Você se atualizou durante a pandemia?

Atualizar a carreira na pandemia.

Saiba como atualizar a carreira na pandemia pode ser uma oportunidade de crescer dentro do Direito.

O período mais crítico da pandemia e do isolamento social foi de cuidados, incertezas e luto. Para uma parcela da população, porém, esse tempo também abriu oportunidades para se atualizar na carreira e buscar mais conhecimento e especialização. É importante deixar claro que muitas pessoas não têm acesso a esse tipo de privilégio, principalmente no momento de crise. Mas a classe de advogados e juristas pode (e deve), sim, estar atenta a tendências e caminhos para abrir o leque e se desenvolver mais como profissional.

O Direito na Pandemia

O Direito foi atingido em cheio pelas consequências da pandemia em praticamente todas as suas áreas. O setor imobiliário, por exemplo, sofreu com aumento significativo do IGPM, o que impacta diretamente nos contratos. As relações trabalhistas também mudaram, gerando uma demanda para os advogados do ramo por atualizações. Até mesmo o dia a dia no escritório se transformou, com a migração para o home office e as audiências virtuais.

É possível seguir listando mudanças na rotina de praticamente todos os advogados, promotores, juízes e até mesmo ministros de cortes, que tiveram que se adequar a uma nova realidade. Nova realidade essa que pede por um novo tipo de profissional, mais flexível e adaptável.

O papel da tecnologia

Mudanças na Lei à parte, o cenário atual é de avanços tecnológicos na área do Direito, que, cada vez mais, torna-se inerente aos elementos virtuais e ferramentas de otimização do trabalho. A inteligência artificial já está presente na Justiça de alguns países e, mesmo que ainda em caráter experimental, vem deixando claro que terá seu protagonismo em processos e operações em um futuro breve.

Há também uma inovação na postura dos advogados com o trabalho em si, na qual uma nova mentalidade de otimização vem sendo adotada para que produtividade e agilidade não atrapalhem a demanda pelo “pensar” do profissional: o chamado Scrum.

É a partir desses novos aspectos e entendimento que muitos já veem no Direito alternativas para um crescimento da carreira atrelado a essas tendências. A EPD, inclusive, tomou a dianteira e lançou recentemente a Escola de Negócio da instituição, a EPD Legal Lab, com cursos e short labs voltados para temas até aqui pouco aproveitados.

Experimentação para atualizar a carreira na pandemia

Novos cenários não significam, contudo, que o tradicional perca seu valor. Muito pelo contrário: há uma estrutura principal no Direito e na Legislação que é imutável e objetiva. Como a casa da área no país, a EPD também oferece cursos de Pós-Graduação presenciais e online em todos os ramos de atuação, com professores mestres e doutores entre os melhores.

Antes mesmo de se inscrever em uma dessas Pós, a instituição oferece degustação gratuita de 7 dias para os principais cursos, já que é fundamental na carreira a experimentação para ter mais assertividade nas escolhas.

Você tem se atualizado durante o período de pandemia? Se sim, como tem feito? Conte nos comentários e ajude a construir esse debate em torno do tema.