,

Saiba qual a diferença entre diploma e certificado

diploma

Diploma e certificado são documentos que comprovam a formação superior e servem como porta de entrada no mercado de trabalho. Mas você sabe qual a diferença entre esses documentos?

diploma é um documento formal emitido por instituições de ensino com cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação) que tornam o titular habilitado ao exercício de uma profissão e possuem validade nacional. São emitidos para comprovar a conclusão em cursos de graduação; bacharelado, licenciatura e tecnologia, e de pós-graduação stricto sensu; mestrado e doutorado.

Para saber se um diploma é reconhecido pelo MEC pesquise a instituição no site do e-MEC. A principal vantagem do diploma é o direito de ingressar em um curso de pós-graduação ou mestrado.

Já o certificado é um documento concedido que atesta que seu titular participou de algum evento, como conferência, congresso, simpósio, ciclo de estudos, palestras, entre outros.  O certificado é registrado na própria instituição que o emitiu, porém não necessitam de regulamentação em um órgão específico.

Por exemplo, ao concluir um curso de Economia em nível de pós-graduação, o aluno recebe um certificado de conclusão de curso que será emitido pela própria instituição de ensino ou por uma outra conveniada. Esse certificado não tem necessidade de ser registrado no MEC.

O certificado de conclusão de curso é emitido também em caráter provisório, em casos de conclusão de cursos reconhecidos, com diploma ainda a emitir.

Tem diferença entre o certificado de um curso presencial e a distância?

Como o EAD também é reconhecido pelo MEC, não há diferença nos certificados emitidos pelos cursos presenciais ou a distância, ou seja, ambos têm a mesma validade. Além disso, no certificado não é especificado qual foi a modalidade em que o curso foi concluído.

Vantagens de se fazer uma pós-graduação a distância

Os cursos a distância é um módulo de ensino muito procurada por profissionais precisam conciliar os estudos com a vida profissional. Acontece que os cursos online podem ser acessados em qualquer lugar e em qualquer horário, promovendo maior flexibilidade nos estudos.

Além disso, os cursos online são mais acessíveis, já que aluno não precisa se desgastar com deslocamento, gerenciando seus estudos no conforto de sua casa. O gerenciamento do tempo e autonomia nos estudos também fazem parte das vantagens oferecido pelos cursos a distância.