Saiba mais sobre a Pós-Graduação em Direito Digital

·

imagem-fazendo-alusao-ao-direito-digital
imagem-fazendo-alusao-ao-direito-digital

Não há dúvidas de que o Direito Digital está entre as áreas jurídicas com mais oportunidades para advogados no mercado de trabalho nos dias atuais.
Com os avanços exponenciais da tecnologia, de sites, lojas online, plataformas e aplicativos, as relações sociais e profissionais no meio virtual só crescem e vão aumentando, por consequência, a demanda por operadores do Direito devidamente capacitados para atuar nas regulações legais.

O mercado de trabalho para advogados especialistas em Direito Digital

O mercado de trabalho para profissionais que se especializam nessa área tem crescido, como já dito, significativamente nos últimos anos, impulsionado pelo aumento do uso e por consequencia dependência da tecnologia em todas as esferas da sociedade. O Direito Digital, também conhecido como Direito da Tecnologia da Informação ou Direito da Internet, refere-se ao conjunto de normas jurídicas que tem como objetivo regular as relações sociais mediadas por tecnologias da informação e comunicação.

Com o avanço tecnológico em diversos setores, surgem também novos desafios legais e questões éticas relacionadas à privacidade, proteção de dados, crimes cibernéticos, propriedade intelectual, comércio eletrônico, entre outros tantos, Toda essa demanda cria uma procura crescente por profissionais especializados capazes de lidar com essas complexidades legais.

Com isso, os advogados especializados em Direito Digital podem encontrar oportunidades de atuação em setores, incluindo empresas de tecnologia, empresas de telecomunicações, escritórios de advocacia, agências governamentais, organizações sem fins lucrativos e também  como consultores independentes.

Algumas das áreas específicas em que os advogados de Direito Digital podem atuar incluem:

  • Proteção de Dados e Privacidade: Assessoramento de empresas na coleta, armazenamento e uso de dados pessoais em conformidade com regulamentações com a LGPD.
  • Segurança Cibernética e Crimes Digitais: Representação de clientes em casos de crimes cibernéticos, como hacking, phishing, fraude online, difamação digital, entre outros, e colaboração na implementação de medidas de segurança para prevenir violações de dados.
  • Propriedade Intelectual e Direitos Autorais: Proteção  dos direitos de propriedade intelectual de clientes, incluindo patentes, marcas registradas, direitos autorais e segredos comerciais, especialmente no contexto da internet e das novas tecnologias.
  • Compliance e Regulamentação: Orientação às empresas com relação a conformidade com regulamentações específicas da indústria, leis de comércio eletrônico, leis de publicidade online e outras leis relacionadas à tecnologia.
  • Litígios Digitais: Representação de clientes em litígios relacionados a questões digitais, como, por exemplo, disputas contratuais online, responsabilidade por conteúdo gerado pelo usuário, violações de privacidade e outros litígios relacionados à tecnologia.

Para se destacar nesse campo, os advogados devem manter-se atualizados com as rápidas mudanças na tecnologia e na legislação, desenvolver habilidades especializadas em análise de dados, segurança cibernética e resolução de conflitos online, além de demonstrar capacidade de pensar de forma estratégica visando proteger os interesses de seus clientes em um ambiente digital em constante evolução.

A Pós-Graduação da EPD em Direito Digital

Como uma instituição referência no ensino jurídico e que respira o Direito diariamente, a Escola Paulista de Direito não só acompanha essa tendência, como também oferece um dos melhores cursos de Pós-Graduação na área, com coordenação de professores de renome em todo o país.
Conheça mais detalhes do curso abaixo.

Sempre pensando de forma inovadora, visando acompanhar as mais relevantes tendências jurídicas diante da revolução tecnológica, a EPD, de forma pioneira no País, lançou o curso de Pós Graduação em Direito Digital.
O Curso, anteriormente denominado MBA em Direito Eletrônico, foi atualizado para oportunizar aos alunos conhecimento para atuação em uma área nova, multidisciplinar e obrigatória diante da era digital que presenciamos.
O Direito não pode negar as consequências dos atos e fatos jurídicos decorrentes do intenso uso das novas tecnologias. Dependemos desse mundo novo e nele interagimos, sem fronteiras.
Leis aplicáveis, extra-territorialidade, Marco Civil da Internet, Lei de Crimes Informáticos, Lei Geral de Proteção de Dados, Propriedade Intelectual, Aspectos Jurídicos da Segurança da Informação, Regulação da Inteligência Artificial, Provas Eletrônicas e Perícia Digitais são apenas alguns dos importantes temas que integram o curso.
A compreensão das tecnologias, técnicas, normas e metodologias para a implantação, o uso e a manutenção de novos negócios, projetos e atividades na era da informação, em conformidade com os padrões jurídicos aceitos e utilizados atualmente, propiciará aos profissionais da área do Direito, Compliance, Segurança da Informação e Tecnologia da Informação conhecimento para avaliar e discutir um conjunto amplo de técnicas, ferramentas e metodologias que permitirão desenvolver habilidades para identificar, avaliar, gerir e mitigar riscos.
A estrutura do curso é compatível com as modernas tendências acadêmicas, nacionais e internacionais, na esfera do Direito Digital, e proporcionará aos seus participantes uma ampla interação e acompanhamento em relação às iniciativas decorrentes de tecnologias.
A Pós-Graduação é indicada para Advogados, Magistrados, Promotores de Justiça, Delegados de Polícia e Procuradores; Profissionais da área de Compliance, Governança, Auditoria e Riscos, Segurança e Tecnologia da Informação; Consultores, Gestores Corporativos e demais profissionais que atuam em assuntos que envolvam a Tecnologia e Direito.
O curso conta com 3 módulos, que somam o total de 360 horas de atividades, em até 18 meses de aulas e estudos. 

As disciplinas estudadas são as seguintes:

  • Módulo 1- ELEMENTOS DO DIREITO DIGITAL

Direito digital, proteção de dados, inteligência artificial e a constituição federal, Direito digital, proteção de dados, inteligência artificial e a constituição federal, A responsabilidade civil na internet e contratos, Crimes eletrônicos

  • Módulo 2- DIREITO DIGITAL APLICADO

LGPD – teoria e prática, Regulação dos provedores de aplicação de internet, Propriedade intelectual nas mídias digitais, Questões tributárias no direito digital

  • Módulo 3- TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TIC, evidências digitais e métodos de investigação de ilícitos cibernéticos, Ethical Hacking, Blockchain, Big data, IA e IOT

A coordenação é dos professores Renato Opice Blum e Camila do Vale Jimene, nomes referência tanto no mercado de trabalho na área como dentro do âmbito acadêmico do Direito.
Para ver o conteúdo programático completo e se inscrever agora mesmo, acesse o site da EPD por aqui e garanta a sua vaga. Siga também acompanhando o Blog e as redes sociais da instituição para ver mais textos do universo jurídico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 respostas para “Saiba mais sobre a Pós-Graduação em Direito Digital”

  1. […] Saiba mais sobre a Pós-Graduação em Direito Digital Conhece a Pós-Graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde? Saiba mais sobre a Pós-Graduação em Direito Sistêmico Por que fazer uma pós-graduação em Direito Contratual? […]

  2. […] Saiba mais sobre a Pós-Graduação em Direito Digital Conheça a pós em Direito previdenciário e do trabalho para gestão de pessoas […]