Sabe o que é Legal Design e Visual Law?

·

sabe-o-que-e-legal-design-e-visual-law
sabe-o-que-e-legal-design-e-visual-law

Já ouviu falar sobre Legal Design e Visual Law? Esses dois conceitos são relativamente novos — vêm sendo discutidos há cerca de dez anos —, mas têm ganhado cada vez mais protagonismo no modo como a advocacia se apresenta não só aos seus pares internamente, como também aos clientes no mercado.

As áreas jurídicas, por natureza, se transformam a todo o momento. Com o crescimento exponencial de tecnologias e o acesso a mais ferramentas virtuais, os meios de operar o Direito ganham novos componentes de forma ainda mais célere.

As relações sociais e profissionais hoje estão cada vez mais inseridas no âmbito online, e os escritórios de advocacia passam pela necessidade de se adaptar a uma comunicação mais atrativa, que, para se destacar nos canais atuais de interação, precisa chamar atenção.

Com isso, entra em cena o marketing jurídico, antes visto até como um tabu dentro do ramo, além de saírem do jogo os longos textos, maçantes e que abusam do juridiquês.

Para atingir clientes, principalmente, foram desenvolvidos os conceitos de Legal Design e Visual Law, que hoje ganham força e já fazem parte do mercado jurídico.

Legal Design
O Direito carrega uma linguagem bastante complexa, com termos que podem misturar idiomas como o latim, por exemplo, além da parte técnica, de difícil compreensão para os leigos.

E clientes, de modo geral, são pessoas leigas na área que buscam um profissional qualificado para ajudá-las com informação antes mesmo de qualquer papel em ações e/ou processos.

O Legal Design surge, então, para aproximar advogado e cliente com uma comunicação mais objetiva, simplificada e, sobretudo, mais atrativa. Em síntese, serve para trazer ao Direito a já popular experiência do usuário

Ao tornar o conteúdo menos textual e mais interativo, os profissionais do Direito conseguem mais resultados no mercado de trabalho, tornando maior o interesse das pessoas e tornando mais fácil o entendimento em peças, petições, contratos, documentos diversos e, principalmente, propostas de negócios.

A estratégia pode ser aplicada também em processos internos de escritórios e empresas para dar personalização aos serviços e otimizar a operação.

O Legal Design, geralmente (não há regra engessada), pode ser instaurado em três etapas:

1. A constatação de que ele deve ser aplicado em processos internos e externos para trazer novas soluções e oportunidades;

2. A etapa de planejamento, na qual pode ser usado, por exemplo, elementos do Design Thinking (organização do processo criativo), entre outros;

3. A aplicação, de fato, de elementos gráficos e visuais nos conteúdos por parte dos advogados ao lado de profissionais especialistas em design e direção de arte. É nessa etapa, inclusive, que entra o papel do Visual Law…

Visual Law
Se o Legal Design é a ideia de ter um processo mais atrativo e assertivo que atenda às tendências da comunicação atual, o Visual Law é considerado como um dos processos para alcançar esse objetivo.

É por meio das estratégias de Visual Law que os elementos visuais serão inseridos dentro do conteúdo (seja ele mais técnico ou comercial) para dar vida a essa nova linguagem por meio de inovação e ideias, pode se dizer, mais “artísticas”.

Os recursos para tanto são diversos e podem incluir: imagens estáticas, animações gráficas, vídeos, infográficos, QR Codes, criação de jogos (gamificação), quizzes, mapas e o que a criatividade permitir aplicar.

Esses formatos geram uma série de novos caminhos para se apresentar propostas a clientes, para elaborar conteúdos internos (institucionais ou de endomarketing), além de abrir as portas para o marketing jurídico, já mencionado no começo do texto e um diferencial e tanto atualmente no mercado.

Colabore com o debate
Como tratam-se de termos e conceitos contemporâneos, é natural que as definições ainda não sejam concretas e possam ser moldadas à medida em que são aplicadas na prática no cotidiano da advocacia.

Por isso, é fundamental que os profissionais da área construam uma discussão em torno do tema.

Você já ouviu falar de Legal Design e Visual Law? Tem usado eles no dia a dia no escritório? Se sim, teve resultados relevantes?

Compartilhe suas impressões nos comentários e siga o Blog e as redes sociais da EPD para ver mais conteúdo do universo do Direito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma resposta para “Sabe o que é Legal Design e Visual Law?”

  1. […] Direito Digital é uma realidade, assim como a modernização dos processos de cartórios e o legal design e visual law, por […]