O que faz um advogado de Direito Eleitoral

·

O que faz um advogado de Direito Eleitoral
O que faz um advogado de Direito Eleitoral

O advogado de Direito Eleitoral é aquele que garante a legalidade e a conformidade dos processos eleitorais, assessorando políticos, cama, movimentos e partidos. O profissional especializado na área é o responsável pelas defesas judiciais e administrativas, pareceres, notas públicas e, principalmente, orientação para esclarecimentos, respostas e até direcionamentos em debates.

O que é o Direito Eleitoral

O Direito eleitoral é a área que regula e orienta as relações jurídicas em períodos de Eleições, plebiscitos e atividades correlatas, devendo atuar nas campanhas, de modo geral, até mesmo com certa antecedência às datas oficiais de votações e apurações.

O advogado de Direito Eleitoral, portanto, deve ser um profissional da área com conhecimento sobre o funcionamento da política, dos Tribunais e da legislação eleitoral. Por isso, é considerado um agente importante no processo democrático, garantindo, de forma indireta, a lisura e a naturalidade dos eventos ligados aos mais variados pleitos.

A Legislação

O Direito Eleitoral se baseia em algumas fontes, que podem variar de origem. A principal delas é a Constituição Federal de 1988. Há também o Código Eleitoral (Lei 4.737), e leis que o alteraram ao longo dos anos; A Lei dos Partidos Políticos (9.096), também conhecida como Lei Orgânica dos Partidos Políticos, que trata sobre a criação e a extinção dos partidos, além de questões sobre programas, funcionamento, prestação de contas e filiações; A Lei das Eleições (9.504); entre outras muitas mais específicas, como, por exemplo, a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135).

Como ser um Advogado de Direito Eleitoral

Advogar na área eleitoral requer muita dedicação não somente aos estudos, mas também de tempo e participação nas campanhas e atividades dos partidos. Ainda exige conhecimento político e interdisciplinar de modo geral.

Além da advocacia, profissionais do Direito podem se preparar para concursos públicos em cargos ligados aos processos eleitorais em instituições como o Ministério Público e os Tribunais Eleitorais.

A Escola Paulista de Direito, de olho nessa demanda por profissionais capacitados no tema, oferece um curso de Extensão em Fundamentos Do Direito Eleitoral e Partidário com professores especialistas entre os melhores do país. Conheça o curso aqui.

Continue acompanhando o Blog e as redes sociais da EPD para ver mais conteúdos sobre o universo jurídico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 respostas para “O que faz um advogado de Direito Eleitoral”

  1. […] Direito Penal, do Direito Médico, Constitucional e Administrativo, Previdenciário, Empresarial e Eleitoral (ano de Eleições), todas com alta demanda por profissionais devidamente […]

  2. […] fontes.Possui interesse em Direito Eleitoral?Se você tem interesse na área do Direito Eleitoral, leia o texto da EPD aqui no Blog sobre o assunto e conheça o curso de Extensão da Instituição em Fundamentos do Direito […]