O que é Direito Processual Aplicado e como está a área?

direito processual aplicado

O Direito Processual Aplicado faz parte do grupo Processual jurídico, que por sua vez, pertence ao direito público. Entenda o que é e como está a área, para os advogados especializados.

O que é o Direito Processual Aplicado?

O Direito Aplicado aborda de forma geral os temas mais relevantes do Direito, contribuindo com o pensamento amplo e estratégico dos advogados, que podem ter uma visão mais sólida sobre a ciência jurídica. Assim, ao unir os temas “Processual” e “Aplicado”, deseja representar a compreensão da jurisdição para os temas mais relevantes do Direito, como Civil, Trabalho, Penal e Constitucional, em suas fases em juízo.

O Direito Processual tem como responsabilidade gerir o Direito, conduzindo os órgãos jurídicos a cumprirem com suas atribuições, conforme seus títulos, dando entrada em processos e os guiando nas etapas da justiça; acompanha assim, os processos desde a entrada judicial até sua conclusão. Por seu amplo campo de atuação, advogados processuais são requisitados com frequência para cuidar de questões administrativas e pública.

A pós-graduação em Direito Processual Aplicado: Teoria e Prática em Juízo da EPD, aborda os temas:

Processo do Trabalho;

Processo Civil;

Processo Constitucional/Tributário;

Processo Penal;

O mercado fornece ótimas oportunidades e salários para os advogados processualistas, que podem escolher entre os diversos cargos públicos, que são inúmeros e bem remunerados: Procurador do Trabalho – 24.057,33; Juiz estadual – 22.797,33; Procurador do Banco Central – 15.719,13; entre outros. Por ser um ramo público, muitas das vagas são disputadas via concursos públicos e reconhecem a inscrição na OAB do participante.

Conheça mais a área e faça sua especialização na Escola Paulista do Direito, contando com a instrução de profissionais reconhecidos no Direito.