O que é Juridiquês e por que o uso excessivo não é recomendado

·

o-que-e-juridiques
o-que-e-juridiques

É muito comum que os profissionais do meio do Direito usem excessivamente termos jurídicos e técnicos, fazendo com que a linguagem fique muitas vezes ininteligível para a maioria. Tão comum é isso que o termo juridiquês surgiu e hoje é um vocábulo existente até em muitos dicionários.

O juridiquês, numa definição simples, é o uso excessivo e desnecessário de termos e expressões jurídicas e está bem arraigado no meio jurídico. Atualmente, contudo, tem extrapolado o próprio meio e cada dia é mais comum ouvir e ler juridiquês em sites, jornais e revistas.

Simplificar não é desvalorizar

Um dos grandes questionamentos sobre o uso do juridiquês tem relação com até que ponto é um linguajar interiorizado e até que ponto é utilizado com o objetivo de transparecer maior conhecimento e domínio.

É certo que desde a graduação os estudantes de Direito estão expostos muito consistentemente aos termos jurídicos e técnicos, porém é certo também que se faz necessário saber se comunicar de forma mais simples e acessível nos mais diferentes meios e situações.

Existe um receio de alguns profissionais de simplificar a explicação para os leigos e ter sua autoridade diminuída, quando na verdade é o contrário. O profissional que não se utiliza do juridiquês ao explicar um processo ao seu cliente ou dar uma entrevista mostra o quão sábio e inteligente é, além de fazer a justiça se tornar mais acessível.

Essa é, inclusive, a premissa que levou, em 2005, a AMB (Associação de Magistrados Brasileiros) a criar a campanha de simplificação da linguagem jurídica. A ideia era, e na verdade ainda é, mostrar a importância de minimizar o uso do que é em excesso e que não colabora com a comunicação.

A AMB acredita que é preciso trazer mais compreensão da Justiça e, por consequência, maior aproximação com a sociedade. Diminuir o uso do juridiquês é um caminho.

Uma boa comunicação é uma comunicação clara

Saber onde e quando utilizar certos termos e formatos cabe não só para os profissionais do meio jurídico, como para qualquer outro tipo de profissional. Na medicina, por exemplo, os médicos precisam utilizar uma linguagem mais acessível para que sejam entendidos pelos seus pacientes e isso não faz com que sejam profissionais menos valorizados, mas, sim, mais empáticos.

Os profissionais da área do Direito precisam ter claro que o objetivo da comunicação só é atingido quando o receptor compreende a mensagem. Se utilizar do juridiquês e não gerar essa compreensão, a comunicação é falha.

Trazer esse entendimento desde a graduação para os futuros profissionais é importante pois, com isso, possibilita que esses novos juristas compreendam que o excesso, em vez de trazer benefícios, gera falta de comunicação, dúvidas e ineficiência.

Um dos objetivos do profissional do Direito é esclarecer a sociedade com relação aos aspectos jurídicos e suas consequências, portanto compreender que o juridiquês pode não colaborar com ele se torna essencial.

Siga acompanhando o Blog e as redes sociais da EPD para ver mais dicas e conteúdos como esse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma resposta para “O que é Juridiquês e por que o uso excessivo não é recomendado”

  1. […] se escuta falar sobre o juridiquês. Termo usado para se referir ao uso excessivo e desnecessário de termos e expressões […]