Redes Sociais e o Mercado de Trabalho

·

profissional-mexendo-no-celular-e-vendo-suas-redes-sociais
profissional-olhando-no-celular-suas-redes-sociais

As redes sociais estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano e fazendo assim com que se tornem parte da nossa identidade na internet. Algumas delas são focadas, exclusivamente, para o ambiente profissional, outras tem como objetivos compartilhar momentos, fotos, vídeos opiniões e/ou pensamentos com aqueles que o seguem.

Essas ferramentas acabam se tornando uma “vitrine pessoal”, podendo melhorar inclusive, a imagem no mercado de trabalho, ou em alguns casos prejudicá-la. Isso, devido ao fato de que muitas empresas utilizam as redes sociais como forma de avaliar e analisar as condutas dos profissionais.

Essa análise é feita tanto no momento da contratação, quanto no decorrer do contrato de trabalho. A atenção com o que se coloca nas redes deve então ser redobrada. 

Postagem em redes sociais pode gerar justa causa?

A resposta para essa pergunta que muitos profissionais fazem, não tem sim, nem não. Porém, como já diz o ditado antigo…o seguro morreu de velho..

“…não se está a afirmar que, via de regra, a postagem em redes sociais pode ensejar na dispensa por justa causa, tampouco se está pretendendo negar a liberdade de expressão do trabalhador que possui redes sociais. O que realmente importa é estabelecer limites, sobretudo para que eventuais postagens não possam ofender imagem e a honra de outros colegas de trabalho ou do próprio empregador (pessoa física ou pessoa jurídica) e, de igual sorte, não violem normas éticas das empresas como, por exemplo, a realização de postagem no horário de trabalho ou exposição da imagem da empresa sem autorização.”

Saiba mais: Posso falar o que quiser no meu perfil nas redes sociais?

Como usar as redes sociais da melhor forma?

Pensando em tudo que já foi dito, entrevistamos Fernando Ramos que há muitos anos vem, se especializando em carreiras profissionais de TI e como analista de redes sociais.

1- Fernando, qual a importância de uma rede social em questões profissionais?

Atualmente, a rede social é fundamental para a consolidação de uma carreira profissional, pois é por meio das redes que conseguimos nos manter mais próximos das melhores oportunidades do mercado, estreitando relacionamento com outros profissionais (Networking) e é onde podemos estar sempre em constante atualização das informações sobre a nossa carreira.

2- Qual o cuidado deve-se ter com as redes sociais, seja para o ambiente profissional ou para conseguir um novo emprego?

Quando nos dispomos a entrar numa rede social, permitimos, de certa forma, a “invasão de nossa privacidade”.

É extremamente importante que sejamos mais contidos em disponibilizar nas redes sociais informações de cunho pessoal, como por exemplo: informações bancárias, dados de documentos pessoais, etc. Pois, esses dados podem ser utilizados por pessoas de má índole e que usam a rede justamente com o objetivo de tirar proveito de terceiros.  Estes são cuidados que devemos manter tanto no âmbito profissional quanto pessoal.

Agora, se você está procurando um novo emprego pelas redes, seja cordial com o entrevistador/headhunter, respondendo suas perguntas sempre direcionando para questões de cunho profissional, tentando sempre que possível marcar uma entrevista presencial no qual você poderá explanar melhor suas experiências, objetivos e expectativas, assim como conhecer melhor a empresa.

3- As empresas costumam verificar as redes sociais do candidato antes de contratá-lo?

Sim, hoje a maioria das empresas costuma acessar as redes sociais para verificar e validar um determinado perfil de colaborador. Existem diversas redes sociais voltadas para o mercado de trabalho, a mais utilizada por recrutadores e profissionais de mercado, sem dúvida é o Linkedin. 

Essa rede é utilizada para a divulgação do currículo, projetos realizados, networking, grupos específicos para troca de conhecimentos, recomendações sobre o desempenho dos profissionais, entre outros.

Ou seja, é uma rede social voltada para o mercado corporativo, e é através do serviço de recomendações que se costuma verificar melhor o perfil do candidato, analisando, por exemplo:

– Quem recomendou o candidato?

– Qual é o tipo de recomendação que ele recebeu?

– Qual é a quantidade de recomendações que ele recebeu?

Dessa forma, a empresa consegue ter uma visibilidade maior e verdadeira da atuação e trajetória do profissional e não somente se basear no currículo.

Isso é bom para ambos (empresas e candidatos).

O Facebook e o Instagram, também são utilizados, porém em menor profundidade, apenas para validar o perfil pessoal do candidato, se este possui um bom relacionamento com os familiares, avaliar a forma com que ele se expressa em seus comentários, se participa de debates preconceituosos ou racistas, como verbaliza com as outras pessoas, entre outros exemplos.

4- Quais são os principais erros que as pessoas cometem nas redes sociais quando falamos sobre o mercado de trabalho e ambiente profissional?

Eventualmente, todos acabam cometendo erros, o que precisamos é estar sempre atentos.

Por exemplo, se a política de conteúdo de internet da empresa em que você trabalha disponibiliza o acesso às redes sociais, isso significa que ela acredita que seus empregados possuem bom senso no momento da utilização. Se precisar acessar a rede para tirar uma dúvida com outro profissional ou outra necessidade, seja coerente e realize o acesso somente o mínimo necessário. Tenha foco em suas atividades profissionais e entregas.

5- Quais as principais redes sociais para procurar um novo emprego? E como mantê-las atualizadas?

Conforme mencionei, eu sugiro o Linkedin, lançado em 2002, é uma rede social direcionada para o mercado de trabalho e está em constante atualização.

Essa rede proporciona na para quem está recrutando e para quem está procurando um emprego diversos serviços e ferramentas interativas, sempre com o foco no mercado de trabalho.

Mantê-lo atualizado com certeza ajudará o profissional a alavancar sua carreira, propiciar um bom networking além de se manter inteirado com os acontecimentos do seu segmento de trabalho.

Reserve um tempo do seu dia, nem que seja uma hora, para atualizar e interagir com a rede social. Estar conectado a elas faz parte de nossa atual realidade. Usando da melhor forma, as redes sociais trazem muitos benefícios.

Gostou desse conteúdo? Conheça nossas redes sociais e leia muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *