Entenda quais as diferenças entre Compliance e Auditoria Interna

·

o-que-e-compliance

Apesar da estrutura de compliance ainda ser nova para algumas empresas, para os especialistas, essa medida já não é mais vista como um diferencial, mas como uma obrigação para a administração para garantir longevidade em seus serviços ou produtos. Acontece que empresas que não fortalecem seus controles podem ser vítimas de fraudes por falhas operacionais e fragilidade dos processos.

Entretanto, antes de implantar uma estrutura de compliance, é necessário se atentar às diferenças que existem no processo de aplicação e de estrutura de diretrizes e, é nessa hora, que o consultor de compliance se faz necessário dentro das empresas.

Qual a diferença entre Compliance e Auditoria Interna?

Existe muita confusão quando se trata de auditoria interna e a área de compliance, lembrando que elas são setores que se complementam.

função do compliance é definir e estabelecer regras, procedimentos diários, treinamentos, além de conscientização de normas para as partes interessadas, acionistas, colaboradores, fornecedores, funcionários, entre outros. Já a auditoria busca identificar oportunidades de aperfeiçoamento, tornar os controles mais eficientes, detectar indícios ou existência de irregularidades na organização.

Em outras palavras, o compliance será a implantação das ferramentas assim como a preocupação da detecção e prevenção de fraudes, enquanto a auditoria interna faz a fiscalização dessas normas com base nas verificações pontuais em amostras de transações.

Normalmente, o profissional de compliance é um contratado da própria empresa, diferente da auditoria que é realizada pela contratação de um profissional independente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *