OAB São Paulo elege a primeira presidente mulher da história

Patrícia Vanzolini — Foto de divulgação: Chapa 14 – ‘Muda OAB/SP’

A seccional São Paulo da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) elegeu ontem, quinta-feira (25/11), Patrícia Vanzolini como a primeira presidente mulher da história de mais de 91 anos da entidade. Em uma disputa apertada com o atual ocupante do cargo, o advogado candidato à reeleição Caio Augusto Silva dos Santos, Patrícia (Chapa 14 – Muda OAB/SP) foi eleita para o mandato de três anos, que assumirá de 2022 a 2024.

Criminalista de 49 anos, ela venceu a eleição com 64.207 votos, o que representa 35,80%. Caio Augusto ficou com 58.821 votos, com a preferência de 32,79% dos eleitores. A terceira colocada foi Dora Cavalcanti, com 18.351 votos (10,23%), em disputa que teve cinco chapas concorrendo ao posto.

Com urnas cedidas pela Justiça Eleitoral, também foram eleitos presidentes para as demais subseções da OAB nas cidades do interior do Estado e de regiões da Grande São Paulo.

Primeira mulher na presidência da OAB-SP

Patrícia faz história ao se tornar a primeira mulher no cargo de presidente da instituição, que nasceu em 1932 e, até aqui, só teve homens ocupando a cadeira. A advogada é graduada em Direito e tem mestrado e doutorado pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Atualmente, é professora universitária e de cursos preparatórios para o próprio exame da OAB.

A nova presidente também já ocupou cargos importantes, como a vice-presidência da ABRACRIM-SP (Associação dos Advogados Criminalistas de São Paulo). É sócia de um escritório de advocacia e autora de alguns livros relevantes, entre eles o Manual de Direito Penal (editora Saraiva) e Teoria da Pena: Sacrifício, Vingança e Direito Penal (editora Tirant Brasil).

Para ver mais notícias e conteúdos do universo jurídico, siga acompanhando o blog e as redes sociais da EPD.