Veja 7 motivos para estudar Direito

Veja 7 motivos para estudar Direito

Motivos para estudar Direito são muitos, mas dentre os principais está o fato de que é uma das áreas de atuação mais antigas e bem-conceituadas. A carreira jurídica era, e ainda é, o sonho de muitos pais e de uma grande parcela de estudantes.

O curso de Direito é dos mais procurados entre os que buscam uma graduação e é dos que mais formam no Brasil. As carreiras nessa área costumam ser bem remuneradas e proporcionam um bom status social, assim como realização profissional e pessoal.

Estudar Direito exige muita dedicação, estudo, leitura e empenho, e não só durante os anos da graduação e pós-graduação. Se você se interessa pela área, ou se está em dúvida se o curso de Direito é a escolha certa, vamos mostrar de forma simples motivos para estudar Direito e tomar a sua decisão.

Iremos detalhar 7 motivos para estudar Direito. Certamente não existem somente esses, mas são os que mais motivam os estudantes e os mais comentados pelos profissionais.

1. Possibilidade de ajudar pessoas reivindicando e lutando pelos seus direitos

Ter a oportunidade de fazer valer os direitos de outros é o que mais brilha o olho dos que atuam na área do direito. O bordão “fazer justiça” não é tão adequado pois, na verdade, o que se faz é seguir a lei, mas é o sentimento que causa.

2. Vasta área de atuação privada

É inegável que a área do Direito é das que mais proporciona diferentes atuações. Num exemplo bem simples, pensando na carreira de um advogado: ele pode atuar numa área durante muitos anos, cansar dela, se especializar em outra e começar a atuar nessa. E mesmo em se tratando de atuações em diferentes segmentos e empresas de diversos ramos, existe uma infinidade de cargos nos quais um bacharel em Direito se encaixaria bem.

3. Vasta área de atuação pública

Vários são os cargos públicos específicos para quem é bacharel em Direito, além dos muitos que podem ser prestados por quem tem essa formação. A estabilidade e os bons salários que os concursados possuem são os principais motivos que levam estudantes a ter como meta os concursos nessa área.

4. Proporciona uma boa formação humanística

Ciência Política, Filosofia, Sociologia, Psicologia, entre outras, fazem parte do currículo da graduação em Direito. Todos esses saberes proporcionam um profundo conhecimento humanístico, que diferencia os estudantes do Direito dos de outras áreas.

5. Conhecimento sobre as leis, deveres e direitos

As leis, de uma forma bem prática, acabam ditando comportamentos sociais e entendê-las faz com que a pessoa atue nos seus diversos papéis sociais de forma mais consciente e coerente.

6. Proporciona conhecimentos que serão usados durante toda a vida

Aliando ao que foi dito nos itens 4 e 5, podemos dizer que estudar Direito proporciona uma sólida base sobre diferentes assuntos que são essenciais à vida e que serão utilizados em diversos momentos, e não somente na vida profissional.

7. Conhecimento base para atuar em diversas outras áreas

Para finalizar, um bacharel em Direito, com toda essa bagagem, pode escolher atuar em uma área e um cargo não relacionado diretamente à carreira jurídica e, com certeza, usará muito do que aprendeu em sua graduação.

Estude Direito com os melhores na EPD

Como bem mostrado até aqui, motivos para estudar Direito não faltam, porém escolher com critério onde realizar o curso também é essencial. Certamente uma boa formação na área proporciona ao futuro profissional um grande diferencial.

A EPD, com quase 30 anos de atuação, preza pelo ensino de qualidade tanto na graduação como no mestrado e na pós-graduação (presencial e online). Os professores, em sua maioria mestres e doutores, utilizam as melhores técnicas aliadas ao melhor conteúdo para formar profissionais diferenciados no mercado de trabalho e que façam jus a esses motivos para estudar Direito citados aqui.