,

Posso mudar de área de atuação no direito? Entenda como:

compliance-pos

A crise econômica brasileira já é passada, mas deixou alguns advogados desempregados, sobrecarregados ou insatisfeitos com suas carreiras, de modo que um número cada vez maior de profissionais está buscando atuar em outra especialidade ou até mesmo mudar de carreira.

O problema é que muitos advogados não tiveram tempo para pensar – e muito menos explorar seriamente – todas as opções do Direito. Como resultado, eles não sabem exatamente quais outras opções estão disponíveis.

Algumas áreas do Direito estão mais aquecidas do que outras. Isso porque o mercado de trabalho é influenciado pela economia atual. Outros fatores, tais como tecnologia e compliance têm se mostrado como tendência de maior empregabilidade no setor jurídico.

A mudança das áreas de prática implicará primeiramente numa decisão pessoal, seguida de uma busca por qualificações acadêmicas relacionadas ao novo trabalho. Vale lembrar que toda mudança implica em riscos que precisam ser calculados para que não haja surpresas negativas ou arrependimentos posteriores.

Então você quer mudar sua área de prática?

Uma vez que as pessoas gastam uma quantidade significativa de suas vidas no trabalho, apreciar o trabalho que elas fazem é especialmente vital.

A sua capacidade de mudar de área no Direito dependerá de:

– Seu histórico acadêmico;

– Tempo que você praticou;

– Escritório de advocacia com o qual você está trabalhando;

– Condição do mercado de trabalho;

– Demanda do mercado das áreas de prática que você deseja entrar;

– Sua localização geográfica.

Por que você quer mudar?

Os advogados que optaram por mudar de área no Direito pelas razões corretas, na maioria das vezes, fazem isso porque percebem que não são adequados para a área de prática específica em que estão. É imperativo que você avalie minuciosamente as razões pelas quais você deseja mudar.

Você já pensou sobre se você procura mudar porque não está bem com a sua empresa atual? Nessas circunstâncias, mudar de empresa pode, em última instância, ser a escolha certa. Talvez você só precise de férias.

Seja qual for o motivo, você precisa ser honesto consigo mesmo e identificar o motivo pelo qual você está buscando mudança em sua área de atuação e certifique-se de que seu motivo tenha sido completamente explorado e convincente.

Você não quer encontrar-se em uma situação semelhante em um ano ou dois depois de trocar as áreas de prática.

Que razões você tem para querer mudar as áreas de prática? Você acha que essas razões são boas?

Análise crítica
Você precisa analisar-se criticamente para determinar se você possui traços de personalidade e qualidades para praticar na área que você deseja.

Você é orientado por detalhes? Você gosta de trabalhar principalmente por conta própria ou com outros? Você tem uma natureza inquisitiva? Você é bom com números? Você gosta de assuntos complexos? Você gosta de ganhar, ao invés de buscar uma resolução de ganha-ganha?

Além de analisar seus traços de personalidade, você também deve fazer um balanço de suas credenciais, que incluem tanto sua experiência acadêmica, quanto sua experiência.

Como fazer a mudança?

Uma vez que você:

– Identificou as razões pelas quais você está buscando mudar sua área de especialidade,

– Está convencido de que os motivos são atraentes,

– Realizou a autoanálise crítica necessária;

– Examinou suas credenciais acadêmicas e de experiência, incluindo suas especialidades de direito.

Você deve planejar como proceder para fazer a mudança desejada.

Se você tem curso superior, tem um compromisso sério com a mudança de sua área de atuação, e há uma demanda no mercado, você provavelmente terá sucesso em mudar área.

Para se preparar em mudar de área, pense em participar de um curso ou em uma aula para se familiarizar com sua área de prática desejada.

Já pensou em um curso à distância?
A principal vantagem do ensino à distância é que ele permite que você ajuste seu aprendizado em torno de seu trabalho e vida pessoal.

Você pode definir seu próprio ritmo de estudo. É sua decisão sobre quando e onde você estuda.

Não importa onde você mora – você pode obter um diploma de qualquer lugar.

Um curso de ensino à distância costuma ser mais acessível financeiramente do que um curso presencial.

Se você precisa se atualizar, mas não tem como fazer um curso em tempo integral, a EPD Online oferece diversos cursos à distância.

Onde quer que você esteja, é possível estudar com a EPD Online e receber o mesmo suporte que os estudantes presenciais.

Nossa equipe irá ajudá-lo com seus estudos e você pode se conectar com outros alunos via plataforma, nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.

No site da EPD online é possível também assistir a cursos e palestras de forma gratuita e mesmo assim com certificação ao final. Os temas são sempre atuais, trazendo maior conhecimento para a rotina do advogado.

Você pode encaixar seus estudos em torno do trabalho e outros compromissos e estudar em locais que são convenientes para você.

Os alunos da EPD Online podem estar à distância, mas garantimos que eles nunca se sintam isolados.

Nossa abordagem de ensino enfatiza e apoia a participação em atividades de aprendizagem.