Dia mundial da segurança e saúde no trabalho

·

seguranca-e-saude-no-trabalho
seguranca-e-saude-no-trabalho

O mês de abril é o abril verde, mês em que, no dia 28, temos o dia mundial da segurança e saúde no trabalho e o dia nacional em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho.

Importantes ações sobre o tema são debatidas durante esse mês, visando a conscientização sobre esse tema de muita importância.

Neste ano de 2022, o dia mundial da segurança e saúde no trabalho explora o tema da participação e do diálogo social na criação de uma cultura positiva de segurança e saúde.

Uma cultura positiva da OSH é construída sobre a inclusão, através do envolvimento significativo de todas as partes na melhoria contínua da segurança e da saúde no trabalho. Em um local de trabalho com uma forte cultura de OSH, os trabalhadores se sentem confortáveis em levantar preocupações sobre possíveis riscos ou riscos da OSH no local de trabalho e a gestão é proativa em colaborar com os trabalhadores para encontrar soluções adequadas, eficazes e sustentáveis. Isso requer comunicação aberta e diálogo construído sobre confiança e respeito mútuo.

Muitos enxergam a segurança e a saúde no trabalho como algo de menor importância, porém a verdade é que o assunto é extremamente relevante. E não se tratando somente da segurança óbvia, como equipamentos utilizados por determinados tipos de profissionais, mas sim de toda uma complexidade.

E mesmo no óbvio citado anteriormente, ainda existem muitos locais de trabalho onde nem isso é feito, apesar das leis que regulamentam o tema.

O artigo 200 do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de maio de 1943 coloca que cabe ao Ministério do Trabalho estabelecer disposições complementares às normas citadas no artigo.

Essas disposições são as chamadas normas regulamentadoras, criadas inicialmente pela Portaria n. 3.217/77 e, posteriormente ao longo do tempo, visando assegurar a prevenção da segurança e saúde de trabalhadores em serviços laborais e segmentos econômicos específicos.

Atualmente, existem 37 normas regulamentadoras e estar a par delas é importante, não somente para os empregadores como também para os empregados. Não se pode deixar somente nas mãos dos empregadores o tema. Muitos dos problemas relacionados à segurança do trabalho também são advindos de más práticas dos empregados. 

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, que envolve o setor formal e informal da economia, o número de acidentes de trabalho graves notificados cresceu cerca de 40% em 2020, saltando de 94.353 em 2019 para 132.623 no ano passado. 

Diante de tudo isso é mais do que essencial que o conhecimento e a conscientização sejam da sociedade de forma geral e feita de forma consistente.

Durante o mês de abril, muitas ações em diferentes órgãos públicos e particulares em todo o país acontecem, trazendo o assunto em discussão e promovendo debates importantes.

TRT-5 promove ações pela campanha nacional Abril Verde, por segurança no trabalho

SESI realizará ações voltadas à prevenção da saúde e segurança no ambiente de trabalho em campanha ‘Abril Verde’

Entretanto, que ele não ocorra somente no mês de abril e que com conscientização e segurança os números nos próximos anos diminuam.

E para se manter sempre atualizado, acompanhe o Blog e as redes sociais da EPD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *