Dicas de áreas promissoras no Direito

·

areas-promissoras
areas-promissoras

O mundo muda a todo o momento e com isso o mercado de trabalho também e ficar atento às áreas promissoras no Direito traz um importante diferencial competitivo na carreira.

Nos últimos dois anos, devido à pandemia, muitas mudanças que demorariam décadas, talvez, para acontecerem, ocorreram graças à necessidade e hoje são realidade. Isso aconteceu em todas as áreas e também no Direito.

Resolvemos listar algumas áreas promissoras, ou que alguns podem chamar de tendências, no Direito que já vêm crescendo nos últimos anos e ainda vão crescer mais.

Se você quer atuar de forma diferenciada no mercado, fique atento a essa lista:

·        Advocacia remota

A pandemia trouxe essa realidade e a tecnologia colaborou para que ela pudesse ser feita da melhor forma.

E a tendência é que a advocacia remota se mantenha e se torne cada vez mais comum e utilizada.

Aqueles profissionais e escritórios que se adaptarem a esse formato com mais robustez certamente terão vantagens.

·        Gestão automatizada com software jurídico

Os softwares jurídicos colaboram com o item anterior e com o dia a dia de muitos profissionais.

Os profissionais do Direito se beneficiam desses softwares, como falamos, porém podem também prestar consultorias para as empresas que criam esse tipo de tecnologia, pois a visão e o conhecimento do especialista são essenciais.

·        Marketing de conteúdo jurídico

Depois da aprovação do provimento 205/2021, que fala sobre o marketing jurídico e a flexibilização do tema, essa é uma grande tendência na área.

Carreiras específicas como copywriter e social media especializados em Direito já existem, por exemplo.

·        Compliance

O Compliance é uma série de ações dentro das instituições para que diretoria, funcionários e colaboradores estejam em conformidade com a legislação, que pode envolver aspectos técnicos e comportamentais, internos e externos. Basicamente uma garantia do cumprimento do bom e velho “código de conduta”.

O compliance jurídico é uma área que tem crescido muito e tido destaque, principalmente devido aos muitos casos de corrupção empresarial. 

·        Experiência do usuário (UX)

A experiência do usuário na área do Direito vai bem mais além do que o atendimento aos clientes, mas sim em todos os aspectos do meio.

As legaltechs e lawtechs devem pensar nisso dentro de suas ofertas de serviços a advogados, como também os escritórios que criam site e blogs visando os clientes.

·        Inteligência artificial

A Inteligência Artificial é uma tendência para muitas áreas e no Direito não seria diferente.

Ela e a Machine learning têm sido grandes aliadas do meio jurídico, oferecendo soluções importantes.

Entender sobre essas tecnologias torna-se, nos dias de hoje, essencial.

·        Cibersegurança e segurança de dados

O Brasil está na 5ª posição de países mais online do mundo e as leis que regem o “mundo virtual” ainda são recentes e com isso essa é uma área importante e em expansão.

Os crimes digitais e golpes na internet crescem a cada ano. A LGPD é um avanço nesse sentido e, devido a ela, muitos profissionais especialistas surgiram.

·        Análise de métricas

Métricas são critérios de análise que servem para medir o desempenho das atividades, serviços e parceiros do seu departamento. Essas métricas podem ser utilizadas, posteriormente, para a construção de indicadores aplicáveis à realidade da área. 

A análise das métricas é importante em todas as áreas e esse entendimento tem se intensificado no meio jurídico, nos últimos anos, com o aumento do uso da tecnologia.

·        Legal design

Uma tendência que ainda gera polêmica, mas que tem sido muito utilizado em diversos escritórios.

O Legal Design surgiu para aproximar advogado e cliente com uma comunicação mais objetiva, simplificada e, sobretudo, mais atrativa. Em síntese, serve para trazer ao Direito a já popular experiência do usuário

Está atento a todas essas novas tendências? Quer acrescentar mais alguma outra? Escreva nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma resposta para “Dicas de áreas promissoras no Direito”

  1. […] área de Compliance é uma das áreas consideradas promissoras no Direito atualmente. Os salários para advogados especializados em Compliance variam de R$4.500,00 até R$20.000,00 e […]