,

Passar tempo em ambientes naturais melhora desempenho do cérebro

férias

É muito comum que estudantes de pós-graduação se sintam cansados e irritados com os projetos em que estão trabalhando. Uma ótima forma de reduzir o nível de cansaço é dar uma volta em um parque ou em qualquer ambiente natural.

É o que conclui uma pesquisa feita pela Universidade de Michigan e liderada pelo psicólogo Marc Berman que revelou que depois de algum tempo andando em uma rua barulhenta e movimentada, o cérebro perde parte de sua capacidade de guardar informações na memória. Isso explica o motivo pelo qual nos sentimos tão exaustos vivendo em cidades grandes.

O psicólogo contou com a ajuda de um grupo de estudantes da Universidade de Michigan que foi submetido a testes e tarefas que exigiam atenção e concentração. O objetivo do estudo foi testar as habilidades dos participantes depois de um longo dia de trabalho com e sem o contato com a natureza.  Cansados, os estudantes eram separados em dois grupos e tinham que andar por mais de 4 quilômetros. Um grupo fazia o caminho por um viveiro de plantas da Universidade e o outro andava por uma avenida movimentada.

Em seguida, os jovens tiveram que decorar uma sequência de números de trás para frente. O grupo da cidade, além de ter chegado mal-humorado, saiu-se pior que o grupo que esteve em contato com a natureza.

Segundo Berman em entrevista ao jornal The Boston Globe, a mente é uma máquina limitada e o cérebro de todos os animais funciona como um radar e está sempre atento a possíveis ameaças.

Em um ambiente cheio de estímulos visuais e sonoros como a cidade, o cérebro humano fica em constante estado de alerta. Ao caminhar na rua é preciso olhar os semáforos e o chão para evitar buracos. Entretanto, ao mesmo tempo, é preciso controlar o cérebro para que ele não se concentre no que não for importante. Segundo Berman, esse controle exige energia.

Essa atenção, chamada “focada”, é a mesma usada pela mente para fazer uma prova e ela pode se esgotar. Quando estamos em contato com a natureza, o ambiente calmo e sem ameaças permite que a mente relaxe e “recarregue as baterias” para a atenção focada