Financiamento imobiliário: o que é importante saber

·

Financiamento imobiliário: o que é importante saber
Financiamento imobiliário: o que é importante saber.

O financiamento imobiliário é um dos principais meios que o brasileiro utiliza para alcançar o sonho da “casa própria”. No entanto, nesse momento de pandemia e de muitas incertezas, a dúvida sobre se esse é o melhor momento para buscar um financiamento imobiliário surge.

A Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) realizou um estudo recentemente que coloca que o momento se mantém ideal para a realização de um financiamento imobiliário. Diante desse cenário, separamos algumas dicas importantes para quem está em busca de um financiamento imobiliário.

Planejamento é a palavra-chave para o sucesso em grande parte dos objetivos a serem alcançados e para o sonho da “casa própria” não seria diferente. E é, inclusive, um bom planejamento que colaborará para evitar problemas financeiros e o endividamento durante esse processo de financiamento imobiliário.

Preste atenção nessas dicas que farão a diferença no processo:

Busque conhecimento sobre financiamento imobiliário

Entender o que é um financiamento imobiliário, quais são as regras, taxas e cláusulas é essencial para compreender se de fato ele atende às suas necessidades.

Buscar informações sobre o seu potencial de financiamento, ou seja, quanto de crédito você conseguiria também é essencial para que o seu planejamento seja feito de forma correta.

Tenha uma poupança e uma reserva de emergência

Enquanto busca conhecimento sobre o financiamento imobiliário, inicie uma poupança e faça uma reserva de emergência. Essas duas atitudes são primordiais para que o processo seja feito da melhor forma.

Os especialistas indicam que seja feito isso, pois os custos com a compra de um imóvel vão muito além do que somente a sua compra. Existem, além do valor de entrada, custos com documentação, taxas, possíveis emergências e até a possibilidade de uma reforma no imóvel em algum momento. No caso de financiamento de imóvel, a prudência, juntamente com o planejamento, faz a diferença.

Busque um profissional do ramo imobiliário de confiança

O financiamento imobiliário é um passo importante e complexo e, por isso, poder contar com um profissional qualificado e de confiança que entenda suas necessidades é essencial.

Essa escolha deve ser feita com muito cuidado e minúcias, sem pressa e levando em conta não somente um aspecto. É preciso, além da confiança, encontrar um profissional que busque entender sua capacidade e possibilidade de crédito, oferecendo com isso as melhores oportunidades de imóveis para você.

Pesquise as taxas em várias instituições financeiras

Uma boa pesquisa de mercado é importante em qualquer tipo de aquisição e com o financiamento imobiliário não seria diferente. Procure o gerente do seu banco, porém também busque outras instituições e faça uma boa pesquisa e muitas simulações.

Com tudo isso em mãos, fica muito mais fácil decidir e, com toda certeza, o melhor financiamento será feito. Essas dicas parecem simples, e até são, porém elas podem ser a diferença entre um bom negócio e um negócio que trará muitos problemas. Como já foi dito, o financiamento imobiliário para muitos é a possibilidade da realização de um sonho e pequenos detalhes podem transformá-lo em pesadelo.

Continue acompanhando o Blog e as redes sociais da EPD para ver mais conteúdos sobre o Direito e o Mercado Imobiliário, além de outros assuntos relacionados ao universo jurídico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *