,

Imposto de Renda: Erros comuns que fazem você cair na malha fina

·


Não é raro que muitos cometam erros na hora fazer a declaração de Imposto de Renda, afinal de contas, o Brasil possui uma das cargas tributárias mais altas do mundo. Gerando, não só gastos extras, como também reduz a competitividade das empresas.

Para evitar entrar na Malha Fina ou qualquer outro problema com a Declaração de IR, confira algumas dicas de prevenção:

1 – Digitação Errada

Um erro bem banal, mas que pode comprometer todo o percurso de suas informações. O declarante não pode ter esse tipo de desatenção. Um problema pertinente é digitar com mais de duas casas decimais.

Lembre-se que o programa de Declaração de IR não aceita mais o ponto como separador de centavos, pois isso gerava muitos erros. Para facilitar, se nada for digitado, o sistema preencherá, automaticamente, dois zeros após a vírgula.

2 – Doações

O governo concede a possibilidade de abater doações no imposto de renda para pessoas físicas e para empresas que possuem responsabilidade social. Entretanto, isso não quer dizer que qualquer doação vale.

São dedutíveis apenas doações que se destinam à instituição que possuam cadastro e tenham incentivo tributário. Entre as principais alternativas estão:

– Projetos com aprovação do Ministério da Cultura. Como os que se enquadram na Lei Rouanet e na Lei de Incentivo para atividades Audiovisuais.

– Projetos com aprovação do Ministério do Esporte que se enquadram na Lei de Incentivo ao Esporte.

– Fundos municipais, estaduais e federais da criança, do adolescente (enquadradas no Estatuto da Criança e do Adolescente) e do idoso.

Existem outros projetos que também são deduzidos, por isso, é recomendável confirmar antes de realizar a declaração.

3 – Dados Incompatíveis

A atenção é essencial na hora de preencher, pois toda informação precisa ser checada meticulosamente. É necessário lançar corretamente todos as informações que estão nos comprovantes de rendimentos.

Caso tenha dúvida sobre as informações, solicite um novo comprovante e peça para checar as informações, tendo em mente que você precisa retificar o quanto antes as informações que foram prestadas.

4 – Rendimentos Tributáveis

Tenha em mente que essas informações, além de corretas, precisam estar completas. Quando falta informações é impossível para a Receita Federal cruzar os dados e verificar se estão corretos. Um dos erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda é não informar corretamente ou não informar o CNPJ das fontes pagadoras no devido campo.

Caso esteja com dúvidas na hora de realizar a Declaração 2015, clique aqui e veja um passo-a-passo de como declarar o Imposto de Renda.

Fique atento, pois cair na Malha Fina pode ser mais complicado do que prestar as informações corretamente.

Com informações: Jornal Contábil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *