Qual é limite de tempo saudável para se dedicar aos estudos?

·

estudante-monografia

O advogado é um profissional que exige constante estudo e atualização sobre as novas legislações e dos entendimentos de jurisprudência. Geralmente, quando falamos em estudo intenso, algumas pessoas logo pensam no famoso estereotipo de pessoas cansadas, virando a noite sobre os livros, apostilas ou aulas.

Estudar sem um limite não é saudável e faz mal. Se possui demandas que exigem muitas horas de estudo para elaborar peças processuais ou cumprir as diligências, reflita e pense qual é o seu limite nos tópicos abaixo:

Descubra seu ritmo
É necessário ter em mente que cada pessoa possui um ritmo diferente, além dos horários que se sentem melhor para estudar. Então, não se compare com os outros e pense qual é a melhor opção pra você. Faça testes em horários diferentes.

Planos de Estudo
Se você, constantemente, se depara com novas demanda toda a semana, pare e analise o volume de textos que deve encarar nos próximos dias. Dessa forma, é possível elaborar um plano de estudos semanal ou, se preferir, quinzenal. Separe o material por assuntos e pelo tempo que terá disponível para cada um, sem se sobrecarregar.

Limite de Concentração
É verdade que cada pessoa funciona de um jeito. Nem todo mundo consegue estudar mais de 10 horas de estudos, sem intervalos. A maioria das pessoas, quando estudam muitas horas por dia, acabam tendo pouco rendimento, pois vão perdendo a concentração.

Observe quanto tempo consegue manter a concentração e estipule período. Após isso, faça uma pausa de no máximo 15 minutos. Aproveite esse tempo para se alimentar ou beber bastante água.

Se perceber que está chegando ao ponto de ficar estressado, pare e continue sua rotina. Deixe os nervos se acalmar e continue o estudo em uma outra hora.

Tenha em mente que o equilíbrio é a chave para garantir uma boa maratona de estudos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *