Quer se tornar tabelião?

·

imagem-de-um-tabeliao
imagem-de-um-tabeliao

Muitos são as carreiras e cargos dentro da área do Direito e conhecer um pouco mais sobre cada um deles é essencial para escolher qual deles seguir.

É muito comum que os estudantes durante o curso de graduação em Direito comecem seus estágio e com isso e já vão definindo os caminhos que irão seguir. 

Saiba mais: Saiba mais sobre as matérias do curso de Direito

Na área jurídica, existem diversas carreiras que abrangem diferentes aspectos do sistema legal. Algumas das principais carreiras são:

  • Advogado: Representa e defende os interesses de clientes perante tribunais, oferece aconselhamento jurídico e prepara documentos legais.
  • Juiz: Responsável por interpretar e aplicar a lei em tribunais, decidindo sobre casos judiciais e garantindo a justiça.
  • Promotor de Justiça: Atua na acusação em processos criminais, representando o Estado contra o réu.
  • Defensor Público: Oferece assistência jurídica gratuita para pessoas que não podem pagar por serviços advocatícios, garantindo o acesso à justiça.
  • Delegado de Polícia: Investiga crimes, conduz inquéritos policiais e coordena operações policiais.
  • Perito Forense: Analisa evidências físicas, como DNA, impressões digitais e documentos, para fornecer provas em investigações criminais.
  • Árbitro: Resolve disputas fora do sistema judicial tradicional, sendo escolhido pelas partes para tomar decisões vinculativas.
  • Consultor Jurídico: Oferece aconselhamento jurídico a empresas ou organizações para garantir conformidade com as leis.
  • Professor de Direito: Educa futuros profissionais do direito, lecionando em faculdades e universidades.

Essas são apenas algumas das diversas carreiras disponíveis na área jurídica, cada uma desempenhando um papel fundamental na administração da justiça e na manutenção do Estado de Direito. 

Entre um dos cargos mais cobiçados pelos bacharéis em Direito está o de tabelião, que não citamos acima. pois é o enfoque deste artigo

O que é um tabelião?

Tabelião: é um profissional do direito aprovado em rigoroso e democrático concurso público de provas e títulos realizado pelo Poder Judiciário, a quem o Poder Público delega a função de escrever em suas notas, em linguagem jurídica precisa, a vontade das partes.

Para prestar o concurso em busca de ser aprovado na vaga de tabelião, é necessário:

  • Ser bacharel em direito ou ter completado dez anos de exercício de função;
  • Possuir a nacionalidade brasileira, e estar em pleno exercício dos direitos civis e políticos;
  • Estar quite com as obrigações do serviço militar (se do sexo masculino);
  • Ter aptidão física e mental para exercício das atribuições e não possuir antecedentes criminais e cíveis.

O concurso possui cinco etapas:

·        Prova objetiva;

·        Prova escrita e prática;

·        Prova oral;

·        Comprovação dos requisitos;

·        Exame de títulos.

Passadas essas etapas, é realizada uma avaliação de conduta (apresentação de documentos que comprovam aptidão física, psicológica, moral, além de exames neuropsiquiátrico, psicotécnico e de personalidade).

Essas informações dadas acima se referem ao concurso público de provas e títulos e não ao de remoção.

Art. 16. As vagas serão preenchidas alternadamente, duas terças partes por concurso público de provas e títulos e uma terça parte por meio de remoção, mediante concurso de títulos, não se permitindo que qualquer serventia notarial ou de registro fique vaga, sem abertura de concurso de provimento inicial ou de remoção, por mais de seis meses. 

As principais disciplinas pedidas no concurso são: Registros Públicos; Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direito Tributário; Direito Civil; Direito Processual Civil; Direito Penal; Direito Processual Penal; Direito Comercial/Empresarial; Conhecimentos Gerais; Língua Portuguesa

Quais as atribuições de um tabelião?

De acordo com a  LEI Nº 8.935, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1994, conhecida como leis dos cartórios, essas são as principais atribuições:

Art. 7º Aos tabeliães de notas compete com exclusividade:

     I – lavrar escrituras e procurações públicas;

     II – lavrar testamentos públicos e aprovar os cerrados;

     III – lavrar atas notariais;

     IV – reconhecer firmas;

     V – autenticar cópias.

Importante falar que a prestação de serviço nos cartórios é de caráter particular, apesar do trabalho realizado por eles ser de caráter público. A prestação desse serviço é feita por um particular, o tabelião.

A remuneração do tabelião varia de acordo com o lucro líquido das serventias. Em 2020, uma pesquisa realizada nos cartórios do Brasil registrou uma média geral de R$100.000,00 mensais. Lembrando que isso é uma média geral do país como um todo e com isso certamente nas localidades com uma maior número de habitantes os valores são maiores do que as com menos.

Esse certamente é um dos motivos que fazem com que muitos bacharéis de Direito busquem esse tipo de concurso.

Se você se interessou pelo cargo, busque mais informações sobre o concurso e bons estudos.

E falando em estudos…

Muitos estudantes optam por realizarem pós-graduação nas áreas que são mais requisitadas nos concursos com o objetivo de se aprofundarem, já que na graduação não é possível esse aprofundamento na grande parte das disciplinas.

Saiba mais: Como se preparar para concursos públicos

Veja as opções de cursos de pós que  a EPD oferece dentre as principais que fazem parte da prova de tabelião:

Acesse o site para conhecer melhor cada um dos cursos e ver qual ou quais deles se encaixa melhor aos seus objetivos profissionais.

Dicas para se preparar para o concurso

Preparar-se para um concurso de tabelião exige dedicação e um plano de estudos estratégico. Aqui estão algumas dicas para ajudar na sua preparação:

  • Entenda o Edital

Leia cuidadosamente o edital do concurso para entender os requisitos, o conteúdo programático e a estrutura da prova.

  • Material de Estudo

Utilize materiais específicos para concursos de tabelião, como livros, apostilas e legislação atualizada.

  • Cronograma de Estudos

Elabore um cronograma realista e organizado, distribuindo o tempo de estudo de acordo com as disciplinas do edital.

  • Foco nas Disciplinas Específicas

Dê atenção especial às disciplinas específicas do cargo, como Direito Notarial e Registral, Legislação Notarial, Direito Civil, Direito Constitucional, entre outras.

  • Resolução de Questões

Pratique resolvendo questões de provas anteriores e simulados para se familiarizar com o estilo da prova e identificar as áreas que precisam de mais atenção.

  • Revisões Periódicas

Faça revisões periódicas do conteúdo estudado para reforçar o aprendizado e ajudar a memorização.

  • Aprofunde-se em Jurisprudência

Conheça a jurisprudência relacionada aos temas do concurso, pois isso pode enriquecer suas respostas e argumentações.

  • Participe de Cursos e Palestras

Se possível, participe de cursos preparatórios e palestras sobre temas relevantes, o que pode proporcionar uma compreensão mais aprofundada e atualizada.

  • Simulações de Prova Oral

Se houver fase oral no concurso, treine com simulações de entrevistas e apresentações, procurando desenvolver habilidades de comunicação e expressão oral.

  • Cuide da Saúde Mental

Reserve tempo para atividades de relaxamento e cuidado com a saúde mental. O equilíbrio emocional é fundamental durante o período de preparação.

  • Acompanhe Editais de Concursos Anteriores

Analise os editais de concursos anteriores para entender o perfil das provas e ajustar sua preparação de acordo.

  • Networking:

Participe de grupos de estudo ou fóruns online, onde é possível trocar informações e experiências com outros candidatos.

Lembre-se de que a consistência e a disciplina são cruciais durante o processo de preparação. Adaptar essas dicas às suas necessidades individuais com certeza contribui para uma preparação mais eficiente e focada.

E para conhecer outras carreiras na área do Direito leia estes artigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma resposta para “Quer se tornar tabelião?”

  1. […] Como se tornar Procurador da República Quais são os passos para chegar ao cargo de juiz Já pensou em ingressar na Defensoria Pública? Quer se tornar tabelião? […]