Quais são os Concursos de Direito sem precisar da OAB

·

concursos
concursos

A graduação em Direito por si só não possibilita que um profissional atue como advogado, por exemplo. Ela confere o diploma de bacharel em Direito. 

Muitos estudantes entendem que o caminho obrigatório ao final da graduação é prestar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil, porém a realidade é que esse não é o único caminho. 

O que é a OAB? 

OAB é a sigla para Ordem dos Advogados do Brasil. Ela é a representante máxima da classe dos advogados, sendo responsável pela fiscalização e orientação do exercício da advocacia no país. Ela é também responsável pelo exame que, após a aprovação, permite o exercício da profissão de advogado. 

Saiba MaisDicas de estudos para prestar o Exame da OAB 

A OAB está presente em todo o país por meio do seu Conselho federal, Conselhos seccionais e subseções. 

Essas são as leis que regulamentam a Ordem: Lei 4215/63 e Lei 8906/94 

Mas, a atuação na área do Direito é muito maior do que somente como advogado e, por isso, o tema deste artigo é falar sobre os concursos públicos que não requerem a OAB. 

Além dos concursos e da carreira de advogado, existem outras alternativas para os bacharéis em Direito, como a carreira acadêmica e a docente, por exemplo. 

Mas, afinal, quais são os concursos que não precisam de OAB? 

Antes de dar alguns exemplos de concursos, é importante salientar que os editais dos concursos públicos são sempre as melhores fontes de informação. 

Nele está tudo aquilo que é essencial saber sobre o concurso que se deseja prestar e, principalmente, sem interpretações pessoais. Ou seja, o que está escrito no edital é que vale para aquele concurso. 

Ler o edital é, então, o primeiro passo para quem quer prestar um concurso na área do Direito, ou em qualquer outra área. 

Normalmente, a informação sobre a necessidade ou não da OAB está nos requisitos. Outro fator importante de ser salientado é que a maioria dos concursos, pedindo ou não a OAB, costuma ter como requisito comprovação de experiência mínima de atuação na área. Ou seja, alguns anos de atuação no Direito. Para entender melhor sobre qual tempo e como comprovar essa atuação, busque informações nos editais, nos sites específicos de concursos públicos ou até mesmo dos órgãos para qual o concurso está sendo realizado. 

Outro detalhe importante é que o bacharel de Direito pode se candidatar em concursos que não sejam da área, mas que exigem a graduação como requisito básico. Caso o interesse não seja necessariamente atuar na área, mas, sim, conquistar uma vaga em um cargo público. 

Veja a lista dos principais cargos na área do Direito que não requerem OAB em seus concursos:  

  • Juiz 
  • Delegado de Polícia 
  • Capitão da Polícia Militar 
  • Delegado Federal 
  • Defensor Público 
  • Analista Judiciário 
  • Assessor Jurídico 
  • Auditor da Receita Federal 
  • Consultor Legislativo 
  • Escrivão da Polícia Militar 
  • Oficial da Polícia Militar 
  • Diplomata 
  • Oficial de Justiça 
  • Promotor de Justiça 
  • Técnico Judiciário do TRE 

Lembrando que existem outros cargos não mencionados na lista e que os requisitos podem mudar ao longo dos anos. Por isso, ler os editais, como já foi dito, com atenção, deve ser sempre o primeiro passo ao buscar um concurso público. 

Se você deseja fazer a graduação em Direito ou já é um graduando e vislumbra um cargo em concurso público, buscar as informações sobre os mesmos antes de iniciar os estudos é essencial. Saber bem os detalhes de cada cargo, antes de fazer a escolha sobre qual ou quais prestar, é uma boa indicação. 

Isso vai ajudar durante a preparação e os estudos e, também, na escolha de qual cargo se encaixa mais nas suas pretensões profissionais. 

Os cargos, mesmo sendo na área do Direito, variam muito na forma ade atuação, benefícios, localidades e outros aspectos e, por isso, a escolha deve ser feita com atenção e cuidado. 

O que achou dessa lista de concursos de Direito sem precisar de OAB? Escreva nos comentários. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *