O que faz um Advogado especializado em Direito Civil

·

advogado-especializado-em-direito-civil
advogado-especializado-em-direito-civil-na-mesa-do-escritorio

O que faz um advogado especializado em Direito Civil? Muitas pessoas ouvem falar sobre a área a todo o momento, mas nem sempre sabem ao certo qual é a atuação do profissional que se dedica a ela.

O Direito Civil é um dos ramos mais tradicionais do Direito e repleto de subáreas importantes para as relações sociais mais focadas no âmbito privado.

Se você possui interesse em saber mais ou já é formado e quer seguir a carreira por esse caminho, veja a seguir quais são os papéis do advogado especializado em Direito Civil no dia a dia.

O Direito Civil

É o ramo do Direito responsável por regular direitos e deveres de aspectos privados relativos às pessoas, seus relacionamentos familiares, suas posses materiais, empresas, bens e outros elementos sociais a elas conectados.

Para tanto, o Direito Civil se estabelece de acordo com um conjunto de normas e leis previstas no Código Civil (Lei Nº 10.406), que no Brasil está em vigor desde janeiro de 2003, em texto com mais de 2000 artigos.

Entre algumas das principais subáreas do Direito Civil estão, por exemplo:

Direito de Família e Sucessões: regulação de conflitos entre parentes no que diz respeito a heranças, testamentos, conflitos nos casamentos, divórcios, guarda de filhos, etc.

Direito Empresarial: normatiza as pessoas jurídicas no que abrange desde a constituição da empresa até assuntos de responsabilidade, dissoluções e conflitos entre sócios.

Direito Contratual: garante que contratos sejam firmados de maneira correta e equilibrada para os lados envolvidos em um acordo.

Direito das Obrigações: trata de assuntos de conflitos de dívidas entre credores ativos e devedores passivos, com prestação pessoal econômica garantida pelo patrimônio daquele que deve.

Direito das Coisas: diferente dos ramos anteriores, que abordam direitos patrimoniais pessoais, o Direito das Coisas trata dos patrimoniais reais, que dizem respeito à relação das pessoas com bens materiais de valor econômico.

O Advogado especializado em Direito Civil

A função do advogado especializado em Direito Civil, portanto, é a de defesa dos direitos civis de seus clientes, além de consultorias e orientações em casos que dizem respeito aos assuntos da área.

O profissional especializado será o responsável por conduzir todas as etapas de um processo jurídico, desde as negociações até eventuais acordos, que podem envolver litígios ou mesmo apenas ações preventivas diversas.

Faz parte do papel do advogado tratar de conflitos relacionados a: danos morais; indenizações; formulações de acordos; heranças, inventários e testamentos; cobranças e despejos; elaboração e renegociações de contratos; quitação de dívidas e débitos; recuperação de crédito; divórcio e divisão de bens; adoção e guarda de filhos.

Saiba mais: Juizados especiais: o que são?

Especialize-se com a EPD

Por abranger muitas questões do Direito, a área Civil garante bastante oportunidade para advogados especializados. Se você tem interesse em seguir carreira no ramo, a Escola Paulista pode ajudar com cursos de Pós-Graduação, coordenados pelos principais nomes do Brasil no assunto. 

Saiba mais: Vale a pena fazer uma pós-graduação em Direito?

Conheça abaixo as opções: 

– Pós-Graduação em Direito Civil e Processual Civil (Presencial)

A coordenação do curso é dos professores Fernanda Tartuce Silva, Flávio Murilo Tartuce Silva e Giselda Maria Fernandes.Novaes Hironaka.

As aulas são oferecidas às segundas e quartas; terças e quintas ou aos sábados, quinzenalmente.

O curso objetiva o aprimoramento dos profissionais sobre vários temas relacionados a esses ramos do Direito, nos aspectos teóricos e práticos, visando dar aos participantes sólidas informações acerca do Direito Civil e Processual Civil.

– Pós-Graduação em Direito Civil: Doutrina e Jurisprudência (Online)

A coordenação do curso é dos professores Flávio Murilo Tartuce Silva e Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka.

O curso tem duração de 400 horas, divididas em três módulos.

É uma especialização que aprimora o profissional que atua como advogado ou em áreas que se utilizam desse conhecimento, como também prepara e embasa os profissionais que buscam ou já estão em uma carreira pública.

Pós-graduação em Direito Processual Civil (Online)

A coordenação do curso é da professora Fernanda Tartuce Silva.

O curso é formulado 100% com base no Novo Código de Processo Civil.

O Direito Processual Civil regulariza para que as ações referentes aos processos do Direito Material possam ser exercidas de forma correta. Por ser extremamente completo, ele pode auxiliar não somente nos conflitos de natureza civil, como pode servir de subsídio para outras áreas do Direito.

O curso tem duração de 18 meses.

– Pós-graduação em Direito Civil e Direito do Consumidor (Presencial)
A coordenação do curso é dos professores Flávio Murilo Tartuce Silva e Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka.

As aulas são oferecidas aos sábados, quinzenalmente.

O curso é dividido em três créditos, passando por uma leitura generalizada do Direito Civil sob um viés preferentemente dogmático, mas sem perder o matiz crítico. No primeiro crédito são enfocados os aspectos relativos à principiologia da atual codificação privada e suas interfaces com o sistema consumerista. No segundo, são analisados os aspectos fundamentais da teoria geral dos contratos e dos contratos em espécies e no terceiro é estudada a responsabilidade civil a partir do Código Civil e do consumidor.

Pós-Graduação em Direito Contratual (Presencial)

A coordenação do curso é dos professores Flávio Murilo Tartuce Silva e Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka.

As aulas são oferecidas às segundas e quartas e aos sábados, quinzenalmente.

O conteúdo programático do curso está dividido e contemplado em três módulos: Teoria Geral dos Contratos e Contratos em Espécie; Contratos Tipificados no Código Civil; Contratos Empresariais e Outras Figuras de Contratos.

– Pós-Graduação em Direito de Família e Sucessões (Presencial)

A coordenação do curso é dos professores Flávio Murilo Tartuce Silva e Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka.

As aulas são oferecidas às segundas e quartas e aos sábados, quinzenalmente.

O curso visa proporcionar uma visão moderna e interdisciplinar do Direito de Família e das Sucessões Brasileiro, por meio do entrelaçamento do direito material e processual. Os objetivos são alcançados sob duas vertentes que se enquadram no relacionamento dos vários saberes.

– Pós-Graduação em Advocacia e Consultoria Jurídica em Direito Privado (Online)

A coordenação do curso é dos professores Flávio Murilo Tartuce Silva e Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka.

O curso tem carga horária de 400 horas, divididas em três módulos.

A EPD lançou esse curso, de forma inovadora e inédita, visando orientar  seus alunos a resolverem os problemas relativos à advocacia e à consultoria do Direito Privado nestes novos tempos.

Se interessou por algum desses cursos? Acesse o site para obter maiores informações e começar o quanto antes a sua pós-graduação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma resposta para “O que faz um Advogado especializado em Direito Civil”

  1. […] que faz um Advogado especializado em Direito Previdenciário O que faz um Advogado especializado em Direito Civil O que faz um advogado especializado em Direito […]