiar no setor.
  • A Agenda 2030 das Nações Unidas e os tratados internacionais firmados pelo Brasil em matéria ambiental.
  • A política externa brasileira e as pautas do Agronegócio: comércio exterior e sustentabilidade.
  • Metodologia
  • Didática

Se você busca uma especialização nesses temas, que te trará conhecimento aliado com prática multidisciplinar, certamente esse é o curso que procura.

Temas, aliás, que são muito atuais e em pleno e alto crescimento, tanto nos mercados individuais quanto em outros mercados.

Acesse o site, saiba mais sobre ele e comece o quanto antes a se destacar no mercado.