Dicas dos advogados: o que não pode faltar na sua viagem

·

imagem-de-uma-familia-em-viagem

As férias chegam e a maior parte das pessoas organiza algum tipo de viagem. A organização para alguns começa muito antes do dia marcado e todos querem deixar os problemas fora da mala.

E, para ajudar nisso, resolvemos trazer neste artigo algumas informações e dicas importantes para que as viagens de férias sejam de fato só alegria e nada dos chamados “perrengues”.

Seja uma viagem de carro, de ônibus, de avião, para longe ou para perto, ficar atento a essas dicas pode ajudar muito.

Os advogados dizem que recebem todos os anos muitos contatos de clientes com problemas em suas viagens e as dicas iniciais são para evitar os possíveis problemas.

São elas:

·        Não se esqueça dos documentos pessoais 

Pode parecer a dica mais óbvia do mundo, porém esse esquecimento é mais comum do que se imagina.

O ideal é que um dos integrantes da viagem agrupe os documentos dos demais em um único lugar para facilitar, inclusive, a entrega quando esta for requisitada.

Pais, confiram antes de sair se os documentos de todos os filhos estão com vocês. Caso os filhos estejam viajando com somente um dos pais ou com outros membros da família, pode ser que seja necessária uma autorização. É possível conferir essa necessidade com as próprias empresas de transporte ou nas Varas da Infância e Juventude.

Hoje em dia, com os documentos digitais, muitos acabam não utilizando mais as versões físicas, porém o mais indicado é sempre ter alguma versão física na mala durante as viagens, para não ter problemas com celulares descarregados ou falta de internet.

·        Faça seguro viagem 

Seguro é aquele tipo de coisa que a maioria das pessoas acha que não vale a pena porque nunca usam. Verdade, porém, quando acontece um imprevisto, muitas vezes é o seguro que faz com que os problemas não sejam maiores.

A indicação dos profissionais é a de sempre fazer seguro. Existem empresas especializadas em seguros, principalmente para viagens para fora do país, e consultá-las para entender bem como funciona é importante.

viagem

·        Não esqueça dos comprovantes de reservas

Tê-los em mãos não é garantia de que os problemas não existirão, mas não tê-los aumenta bastante as chances.

Nos comprovantes costumam ter informações importantes sobre a reserva e formas de contato que podem ser muito úteis.

Os advogados orientam que, caso ao chegar ao local, a reserva não exista ou não seja exatamente como indicada na compra, tudo seja registrado para que, se não resolvido de imediato e da melhor forma, exista como requerer judicialmente os danos.

·        Tenha com você diferentes meios de pagamentos

Nos dias de hoje é muito comum que a maioria das pessoas não utilize mais dinheiro de forma física e tenha somente cartões na carteira. Quando se está viajando é essencial ter a maior quantidade de formas de pagamento possível. Dentro do Brasil, tenha sempre notas de dinheiro e, de preferência, valores menores e mais de um tipo de cartão de débito ou crédito. Se no exterior, é importante ter notas do dinheiro local (se o país também aceitar dólar ou euro, também ter), além de cartões habilitados para compras internacionais.

Não tem nada mais trabalhoso do que estar viajando e ter que ficar procurando locais para retirada de dinheiro ou esperando os sinais das máquinas de cartão funcionarem. Estar prevenido é essencial.

Uma dica extra dos advogados é sobre o cuidado ao adquirir viagens (sejam passagens, hospedagens, passeios) pois existem muitas empresas que aplicam golpes nos clientes. Pesquisar a empresa com conhecidos e nos sites de reclamações da internet são uma forma de garantir a qualidade dos serviços prestados e evitar muitos problemas posteriores.

O ditado “O seguro morreu de velho” pode e deve ser usado quando se trata de viagens. É sempre melhor estar mais protegido, mais atento e com mais informações para não transformar os momentos de alegria e descontração em situações problemáticas.

Conte nos comentários se você já teve algum “perrengue” em viagens?

E para se manter sempre atualizado, continue acompanhando o blog e as redes sociais da EPD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *