Transferência Externa
Campanha março cursos de extensão
Reestruturação Societária
Mestrado
Pós Presencial
ENEM Presencial
Campanha março cursos de extensão
Direito de família e sucessões
1
Graduação em Direito
5
4

Blog EPD

Consultoria jurídica online: uma polêmica atual

O mundo digital tem feito cada vez mais parte do dia a dia das mais diferentes áreas de atuação e, com isso, a consultoria jurídica online passou a ser uma realidade.

Porém, como toda inovação, gera uma certa polêmica e muitas dúvidas por parte, nesse caso, tanto dos profissionais quanto dos clientes.

Mas, primeiro, o que seria uma consultoria jurídica?

É um serviço, como o próprio nome diz, de consultoria, ou seja, análise, acompanhamento, indicações sobre assuntos relacionados ao meio jurídico. Esse tipo de serviço é muito comum, principalmente ofertados para empresas de todos os portes. Mas também é feito para pessoas físicas.

A legislação brasileira é bastante complexa em todos os seus aspectos e a consultoria ajuda orientando, trazendo informações sobre mudanças, enfim colaborando para que os problemas não ocorram, diminuindo custos com ações evitáveis, em compras de produtos de empresas não regularizadas que trariam eventuais problemas, e muitas outras questões.

Enfim, muitas são as vantagens para as empresas em contratar um serviço de consultoria jurídica. Principalmente para as pequenas e médias, que não podem contar com um departamento jurídico como parte integrante de seus quadros.

E a consultoria online?

Uma consultoria online nada mais é do que esse tipo de serviço sendo realizado por meio de aplicativos e plataformas digitais.

Na teoria, os escritórios que atuam oferecendo esse serviço dizem que ele funciona como uma consultoria presencial. Na prática, alguns profissionais questionam questões como qualidade e valores.

Um fator é certo. Nos dias atuais, em que muitas empresas inclusive atuam no formato homeo ffice ou híbrido, contratar uma consultoria jurídica online faz bastante sentido.

A pandemia acelerou o processo tecnológico no meio jurídico e, além de processos digitais, softwares jurídicos e outros que já vinham sendo implementados, audiências por meio de plataformas digitais, por exemplo, passaram a fazer parte do comum dentro da área jurídica.

Diante de todo esse cenário, era mais do que natural que outros tipos de serviços de forma online começassem a ser ofertados e popularizados no meio jurídico.

A principal discussão entre os a favor e os contra não é somente sobre serviços de consultoria online, mas também a toda modernização advinda da tecnologia. As discussões circulam em torno, exatamente, da aceitação ou não dessas mudanças.

Porém, é mais do que fato que elas chegaram e chegarão cada vez com mais força. É preciso, obviamente, regularizar e trazer respaldo legal para todos os tipos de serviços e processos que utilizam a tecnologia, mas negá-la não pode ser mais um caminho.

O Direito Digital é uma realidade, assim como a modernização dos processos de cartórios e o legal design e visual law, por exemplo.

A recente mudança sobre o marketing jurídico para advogados, principalmente nas redes sociais, também é algo que pode ser citado, fortalecendo a ideia de que as mudanças nessa área estão acontecendo e vindo para ficar.

Qual sua opinião sobre a consultoria jurídica digital?

Se quiser saber mais sobre assuntos que citamos neste artigo, leia esses artigos:

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram