Entenda a polêmica sobre o Difal do ICMS 2022

·

Difal do ICMS
Difal do ICMS

Você já ouviu falar no Difal do ICMS? A cobrança, que foi criada para equilibrar a arrecadação entre os estados, tornou-se uma polêmica mais vistosa a partir de 2021, quando decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) e do Congresso Nacional deixaram o assunto em evidência ao longo de meses.

Antes de entender os motivos que arrastaram o controverso tema para 2022, é preciso entender os significados das siglas e das leis que culminaram no debate.

O que é o Difal do ICMS
Com o aumento significativo das compras online, passou-se a existir mais negócios interestaduais no Brasil, nos quais compradores de um estado adquirem produtos de outros fornecedores de outros.

Com a prática, o estado de origem da venda acabava prejudicado na arrecadação dos impostos dos produtos, que ficava totalmente para a unidade federativa na qual a entrega era feita.

Em 2015, portanto, foi criado o Difal (Diferencial de Alíquota) do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), com o objetivo de garantir também a arrecadação das regiões de origem, mas valendo apenas para os não contribuintes do ICMS.

A Emenda Constitucional n° 87, que viabilizou o Difal à época, corrigiu o problema aos olhos dos estados, promovendo uma arrecadação mútua e maior, mas gerou prejuízo ao bolso do consumidor, que se viu diante do pagamento de dois impostos ao realizar negócios pela internet.

Ação no STF e reação do Congresso
Descontentes com o aumento nos valores das compras, consumidores passaram a promover ações contra o Difal do ICMS, e o mérito chegou ao STF.

O Supremo, em fevereiro de 2021, considerou que a matéria deveria ser regulamentada por lei complementar e não por vias administrativas. O Tribunal, com isso, proibiu os estados de cobrar o Difal, em decisão que passaria a valer a partir de 2022.

Com um ano para se adaptarem à nova decisão, as unidades da federação se articularam com o Congresso Nacional para driblar a proibição e permitir a cobrança do Difal, alegando, por exemplo, que a ação levaria a um prejuízo de R$9,8 bilhões aos cofres públicos em caso de eventuais retardos.

Houve ao longo de 2021, então, a tramitação em regime de urgência no Congresso do projeto de lei complementar n°32, aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Ao mesmo tempo, os estados também editaram as próprias leis e o Convênio Confaz n°236 foi aprovado para regulamentar a matéria.

Em janeiro deste ano, a Presidência da República sancionou o PL 32, que virou, assim, a Lei Complementar n° 190, alterando a Lei Complementar nº 87, de 13 de setembro de 1996, e permitindo novamente a cobrança do Difal em compras interestaduais.

A polêmica agora está nos prazos para a aplicação da cobrança, já que o início da vigência da lei não está definido e vem sendo o centro de debates e discussões.

Possui interesse em Direito Tributário?
O Direito Tributário está presente no cotidiano das pessoas e a discussão da cobrança do Difal do ICMS faz parte de uma série de possibilidades dentro da carreira dos advogados da área.

Para os profissionais que se interessam em entrar para o mercado no ramo, a EPD oferece cursos de especialização entre os melhores do país, com conteúdo único e atualizado e professores mestres e doutores vistos como referência.

Conheça abaixo as opções e continue acompanhando o Blog e as redes sociais da instituição para ver mais conteúdo do universo jurídico.

– Pós-Graduação em Direito, Processo e Planejamento Tributário (Presencial)
– Pós-Graduação em Advocacia Tributária e Contabilidade Tributária (Online)
– Pós-Graduação em Direito e Processo Tributário (Online)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *