Dia da injustiça

·

dia-da-justiça
dia-da-justiça

O dia 23 de agosto é o dia da injustiça, ou melhor seria dizer o Dia Mundial do Combate à Injustiça.

Mas, para entender melhor o que é esse dia e o que ele representa, é preciso ter muito claro o significado de injustiça e, para entendê-lo, é preciso compreender o que é justiça.

O que é justiça?

Justiça é um conceito abstrato que se refere a um estado ideal de interação social em que há um equilíbrio que, por si só, deve ser razoável e imparcial entre os interesses, riquezas e oportunidades entre as pessoas envolvidas em determinado grupo social. Trata-se de um conceito presente no estudo do direito, filosofia, ética, moral e religião. Suas concepções e aplicações práticas variam de acordo com o contexto social de uma determinada região e sua perspectiva interpretativa, sendo comumente alvo de controvérsias entre pensadores e estudiosos.

Essa definição mostra que, por ser um conceito abstrato e que depende de certos aspectos, a justiça pode ser enxergada para muitos como algo difícil de ser entendida. Por isso é que, na maior parte das sociedades, se determinam mecanismos, preceitos com o objetivo de fazer esse termo e sua prática mais palpável.

As leis são um exemplo disso.

Injustiça então seria?

De forma simples, injustiça seria o contrário de justiça. Seria o desequilíbrio de situações e oportunidades.

Se pararmos um minuto para pensar, conseguimos elaborar uma lista com várias situações consideradas injustas.

Podemos citar desde situações corriqueiras vividas por nós como, por exemplo, um castigo dado pelos pais na infância por algo que na verdade foi seu irmão que fez, até casos como vistos nos noticiários de alguém que foi preso, porém não tinha cometido aquele crime. Vemos também, todos os dias, situações de injustiça social ao nos depararmos com um mendigo dormindo na rua ou ao vemos casos de discriminação racial.

Importante ressaltar que justiça e injustiça são termos em sua definição abstratos e que dependem de perspectiva e, com isso, algumas situações que para uns são consideradas injustas, para outros não são. Para isso, como já dissemos, são estabelecidos mecanismos.

Mas para que fique claro essa diferença do que é ou não justo, vamos dar um exemplo simples. Dois vendedores que atuam na mesma empresa, com a mesma carga horária, ao final do mês recebem salários diferentes. Em um primeiro momento, ao ler isso, você pode pensar que é injusto. Porém, explicamos que os dois recebem um salário base igual, mas que recebem pagamentos variáveis de acordo com sua quantidade de vendas. Agora você talvez passe a considerar justo. Mas, talvez, um deles atue em uma região com empresas maiores, que vendem mais e por isso seus resultados são melhores. Injusta, talvez, essa forma de pagamento? Depende do seu ponto de vista, dos acordos firmados entre as partes.

Um outro exemplo mostra como algumas coisas não são vistas com dubiedade. Ao ler uma notícia de um homem que ficou 2 anos preso sem ter cometido o crime pelo qual foi acusado, é unânime o sentimento de inconformidade e injustiça.

Mas, independentemente de interpretações ou opiniões, a justiça e a injustiça são buscadas pelos seres humanos desde sempre e, por isso, o dia a injustiça precisa ser visto como um dia de análise e conscientização.

Análise da importância de valorizar o olhar e o pensamento do outro. Pode não ser injusto no meu ponto de vista, mas se o outro se sente assim, é preciso que se debata sobre.

Conscientização sobre como podemos agir de forma justa, sobre como podemos colaborar com as injustiças. Conscientização da importância do entendimento sobre o tema e dos debates sobre ele.

Enfim, que usemos o Dia da Injustiça de forma justa e que tudo isso reflita nos outros dias.

Quer saber mais sobre outras datas importantes relacionadas ao mundo jurídico? Continue acompanhando o blog da EPD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *