Quer aprender a falar melhor em público?

·

falar-melhor-em-publico
pessoa-treinando-fala-melhor-em-publico

A área do Direito é uma área na qual os profissionais precisam, em sua maioria, falar bem em público. 

Isso porque a maior parte dos cargos dentro dessa área têm, como parte de suas funções, atividades que requerem se dirigirem a uma, podemos dizer, plateia. 

É o caso de advogados, juízes, promotores, delegados e outros. 

E se você, estudante de Direito, sente que precisa aprender a falar melhor em público, saiba que essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida e, até mesmo, sem ajuda profissional. 

Existem muitos cursos de oratória, que ajudam muitos profissionais a falarem melhor em público. Porém, se você quer iniciar esse processo por conta própria, separamos algumas dicas simples, mas que vão fazer grande diferença. 

Veja essas dicas e comece a colocar em prática 

  • Domine o assunto 

Essa dica pode parecer óbvia, porém a realidade é que muitos estudantes e profissionais não dominam, de fato, os assuntos que vão falar e, com isso, acabam cometendo deslizes que os deixam inseguros e isso tudo acaba gerando a dificuldade em falar em público. 

Ter o conhecimento bem solidificado sobre o assunto é essencial para se sair bem, principalmente se, em algum momento, você for questionado pelo público. 

  • Faça um roteiro 

Elaborar um roteiro com um passo-a-passo do que você planeja falar é importante. O roteiro ajuda não só no momento da apresentação, trazendo a dica necessária caso esqueça algo, como nos momentos de treino. 

  • Treine em voz alta 

Treinar é essencial. Ninguém fica bom em alguma coisa na qual não treinou muito. Acredite, isso não serve só para os esportes, como muitos pensam. 

E, nesses momentos de treino, usar o roteiro como guia colabora muito, tanto para o foco quanto para organizar o pensamento e a apresentação. 

  • Interaja com a plateia 

Não transforme sua apresentação em um monólogo no qual parece que você está simplesmente despejando frases decoradas. 

A interação com a plateia, por meio de perguntas, olhares, humor, faz com que se sinta mais tranquilo e acolhido e a plateia se conecte mais ao tema e a você. 

  • Respire 

Outra dica que parece que não precisa ser dada, mas que é essencial. Quando estamos muito concentrados e nervosos, acabamos esquecendo do básico que é respirar. Com isso, você se sente mais nervoso e com mais dificuldade em falar. 

A respiração ajuda a acalmar e a nos trazer para o nosso “centro”. 

  • Observe sua linguagem corporal 

A linguagem corporal fala, literalmente, mais que mil palavras e, com isso, prestar atenção ao que se fala com o corpo é tão essencial quanto dominar o assunto. 

Isso porque os gestos, olhares e feições transmitem ideias e sensações, fazendo com que, muitas vezes, crie no ouvinte uma ideia adversa da que as palavras estão dizendo. 

Existem muitos livros sobre linguagem corporal e estudá-los certamente é um diferencial. 

  • Aprenda técnicas de persuasão 

Persuasão é uma ferramenta importante de comunicação. Persuadir não é enganar, mas, sim, utilizar-se das estratégias corretas para gerar o convencimento daquele que escuta. 

É uma ferramenta essencial para os estudantes/profissionais do Direito conhecerem. 

Como uma dica extra importante, podemos falar que flexibilidade é uma característica importante de um bom orador. 

É importante ser flexível e adaptável para ter uma boa performance em público, pois muitas são as variáveis que existem durante uma apresentação em público e saber se adaptar a elas é o que torna alguém bom em falar em público. 

Além de todas essas dicas, é essencial estar disposto e aberto a aprender com cada público e se manter sempre em treinamento. Quanto mais se fala em público, mais se adquire confiança e habilidade e melhor orador se torna. 

Gostou das dicas? Para se manter sempre atualizado, continue acompanhando o blog e as redes sociais da EPD. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *