O que faz um advogado especializado em Direito de Família

·

o-que-faz-um-advogado-especializado-em-direito-de-familia
o-que-faz-um-advogado-especializado-em-direito-de-familia

O advogado especializado em Direito de Família atua para resolver conflitos e questões legais que envolvam as famílias, com foco na parte técnica da Lei, mas também com um papel de orientar nas tomadas de decisões dos indivíduos, no bem-estar ao longo dos processos e melhorar o convívio entre os envolvidos.

O mercado de trabalho é amplo e repleto de oportunidades para o advogado especializado em Direito de Família, já que os conflitos são numerosos atualmente no Brasil no que diz respeito ao assunto.

Saiba mais: Você tem dúvidas sobre Direito de família

O que é o Direito de Família

O Direito de Família é a área do Direito Privado que regula e resolve conflitos, litígios e outras questões relativas à comunidade familiar. É apoiado em diretrizes jurídicas que definem o conceito de família, considerando não só o aspecto da jurisprudência, mas também os comportamentos sociais ao longo dos anos, as transformações, adaptações e outros elementos da vida em conjunto.

Dentro do Direito de Família, os casos mais comuns são os que tratam de casamentos, uniões estáveis, separações e divórcios; também estão no topo da lista pensão alimentícia, guarda e adoção de filhos, testamentos e inventários. A regulação dessas questões está prevista no Código Civil Brasileiro (Lei 10.406/2002), nos artigos 1.511 a 2.046, nos quais estão o Livro IV – Do Direito da família e o Livro V – do Direito das sucessões).

Os tipos de família

A Constituição Federal de 1988, logo no começo do artigo 226, define que a família é “a base da sociedade” e, por isso, “tem especial proteção do Estado”.

Ao longo do documento, o texto ainda define a família em outros pontos, como o reconhecimento da união estável entre homem e mulher como entidade familiar, assim como a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.

No mesmo artigo 226, também estabelece que “Os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher”.

Ao longo das últimas três décadas, os aspectos de mudança social foram incorporando novas interpretações na legislação, como já citado no começo do texto, e mais “modelos” de família passaram a integrar o entendimento da Lei, como: União estável; Monoparental (mãe ou pai solteiro); Multiparental, composta, pluriparental ou mosaico (membros provenientes de outras famílias); Parental ou anaparental (vínculo sanguíneo); Eudemonista (união por afinidade); Homoafetiva; Homoparentalidade (com a adoção de filhos).

Saiba mais: O que é guarda compartilhada?

Além da Constituição, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) também tem a sua definição de família, que considera: “Grupo de pessoas ligadas por laços de parentesco ou relacionamento romântico que vivem numa unidade doméstica”. O instituto também atesta, baseado em pesquisas, que há 19 laços de parentescos existentes na sociedade atualmente. É importante ressaltar, todavia, que o número deve aumentar com a realização do próximo Censo, já que os dados estão, de certo modo, defasados. 

Saiba mais: Você sabe o que é alienação parental?

A atuação de um advogado especializado em Direito de Família

O profissional que escolhe a advocacia na área precisa ter, além do conhecimento técnico, a capacidade de entender cada tipo de causa, as particularidades de cada família e também de cada indivíduo, já que os conflitos estão diretamente ligados a questões emocionais na maioria dos casos.

Dentro das possibilidades de atuação do advogado, é possível separar três principais frentes:

– Consultiva: Processos de consultas e elaboração sobre temas de sucessão, tais como contratos, testamentos, etc.

– Conciliadora: Atuação para resolver os conflitos por meio de conciliação entre as partes, com papel de mediação e orientação antes de decisões do Poder Judiciário.  

– Contenciosa: É a que resolve o conflito por meio da participação de um juiz, com processo litigioso que demanda atuação mais incisiva do advogado na procura por provas, testemunhas, elaboração de petições, entre outras ações.

Um advogado de direito de família atua, dessa forma citada, em questões legais relacionadas a relações familiares e domésticas. O principal objetivo é orientar e representar clientes em casos que envolvem direito matrimonial, divórcio, guarda de crianças, pensão alimentícia, partilha de bens, adoção, entre outros assuntos ligados à esfera familiar. 

Veja algumas das principais áreas de atuação de um advogado de direito de família:

  • Divórcio e Separação: O advogado auxilia os clientes no processo de divórcio ou separação, ajudando a negociar acordos e resoluções sobre todas as questões.
  • Guarda: Em casos de disputa pela guarda de filhos, o advogado atua para garantir os melhores interesses das crianças representando seus clientes em audiências e negociações.
  • Pensão Alimentícia: O advogado ajuda na determinação e revisão de pensão alimentícia, assegurando que as necessidades financeiras dos filhos ou do cônjuge sejam atendidas de acordo com a legislação aplicável.
  • Adoção: Em casos de adoção, o advogado guia os clientes pelo processo legal, certificando-se de que todos os requisitos legais sejam cumpridos.
  • Violência Doméstica e Medidas Protetivas: Se houver casos de violência doméstica, o advogado pode auxiliar na obtenção de medidas protetivas e representar os interesses da parte agredida.
  • Planejamento Patrimonial e Sucessório: O advogado pode colaborar na elaboração de acordos pré-nupciais, testamentos e outros documentos relacionados ao planejamento patrimonial e sucessório.
  • Mediação Familiar: Alguns advogados de direito de família atuam como mediadores, auxiliando as partes a resolverem suas disputas de maneira amigável, sem recorrer necessariamente a justiça tradicional
  • Questões de Direito Internacional da Família: Em casos envolvendo jurisdições internacionais, como divórcios entre cidadãos de diferentes países, o advogado pode lidar com questões relacionadas a leis internacionais.

A atuação desse profissional envolve não apenas conhecimento jurídico, como também habilidades de comunicação, empatia e negociação, pois muitos casos de direito de família podem ser emocionalmente desgastantes. O advogado trabalha para alcançar soluções que protejam os direitos e interesses de seus clientes, especialmente quando há crianças envolvidas.

Você possui interesse pelo Direito de Família?

A Escola Paulista de Direito, como grande referência do ensino jurídico no país, oferece  Pós-Graduação presencial em Direito de Família e Sucessões, curso coordenado pelas grandes autoridades da área, os professores Flávio Tartuce e Giselda Hironaka.

O Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Direito de Família e das Sucessões, da Escola Paulista de Direito – EPD, é, certamente, um curso diferenciado de outros, similares, uma vez que tem o perfil bastante arrojado da pós-modernidade, a visão crítica que decorre necessariamente da renovação paradigmática dos institutos familiares e sucessórios, e do amálgama interdisciplinar que estabelece o imprescindível elo entre o Direito de Família e das Sucessões e as demais áreas do Direito, assim como as relações entre O Direito de Família e das Sucessões e outros saberes e ciências que constroem o conhecimento humano como um todo.
As aulas são às segundas e quartas ou aos sábados quinzenalmente.

O curso é dividido em três módulos:

  • MÓDULO 1- DIREITO DE FAMÍLIA: AVANÇOS E RETROCESSOS. ASPECTOS MATERIAIS, PROCESSUAIS E INTERDISCIPLINARES: RELEITURA CONTEMPORÂNEA

Introdução ao direito de família/ Casamento e união estável/ Relações de parentesco, filiação e reconhecimento de filho/ Alimentos e bem de família

  • MÓDULO 2 – DIREITO DE FAMÍLIA E SISTEMA: UMA ANÁLISE UNITÁRIA DO FENÔMENO JURÍDICO. DIREITO DE FAMÍLIA E SOCIEDADE: PLANEJAMENTO E ENFRENTAMENTO DAS PATOLOGIAS. A FAMÍLIA NO SISTEMA INTERNACIONAL: REFLEXOS NO SISTEMA

Direito de família e direito processual civil/ Direito de família, direito civil e bioética/ Direito de família e interdisciplinaridade/ Direito de família e direito internacional 

  • MÓDULO 3- DIREITO DAS SUCESSÕES: AVANÇOS E RETROCESSOS. UMA ANÁLISE UNITÁRIA DO FENÔMENO JURÍDICO

Introdução ao direito das sucessões/ Sucessão legítima/ Sucessão testamentária/ Inventário e partilha 

E mais as disciplinas complementares: Metodologia Científica da Pesquisa Jurídica e Didática do Ensino Superior.

Para se inscrever, basta acessar o site epdonline.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 respostas para “O que faz um advogado especializado em Direito de Família”

  1. […] mais de 2000 artigos.Entre algumas das principais subáreas do Direito Civil estão, por exemplo:Direito de Família e Sucessões: regulação de conflitos entre parentes no que diz respeito a heranças, testamentos, […]

  2. […] guarda dos filhos depois de um divórcio está entre as principais disputas nos processos do Direito de Família.Por muito tempo, houve um consenso de que a mãe teria prioridade no direito à guarda dos filhos […]

  3. […] Direito de família é um ramo do direito que trata das questões e litígios entre entes da comunidade familiar. Possui normas jurídicas que trabalham de acordo com orientação constitucional do conceito de família, levando em conta o entendimento jurisprudencial, em âmbito jurídico, e transformações sociais, no âmbito da sociologia. […]