Dia dos acadêmicos do Direito

dia-dos-academicos-do-direito

No dia 19 de maio é comemorado o Dia dos Acadêmicos do Direito. Muitos dos estudantes comemoram a data, porém não sabem o porquê desse dia ter sido escolhido.

No dia 19 de maio de 1303, faleceu Santo Ivo, um santo da igreja católica conhecido por ser “advogado dos pobres” e “padroeiro dos advogados”. Ele nasceu em 1253 e estudou Direito Civil, assim como Filosofia, Teologia e Letras na França. Diz a história que ele praticava a advocacia com brilhantismo, tanto na corte eclesiástica quanto na civil. Ajudava e defendia os menos afortunados, inclusive dividindo seus bens.

Devido a sua vida e sua história, a data foi escolhida, pois assim como Santo Ivo, os estudantes de Direito possuem a vontade de aprender e defender todos os que precisam.

Você, estudante de Direito, já tinha ouvido a história de Santo Ivo e sua relação com o Direito?

Agora vamos desfazer uma confusão muito comum entre estudantes e profissionais. No dia 11 de agosto é comemorado o Dia dos Advogados, diferente então do dia dos estudantes. Dia 11 de agosto foi escolhido em homenagem à fundação das primeiras instituições de Direito do Brasil, a Faculdade do Largo do São Francisco e a de Direito de Olinda.

Esse dia de comemoração também ficou conhecido como o “Dia do Pendura”, porque nos anos seguintes à fundação das primeiras instituições, neste dia, os donos de bares e restaurantes, para homenagear os estudantes e profissionais do Direito, que tinham muito prestígio, ofereciam comidas e bebidas de forma gratuita. Em agradecimento, eram feitos discursos, o que era uma honra para os donos dos locais.

O tempo foi passando, o número de cursos e profissionais da área aumentou e os estabelecimentos pararam com essa prática. Porém, os estudantes e profissionais continuaram com ela, se convidando e pendurando a conta. Por isso “dia do pendura”. Durante muito tempo se tornou usual e comum comemorar a data dessa forma, mas, com o passar dos anos, muitos estabelecimentos se negaram a aceitar esta prática e até, em alguns locais, a polícia já foi acionada.

Alguns locais, no entanto, oferecem neste dia desconto para a celebração da data e até ações solidárias já aconteceram.

Seja como for, essas duas datas são de comemoração para aqueles que têm o Direito como futuro e área de atuação.

E falando em áreas de atuação, se você é estudante de Direito e ainda não escolheu em qual atuar, temos vários artigos que podem te ajudar a conhecer melhor algumas áreas para se especializar.

Agora conte nos comentários como você comemora o Dia dos acadêmicos do Direito e do advogado.