Conheça os conceitos gerais de Direito Tributário

·

imagem-fazendo-alusao-ao-direito-tributario
imagem-fazendo-alusao-ao-direito-tributario

O Direito Tributário é a área do direito que regula as relações entre o Estado e os contribuintes em relação aos tributos. 

Tributo é uma obrigação pecuniária (ou seja, de pagamento em dinheiro) imposta pelo Estado, com o objetivo de financiar suas atividades e prover recursos para a consecução do bem comum. 

O Direito tributário é uma importante área do Direito e que possui grande relação com a vida em sociedade;

Origem e Fundamentos do Direito Tributário

O Direito Tributário tem origem na própria necessidade de arrecadação do Estado para o cumprimento de suas atribuições, como já citado. 

Desde os tempos remotos, os governos precisam encontrar formas de obter recursos para custear suas atividades e prover os serviços públicos. A cobrança de tributos, pode ser considerada um fenômeno histórico e tem sua base na necessidade de organização social.

Os fundamentos do Direito Tributário estão fundados em princípios constitucionais, tais como:

  • Princípio da Legalidade

Este princípio estabelece que não existe tributo sem uma lei que o institua. Ou seja, a criação do tributos deve seguir os devido processos legislativos 

  • Princípio da Igualdade

Este também é conhecido como princípio da igualdade, e estabelece que todos são iguais perante a lei e com isso devem ser tratados de forma igualitária em relação aos tributos 

  • Princípio da Anterioridade

Estabelece que a cobrança de um tributo só pode ser feita após um determinado período de tempo da instituição da lei a respeito dele.

  • Princípio da Irretroatividade

Este princípio coloca que a lei tributária não pode retroagir para alcançar fatos geradores ocorridos antes de sua vigência, ou seja, não se pode cobrar aquele determinado tributo relativo ao tempo anterior de sua criação.

  • Princípio da Capacidade Contributiva

Estabelece que os tributos devem estar de acordo com a capacidade econômica do contribuinte, ou seja, aqueles que têm mais capacidade econômica devem contribuir mais e os que têm menos, menos.

  • Princípio da Vedação do Confisco

Os tributos não podem ser utilizados como instrumento de confisco, ou seja, não podem ser elevados a ponto de retirar do contribuinte seus bens ou rendas.

Estrutura do Sistema Tributário

O Sistema Tributário é composto por diversos tributos, cada um possui  suas particularidades e finalidades. No Brasil, por exemplo, os principais tributos são:

  • Impostos: São os tributos não vinculados a uma atividade específica do Estado, ou seja, não têm uma destinação específica. Podemos dar como exemplos o Imposto de Renda (IR), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), entre outros.
  • Taxas: São os tributos vinculados a uma atividade estatal específica, como por exemplo, a taxa de coleta de lixo, a taxa de emissão de documentos, entre outras.
  • Contribuições: São os valores cobrados para financiar a seguridade social, como a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
  • Empréstimos Compulsórios: São aqueles valores cobrados em situações de calamidade pública ou investimentos de grande vulto.

Saiba mais: O que é a Reforma tributária que tanto ouvimos falar

Princípio da Legalidade e a Importância da Segurança Jurídica

Como mencionado anteriormente, o princípio da legalidade é um dos pilares do Direito Tributário. Ele é o princípio que estabelece que todos os tributos devem ser instituídos por meio de lei. 

Essa exigência é extremamente importante, pois visa garantir a segurança jurídica e evitar arbitrariedades por parte do Estado na cobrança de tributos.

Além disso, o princípio da legalidade também garante que os cidadãos tenham conhecimento prévio de suas  obrigações fiscais, possibilitando que se organizem financeiramente e possam cumprir suas obrigações de forma adequada.

Concluindo…

O Direito Tributário é uma área fundamental do ordenamento jurídico, pois regula as relações entre o Estado e os contribuintes no que diz respeito à arrecadação dos tributos. Seus princípios e fundamentos são essenciais para garantir a justiça e a equidade na cobrança, bem como a proteção dos direitos dos cidadãos.

Compreender os conceitos gerais do Direito Tributário é fundamental para, como contribuinte,  poder  exercer seus direitos e deveres fiscais de forma consciente e responsável, contribuindo assim para o funcionamento adequado da sociedade e do Estado como um todo.

Se interessa pelo Direito tributário? Acesse o site e conheça a pós em Direito, Processo e Planejamento Tributário que a EPD oferece na modalidade presencial.

E para se manter sempre atualizado continue acompanhando o blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *