Dicas de filmes sobre Direito para maratonar nas férias

filmes-sobre-direito
pessoa-assistindo-filmes-sobre-direito

As férias de julho chegaram e, com elas, pelo menos o descanso dos estudos a maioria dos estudantes tem. Muitas são as formas de espairecer nesse período e ver filmes com certeza é uma delas.

Mas para não sair completamente do tema, o Direito, selecionamos uma lista de filmes sobre Direito para vocês, estudantes, assistirem e, até quem sabe, aprenderem algo.

A ficção nem sempre traz informações exatas e verdadeiras, é bem verdade, porém é certo que traz tramas interessantes e que, no mínimo, entretém.

Fizemos uma seleção de filmes sobre Direito de várias épocas e que estão disponíveis nas principais plataformas de streaming.

Veja essa lista de filmes sobre Direito:

• 12 homens e uma sentença (1957) – Amazon Prime
  • O silêncio dos inocentes (1991) – Amazon Prime
  • Questão de honra (1992) – Amazon Prime e AppleTv
  • Meu primo Vinny (1992) – StarPlus
  • A Firma (1993) – Amazon Prime, TelecinePlay ou GloboPlay
  • Filadélfia (1993) – StarPlus
  • Seven- os sete pecados capitais (1995) – Amazon Prime e HBO Max
  • As duas faces de um crime (1996) – Netflix e AppleTv
  • O povo contra Larry Flynt (1996) – Amazon Prime e Apple TV
  • Tempo de matar (1996) – HBO Max, StarPlus e Prime Vídeo.
  • Advogado do Diabo (1997) – Amazon Prime ou HBO Max
  • Worth (2021) – Netflix
  • Mauritano (2021) – TelecinePlay, GloboPlay e Amazon Prime
  • Argentina, 1985 (2022) – Amazon Prime

A lista certamente poderia ser muito maior, mas, dentre esses, vamos falar um pouco sobre alguns que fizeram muito sucesso e impactaram não só no meio cinematográfico.

• Filadélfia é um filme que trata, além de Direito, várias questões que ainda precisam ser muito discutidas na sociedade.

Andrew Beckett (Tom Hanks) é um promissor advogado que trabalha para um tradicional escritório da Filadélfia. Após descobrirem que ele é portador do vírus da AIDS, Andrew é demitido da empresa. Ele contrata os serviços de Joe Miller (Denzel Washington), um advogado negro que é homofóbico. Durante o julgamento, este homem é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos.

• Advogado do Diabo é um dos filmes mais citados quando se fala em filmes relacionados ao Direito. Além da sempre aclamada atuação de Al Pacino, o filme trata de assuntos fortes e que trazem reflexão.

Kevin Lomax (Keanu Reeves), advogado de uma pequena cidade da Flórida, que nunca perdeu um caso, é contratado por John Milton (Al Pacino), dono da maior firma de advocacia de Nova York. Kevin recebe um alto salário e várias mordomias, apesar da desaprovação de Alice Lomax (Judith Ivey), sua mãe e uma fervorosa religiosa, que compara Nova York à Babilônia. No início tudo parece correr bem, mas logo Mary Ann (Charlize Theron), a esposa do advogado, sente saudades de sua antiga casa e começa a testemunhar aparições demoníacas. No entanto, Kevin está empenhado em defender um cliente acusado de triplo assassinato e cada vez dá menos atenção a sua mulher, enquanto seu misterioso chefe parece sempre saber como contornar cada problema e tudo que perturba o jovem advogado.

• Outro filme que trata de questões muito mais abrangentes do que somente o Direito é Erin Brockovich – uma mulher de talento. Questões como as mulheres no mercado de trabalho, além do assunto principal que é a contaminação causada por empresas, fazem com que o filme traga também reflexões.

Erin (Julia Roberts) é a mãe de três filhos que trabalha num pequeno escritório de advocacia. Quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, convence seu chefe a deixá-la investigar o assunto. A partir de então, utilizando-se de todas as suas qualidades naturais, desde a fala macia e convincente até seus atributos físicos, consegue convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, fazendo com que tenha em mãos um processo de 333 milhões de dólares.

Agora, queremos que você escreva nos comentários quais outros filmes deveriam também estar nesta lista.