Dicas de livros sobre Direito

dicas-de-livros-sobre-direito

Os estudantes de Direito precisam, durante o curso, ler muitos livros técnicos e por isso resolvemos trazer aqui uma lista de dicas de livros sobre Direito. Livros que possuem o tema como embasamento, de alguma forma, mas que também servem como entretenimento.

Porque todo mundo merece usar a leitura também como forma de entretenimento e não somente estudo.

Separamos uma lista com 10 livros que são muito indicados.

Vamos a nossa lista de dicas de livros sobre Direito:

1- A Firma

Esse best-seller de John Grisman escrito na década de 90 ainda é até hoje considerado um dos melhores sobre o assunto. O filme baseado nele também é até hoje reconhecido.

A história retrata a vida nos grandes escritórios de advocacia dos Estados Unidos. A pressão, a rotina, o trabalho, o glamour. O suspense trazido em suas páginas prende o leitor do começo ao fim.

2- O Auto da Compadecida

Essa obra de Ariano Suassuna, que também foi adaptada para filme, é uma das mais importantes do autor.

Com humor e um bom enredo o livro prende a atenção do leitor. O julgamento do personagem principal é o ponto alto da leitura.

3- O Sol é para todos

Esta obra de Harper Lee, premiado com o Pulitzer, conta a história da defesa de um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos, na década de 30.

Temas, infelizmente, atuais até os dias de hoje, como racismo, preconceito e violência são tratados no enredo.

4- Memórias do Cárcere

Graciliano Ramos conta nesta obra o tempo que passou na prisão. Ele foi preso de forma arbitrária em 1935, na época do chamado Estado Novo.

Foram dois anos de mudança de presídios em estados diferentes, de tortura e privações, sem que nenhuma sentença fosse definida ou acusação formal feita.

O livro foi escrito 10 anos após os episódios, publicado após sua morte e não tem o capítulo final.

5- O Processo

Essa é considerada uma obra-prima de Franz Kafka, recomendada para os que se interessam pela área criminalista.

A trama envolve os leitores e, ao mesmo tempo, os fascina com a trama bem construída sobre uma pessoa que é processada sem saber o motivo. É considerada por muitos como uma grande bandeira contra a injustiça.

6- Crime e castigo

Esse é o mais antigo da lista. Esse livro de Fiódor Dostoiévski foi publicado em 1866. Mas aborda um tema atemporal, que é o dilema entre o certo e o errado.

É um romance instigante, que fala sobre um estudante de Direito que comete um crime e tudo o que ocorre devido a isso.

7- A verdade sobre o caso de Harry Quebert

Joel Dicker instiga os leitores a buscarem as respostas dentro da trama. Faz o leitor pensar, sobre diferentes perspectivas e soluções, sobre situações do cotidiano em que nem sempre se pensa.

8- Um pilar de ferro

Taylor Caldwell narra a história da vida pessoal e política de Marco Túlio Cícero (advogado e orador na Roma Antiga).

Um romance histórico que fala também sobre democracia e liberdade, temas sempre atuais.

9- Acima de qualquer suspeita

Considerado um bestseller nesta área, este livro de Scott Turow conta a história do estupro e assassinato de uma advogada.

Uma história envolvente, que tem como pano de fundo grandes dilemas morais e éticos.

10- Na colônia penal

Franz Kafka traz, com todo o seu brilhantismo, uma história de um explorador em uma colônia francesa, na qual o sistema judiciário era “não convencional”.

Gostou dessas dicas? Mas como gostamos muito de boas dicas, separamos mais algumas sugestões:

Dicas extras:

• O caso dos exploradores de caverna
  • Revolução dos bichos
  • 1984
  • O mercador de Veneza
  • O primeiro ano – como se faz um advogado
  • Testemunha de acusação
  • Samantha Sweet, Executiva do Lar
  • Teoria Geral dos Direito Fundamentais
  • A Era dos Direitos
  • Teoria da Norma Jurídica

A lista poderia ser muito maior, inclusive porque leitura de qualidade nunca é demais e, principalmente, para profissionais que atuam em áreas nas quais a comunicação é essencial.

Escreva nos comentários quais desses livros você já leu e quais quer ler. Aproveita e coloca os que acha que estão faltando nessa lista e continue acompanhando o blog e as redes sociais da EPD.