Tecnologias Exponenciais na Advocacia

·

Tecnologias Exponenciais na Advocacia

Direito e tecnologia já andam lado a lado há algum tempo e, agora, processos vêm sendo acelerados com o desenvolvimento exponencial de ferramentas digitais, que otimizam a operação nos escritórios e tribunais e facilitam a vida dos profissionais do universo jurídico. Se você ainda não está totalmente familiarizado com o assunto, confira um breve resumo do tema abaixo.

Linear x Exponencial

De forma geral — e um tanto rasa —, linear é tudo aquilo que cresce de maneira fixa, em linha reta, com adições e metas que não variam. Crescimento exponencial, por sua vez, envolve variáveis mais complexas, não necessariamente constantes e que não seguem uma regra engessada, podendo tomar proporções diferentes e maiores ao longo do caminho.

Durante os muitos milhares de anos de existência do ser humano, nossa evolução foi, na grande maioria desse período, linear, à medida em que os avanços sociais e como espécie se davam de forma pragmática e, de certa forma, bastante lentos.

Da metade do século XIX em diante, porém, a linearidade ficou para trás, e a sociedade, em todas as suas frentes, passou a ver mudanças exponenciais. O que exatamente aconteceu para essa troca na forma de progredir? A Revolução Industrial deu as caras e, como consequência, a tecnologia “nasceu” de fato…

Tecnologias Exponenciais na Advocacia

A tecnologia é um prato cheio para o crescimento exponencial, já que é carregada de vertentes, influências, novas descobertas e possibilidades praticamente infinitas. Tecnologia exponencial, portanto, são ferramentas que impactam diretamente na vida, seja no âmbito pessoal ou no mercado de trabalho.

No mercado, essas novas soluções aparecem o tempo todo, sempre trazendo serviços mais eficientes e confortáveis do que aqueles que já eram utilizados nos processos e operações. Por serem justamente exponenciais, essas soluções surgem de maneira rápida e frequente, otimizando tudo o que é possível e deixando a porta aberta para novas resoluções e formatos.

Um dos principais exemplos de tecnologia exponencial atualmente é a Inteligência Artificial, que já está presente no cotidiano das empresas e ainda tem margem para inúmeros desenvolvimentos e novidades que devem surgir ao longo dos próximos anos, inclusive com alguns protótipos de robôs “humanos” já sendo divulgados pela mídia.

Aplicação no Direito

Como parte do mercado de trabalho, a advocacia, nas últimas duas décadas, vem se adaptando para acompanhar tendências tecnológicas e operacionais. Se o Direito antes era menos dependente do digital, hoje é impossível pensar nele sem a colaboração de processos digitalizados, principalmente no que diz respeito a tarefas burocráticas, repetitivas e que eram realizadas de maneira manual até pouco tempo atrás.

Há ainda um longo caminho a ser percorrido no Brasil nesse sentido, já que automações e ciências de dados no âmbito jurídico, público e privado, ainda engatinham, mesmo com a Lei do Processo Eletrônico (nº 11.419/06) em vigor. A pandemia, porém, acelerou esse cenário, com a realização de audiências por videoconferências, utilização de programas de áudios e mensagens e outros mecanismos que somam para ações mais céleres e práticas.

Com esse atalho criado pelo isolamento social “forçado”, é bem provável que os avanços sejam mais significativos nos próximos anos, com as tecnologias exponenciais fazendo parte de vez dos escritórios e tribunais pelo país todo, como já vem acontecendo, por exemplo, com o Manifesto Ágil e o Scrum.

Como está a sua relação com a tecnologia atualmente? Deixe nos comentários e, se o assunto lhe interessa, acompanhe os conteúdos da EPD para saber mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. […] atitude colaborativa, é um bom gerenciador de projetos, tem conhecimento financeiro e, obviamente, domínio de tecnologias. A atitude colaborativa faz com que ele seja mais do que simplesmente alguém que atua bem em […]

  2. […] faculdades de Direito também já estão antenadas ao que há de mais moderno, principalmente na relação da inovação em tecnologia no mercado jurídico. O advogado formado, hoje, precisa ir muito além do básico e estar em constante atualização com […]