Graduação em Direito EaD: uma realidade

graduação em direito ead uma realidade
Graduação em direito ead: uma realidade

A Graduação em Direito EaD é uma realidade próxima? A pandemia acelerou muitas tendências, especialmente aquelas que podem ser adiantadas com recursos tecnológicos.

E, além das questões sanitárias e da saúde, a principal tendência que se concretizou durante o período de isolamento social foi a da realização de atividades remotas em todas as frentes.

Aniversários foram comemorados de forma virtual, as reuniões profissionais invadiram o ZOOM e o Google Meeting, museus e bibliotecas disponibilizaram seus acervos na internet e as aulas que antes eram 100% presenciais foram forçadas a ir para o regime remoto letivo.

Se o ensino a distância já ganhava cada vez mais espaço no Brasil e no mundo, a quarentena provou que ele não só funciona, mas pode ser expandido.

Graduação em Direito EaD

A discussão em torno de um curso de Graduação em Direito EaD não agrada a todos, mas o projeto tem muitos entusiastas. E a verdade é que ela é, sim, viável, desde que com uma estrutura robusta e completa por trás para dar suporte aos alunos.

Atualmente, existem excelentes plataformas de ensino virtual, e o ensino a distância se apoia em núcleos distribuídos pelo país, os chamados polos. Hoje, já existem polos preparados com laboratórios para cursos de saúde como Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia. Por que, então, não prepará-los para o Direito também?

As razões para um ensino a distância de Graduação em Direito passam por alguns pontos, mas é destacável o fato de que o EaD democratiza as oportunidades, com alunos de cidades pequenas e distantes das grande capitais tendo mais acessibilidade ao sonho de ser tornar advogado ou até mesmo se capacitando melhor para prestar concursos públicos que exigem o diploma na área.

Vantagens do ensino a distância

Além da democratização, o ensino online também tem outras vantagens em relação ao presencial. Por ser um conteúdo gravado, os custos são mais baixos, o que reflete nas mensalidades.

Se engana muito, ainda, quem imagina que o EaD seja pior para a autodisciplina do estudante. O que acontece, na verdade, é justamente o contrário, já que o graduando precisa cumprir à risca os cronogramas de aulas, as atividades, as provas e os exames.

O ensino a distância ainda proporciona mais flexibilidade para alunos que não podem deixar de trabalhar e precisam estudar em horários alternativos, desde que cumpram o tal cronograma citado acima e as metas acadêmicas.

Cursos de especialização online

O Direito já está habituado aos cursos de especialização online. São muitas as ofertas de Pós-Graduação, Extensão, Atualização e Imersão que são disponibilizadas pelas faculdades atualmente.

A EPD, inclusive, foi uma das pioneiras em capacitar advogados especializados de forma virtual e tem uma série de opções online para quem busca ser referência no mercado de trabalho, com metodologia no mesmo nível de excelência da presencial.

A existência do EaD não interfere no presencial

Os cursos presenciais, no formato mais tradicional, não perdem em nada com a existência da Graduação também no EaD.

Além da vivência nos campus e a possibilidade de criação de um Networking ainda durante a faculdade, os alunos que optam pelo presencial também têm outras vantagens significativas. Online e presencial, portanto, não concorrem, mas podem, até mesmo, ser complementares.

O que você pensa a respeito do assunto? Deixe seu comentário e continua seguindo o Blog e as redes sociais da EPD para ver mais conteúdos sobre o universo jurídico