Transferência Externa
Campanha março cursos de extensão
Reestruturação Societária
Mestrado
Pós Presencial
ENEM Presencial
Campanha março cursos de extensão
Direito de família e sucessões
1
Graduação em Direito
5
4

Blog EPD

Tecnologias Exponenciais na Advocacia

Direito e tecnologia já andam lado a lado há algum tempo e, agora, processos vêm sendo acelerados com o desenvolvimento exponencial de ferramentas digitais, que otimizam a operação nos escritórios e tribunais e facilitam a vida dos profissionais do universo jurídico. Se você ainda não está totalmente familiarizado com o assunto, confira um breve resumo do tema abaixo.

Linear x Exponencial

De forma geral — e um tanto rasa —, linear é tudo aquilo que cresce de maneira fixa, em linha reta, com adições e metas que não variam. Crescimento exponencial, por sua vez, envolve variáveis mais complexas, não necessariamente constantes e que não seguem uma regra engessada, podendo tomar proporções diferentes e maiores ao longo do caminho.

Durante os muitos milhares de anos de existência do ser humano, nossa evolução foi, na grande maioria desse período, linear, à medida em que os avanços sociais e como espécie se davam de forma pragmática e, de certa forma, bastante lentos.

Da metade do século XIX em diante, porém, a linearidade ficou para trás, e a sociedade, em todas as suas frentes, passou a ver mudanças exponenciais. O que exatamente aconteceu para essa troca na forma de progredir? A Revolução Industrial deu as caras e, como consequência, a tecnologia “nasceu” de fato…

Tecnologias Exponenciais na Advocacia

A tecnologia é um prato cheio para o crescimento exponencial, já que é carregada de vertentes, influências, novas descobertas e possibilidades praticamente infinitas. Tecnologia exponencial, portanto, são ferramentas que impactam diretamente na vida, seja no âmbito pessoal ou no mercado de trabalho.

No mercado, essas novas soluções aparecem o tempo todo, sempre trazendo serviços mais eficientes e confortáveis do que aqueles que já eram utilizados nos processos e operações. Por serem justamente exponenciais, essas soluções surgem de maneira rápida e frequente, otimizando tudo o que é possível e deixando a porta aberta para novas resoluções e formatos.

Um dos principais exemplos de tecnologia exponencial atualmente é a Inteligência Artificial, que já está presente no cotidiano das empresas e ainda tem margem para inúmeros desenvolvimentos e novidades que devem surgir ao longo dos próximos anos, inclusive com alguns protótipos de robôs “humanos” já sendo divulgados pela mídia.

Aplicação no Direito

Como parte do mercado de trabalho, a advocacia, nas últimas duas décadas, vem se adaptando para acompanhar tendências tecnológicas e operacionais. Se o Direito antes era menos dependente do digital, hoje é impossível pensar nele sem a colaboração de processos digitalizados, principalmente no que diz respeito a tarefas burocráticas, repetitivas e que eram realizadas de maneira manual até pouco tempo atrás.

Há ainda um longo caminho a ser percorrido no Brasil nesse sentido, já que automações e ciências de dados no âmbito jurídico, público e privado, ainda engatinham, mesmo com a Lei do Processo Eletrônico (nº 11.419/06) em vigor. A pandemia, porém, acelerou esse cenário, com a realização de audiências por videoconferências, utilização de programas de áudios e mensagens e outros mecanismos que somam para ações mais céleres e práticas.

Com esse atalho criado pelo isolamento social “forçado”, é bem provável que os avanços sejam mais significativos nos próximos anos, com as tecnologias exponenciais fazendo parte de vez dos escritórios e tribunais pelo país todo, como já vem acontecendo, por exemplo, com o Manifesto Ágil e o Scrum.

Como está a sua relação com a tecnologia atualmente? Deixe nos comentários e, se o assunto lhe interessa, acompanhe os conteúdos da EPD para saber mais.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram