Transferência Externa
Campanha março cursos de extensão
Reestruturação Societária
Mestrado
Pós Presencial
ENEM Presencial
Campanha março cursos de extensão
Direito de família e sucessões
1
Graduação em Direito
5
4

Blog EPD

Quais são os Concursos de Direito sem precisar da OAB

direito

Mesmo sem a OAB é possível ter futuro no direito! A dica para quem deseja ter uma carreira jurídica promissora, pode investir nos concursos. As provas possuem dificuldade considerável, provando que o candidato tem competência em assumir os cargos. Neste artigo, citaremos alguns concursos de Direito sem a OAB.

Todos os cargos disputados via concurso, são defendidos pela Constituição Federal de 88 e podem ser verificados os seguintes títulos:

Promotor;

O Promotor de Justiça, também reconhecido como Promotor Público é encarregado de representar países e acusados nos tribunais, possui uma agenda bastante preenchida. Representando diretamente o Ministério Público, também tem a função de promover julgamentos no tribunal.  

O artigo que assegura a imersão dos profissionais mediante concurso é de nº 129, explícito no parágrafo 3:

O ingresso na carreira do Ministério Público far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e observando-se, nas nomeações, a ordem de classificação.”  

Juiz;

A área cobiçada no Direito como Juiz, também pode ser conseguida via concurso público sem a OAB. O título é muito disputado devido o destaque e responsabilidade, já que fica a cargo do juiz julgar os processos.  A Lei defende tal direito no art. 93 da CF, no parágrafo 1:

“Ingresso na carreira, cujo cargo inicial será o de juiz substituto, mediante concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as fases, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e obedecendo-se, nas nomeações, à ordem de classificação.”

Fora os títulos citados, há também outras opções de concurso jurídico sem a OAB:

  • Delegado de Polícia;
  • Capitão da Polícia Militar;
  • Defensor Público;
  • Analista Judiciário;
  • Assessor Jurídico.

Mas, antes de saber qual prova escolher, é importante prestar atenção às exigências prévias, visto que mesmo não solicitando que o participante tenha o nome registrado no quadro de advogados, comumente é preciso um tempo mínimo de experiência, bem como pode haver outras premissas locais.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram