STF ganha iluminação em referência ao Outubro Rosa

STF ganha iluminação em referência ao Outubro Rosa

O STF — Supremo Tribunal Federal — ganhou uma nova iluminação na cor rosa em referência à campanha do Outubro Rosa, que traz à tona a conscientização acerca do combate ao câncer de mama. O objetivo é que as luzes fiquem fixas no prédio até o fim do mês.

Outubro Rosa

O mês de outubro foi o escolhido para uma campanha abrangente no combate ao câncer de mama, o que mais atinge pessoas no mundo, com 2,26 milhões de casos identificados em 2020, de acordo com a OMS — Organização Mundial da Saúde.

O principal objetivo é incentivar mulheres a realizar exames frequentes, já que a doença, se diagnosticada precocemente, chega a ter 95% de chance de cura. No Brasil, as campanhas acontecem desde 2002, mas apenas em 2018 o projeto virou lei federal. Atualmente, a movimentação em torno do tema cresceu bastante, com maior volume de conteúdo nas redes sociais e na imprensa.

História

O assunto passou a ficar em evidência no começo dos anos 1990, nos Estados Unidos, com a Corrida pela Cura, evento realizado na cidade de Nova Iorque que se tornou anual. Mais para o final da década, em 1997, outras cidades também começaram a fazer coro e promover atividades ligadas à conscientização, e o mês de Outubro foi, então, escolhido para ações mais explícitas, se expandindo ao longo do tempo para praticamente o mundo todo.

Gostou dessa notícia? Compartilhe com os amigos, continue acompanhando o Blog EPD e siga nossas redes sociais.