O que é Direito Processual Aplicado e como está a área?

direito processual aplicado
direito-processual-aplicado

O Direito Processual Aplicado é uma disciplina jurídica que desempenha um papel fundamental no sistema legal de qualquer sociedade. Trata-se de uma área que engloba as regras, procedimentos e práticas que regem o funcionamento dos tribunais e a resolução de litígios. É através do Direito Processual que os indivíduos buscam justiça e proteção de seus direitos, ao recorrerem aos tribunais para resolver disputas legais.

Os Fundamentos do Direito Processual Aplicado

O Direito Processual Aplicado é uma parte essencial do sistema jurídico, pois fornece as diretrizes para a condução de processos judiciais. Seus fundamentos estão enraizados na necessidade de garantir que os litígios sejam resolvidos de maneira justa, eficiente e de acordo com as leis estabelecidas.

O Direito Processual Aplicado inclui uma série de elementos-chave, como:

• Jurisdição: Define quais tribunais têm autoridade para julgar determinados casos, com base em critérios como território, matéria e hierarquia.
  • Procedimento: Estabelece as etapas e os ritos a serem seguidos durante um processo judicial, desde a apresentação da petição inicial até a sentença final.
  • Evidência: Regula a admissibilidade e apresentação de provas em tribunal, garantindo que as partes tenham a oportunidade de apresentar seus argumentos de maneira adequada.
  • Recursos: Determina os meios pelos quais as partes podem contestar decisões judiciais e buscar revisão de casos.
  • Execução de Sentenças: Define como as decisões judiciais são implementadas e como os direitos das partes vencedoras são protegidos.
  • Mediação e Arbitragem: Além dos tribunais, o Direito Processual também se aplica a métodos alternativos de resolução de disputas, como a mediação e a arbitragem.

A Evolução do Direito Processual Aplicado

Ao longo dos anos, o Direito Processual Aplicado passou por várias transformações e adaptações para atender às necessidades em constante mudança da sociedade e da justiça. Com o avanço da tecnologia e a globalização, novos desafios surgiram, como a gestão de processos eletrônicos, a internacionalização de litígios e a necessidade de maior eficiência na administração da justiça.

Além disso, a preocupação com a acessibilidade à justiça tornou-se uma questão central. Muitos países têm buscado simplificar os procedimentos judiciais, tornando-os mais acessíveis para os cidadãos comuns, com a criação de tribunais de pequenas causas e a promoção de métodos alternativos de resolução de disputas.

O Estado Atual

No estado atual, o Direito Processual Aplicado continua a evoluir para atender às demandas da sociedade moderna. A informatização dos tribunais e a adoção de sistemas de processo eletrônico têm facilitado a tramitação de casos, reduzido a burocracia e acelerado o tempo de resposta judicial.

A internacionalização dos litígios também é uma tendência crescente, com a expansão do comércio global e as relações transfronteiriças. Isso levanta questões complexas sobre jurisdição, reconhecimento de sentenças estrangeiras e cooperação entre sistemas legais.

Além disso, a mediação e a arbitragem ganharam destaque como meios alternativos de resolução de disputas, oferecendo às partes maior controle sobre o processo e a oportunidade de evitar a litigância tradicional.

Concluindo…

O Direito Processual Aplicado é uma disciplina essencial no sistema jurídico, que continua a evoluir e se adaptar às mudanças na sociedade e na justiça. Com a crescente complexidade das disputas legais e a rápida evolução tecnológica, a área está desafiada a encontrar soluções inovadoras para garantir que a justiça seja acessível, eficaz e imparcial.

Através do Direito Processual Aplicado, a sociedade busca equidade e resolução justa de litígios, fundamentais para a manutenção do Estado de Direito e da confiança na justiça. Portanto, é fundamental que os profissionais do direito continuem a estudar e aprimorar essa disciplina para atender às necessidades em constante evolução da sociedade contemporânea.

Pós-graduação em Direito processual aplicado: teoria e prática em juízo da EPD

A EPD oferece a pós-graduação  em Direito processual aplicado com a coordenação dos professores Marco Antonio Araujo Junior e Darlan Barroso.

Com a missão de elevar o conhecimento dos Advogados e profissionais jurídicos a em todas as etapas processuais, a Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual Aplicado, oferece amplo diálogo da jurisdição para os temas mais relevantes do Direito, como Civil, Trabalho, Penal e Constitucional, desde a teoria até a sua prática em juízo.

Com corpo docente formado por profissionais de peso do Direito, o aluno estará pronto para acompanhar ativamente os processos, fiscalizando e guiando para que os órgãos jurídicos cumpram corretamente com suas atribuições. Assim, a especialização deseja formar profissionais completos e que estejam qualificados para entender e intervir em todas etapas jurídicas, desde a elaboração até a conclusão da ação.

Para conhecer melhor a matriz curricular completa acesse o site da EPD.